7 cuidados que você deve ter ao investir em imóveis

7 cuidados que você deve ter ao investir em imóveis

Investir em imóveis é uma das formas mais antigas de investimento. No entanto, existem alguns cuidados são necessários antes de começar a investir em imóveis.

Investir em imóveis para muitas pessoas é um meio de aplicação, levando em conta que representa uma transação comercial de baixo risco e praticamente previsível. Esse tipo de investimento financeiro é considerado estável, como a renda fixa.

Antecedendo os mercados de ações modernos, o setor imobiliário é uma das cinco classes de ativos básicos que que cada investidor deve considerar seriamente adicionar à sua carteira para os benefícios exclusivos de fluxo de caixa, liquidez, rentabilidade, impostos e diversificação que oferece.

O que é o investimento imobiliário

O investimento imobiliário é uma ampla categoria de atividades operacionais, de investimento e financeiras centradas na obtenção de dinheiro a partir de propriedades tangíveis ou fluxos de caixa de alguma forma atrelados a uma propriedade tangível.

Existem quatro maneiras principais de ganhar dinheiro em imóveis:

  • Apreciação de imóveis: É quando a propriedade aumenta de valor. Isso pode ser devido a uma mudança no mercado imobiliário que aumenta a demanda por imóveis em sua área.

Pode ser devido a upgrades que você coloca em seu investimento imobiliário para torná-lo mais atraente para potenciais compradores ou locatários.

  • Renda de fluxo de caixa (aluguel): esse tipo de investimento imobiliário se concentra na compra de um imóvel, como um prédio de apartamentos, e a operação para coletar um fluxo de caixa do aluguel.

A receita de fluxo de caixa pode ser gerada a partir de prédios de apartamentos, prédios de escritórios, casas de aluguel e muito mais.

  • Renda Relacionada a Imóveis: Esta é a renda gerada por corretores e outros especialistas do setor que ganham dinheiro através de comissões de compra e venda de propriedades.

Também inclui empresas de administração de bens imóveis que conseguem manter uma porcentagem de aluguéis em troca da execução das operações diárias de uma propriedade.

  • Renda de Investimento Imobiliário Auxiliar: Para alguns investimentos imobiliários, isso pode ser uma enorme fonte de lucro.

Rendimentos de investimento imobiliário auxiliar incluem coisas como máquinas de venda automática em edifícios de escritórios ou instalações de lavanderia em apartamentos de baixa renda.

Na verdade, eles servem como mini negócios dentro de um investimento imobiliário maior, permitindo que você ganhe dinheiro com uma coleção semi-cativa de clientes.

A forma mais pura e simples de investir em imóveis é toda sobre o fluxo de caixa proveniente de aluguéis em vez de valorização.

O investimento imobiliário ocorre quando o investidor, também conhecido como senhorio, adquire um pedaço de propriedade tangível, seja terra cultivada, terra com uma casa, terra com um edifício de escritórios, terra com um armazém industrial, ou um apartamento.

Em seguida, ele encontra alguém que deseja usar essa propriedade, conhecido como inquilino, e entra em um acordo. O inquilino é concedido acesso ao imóvel, para usá-lo sob certos termos e, outros dos quais são acordados no contrato de locação ou no contrato de locação.

7 cuidados que você deve ter ao investir em imóveis

7 cuidados ao investir em imóveis

1. Coloque as despesas no papel

Faça uma reflexão sobre o quanto você realmente pode investir. Seu investimento não pode ultrapassar 30% do seu orçamento familiar. Para investir em imóveis, é necessário que aprenda a se organizar financeiramente.

2. Formalize a proposta

Observe se a proposta está formalizada com todos os detalhes, verifique se está tudo o quanto foi acordado verbalmente.

3. Avalie o potencial de rentabilidade

Avalie o potencial de rentabilidade na área escolhida para o investimento, faça uma avaliação do bairro e, seu zoneamento, segurança, transporte entre outros detalhes.

4. Conheça o espaço

Essa dica é para aquele imóvel usado, conheça o local, converse com os vizinhos e veja se o imóvel se encontra alugado.

5. Imóveis mais baratos podem se valorizar mais

Lembre que um imóvel mais barato e simples e simples tem um potencial de valorização muito maior do que imóveis de luxo ou empreendimentos maiores.

6. Guarde tudo o que puder

É essencial se precaver contra promessas que não sejam cumpridas ou propagandas enganosas, então para isso guarde tudo o que puder como: folders, anúncios, fotos etc.

7. Pesquise sobre a construtora

A recomendação é fazer uma pesquisa sobre a idoneidade da construtora, peça o CNPJ da construtora se não tiver, com o número do CNPJ em mãos faça consulta ao PROCON, também é de estrema importância verificar o registro juntamente com o CREA do engenheiro e arquiteto responsáveis pelo imóvel.

Conclusão

Antes de começar a investir em imóveis, pesquise bem antes de optar por qualquer tipo de investimento, foque nos detalhes pois eles podem fazer a diferença, busque ajuda de um especialista na área sempre que julgar conveniente.

É claro que este é apenas o começo de sua jornada para entender o assunto, investimento imobiliário leva anos de prática, experiência e exposição para realmente apreciar, compreender e dominar.

O que falta para você começar a investir em imóveis? Comente abaixo!

CLIQUE AQUI para baixar o Ebook Gratuito “Como evitar os 7 Pecados dos Investidores”!

Você também pode gostar

Deixe um comentário