7 dicas para economizar ao comprar presentes

7 dicas para economizar ao comprar presentes

Você já passou pela situação de ter que comprar presentes e percebeu que não cabem no seu orçamento?

Não pense que isso só acontece com você. A boa notícia é que tem como você presentear as pessoas sem ter que gastar muito. O que não pode é se endividar por conta disso!

Aprenda neste artigo 7 dicas para economizar ao comprar presentes e ao mesmo tempo que estará agradando as pessoas, estará fazendo bem para o seu bolso.

É possível economizar na compra de presentes?

Claro que é! Independente da ocasião, seja um aniversário, Natal, Dia das Mães, Dia dos Pais… é possível, sim, economizar ao comprar presentes.

Só que se você não estiver atento, pode acabar comprometendo o seu orçamento. E o que deveria ser um prazer, vai se tornar um verdadeiro pesadelo. Mas como fazer para economizar? É o que verá abaixo!

7 dicas para economizar ao comprar presentes

Se o seu objetivo seja realmente gastar pouco, é essencial que você siga essas dicas abaixo:

1. Determine até quanto você pode gastar

A primeira coisa é definir até quanto você pode e tem para gastar, mesmo antes de sair de casa.

Mas, para isso, você já deve ter um planejamento financeiro em mãos. A partir do momento que você tem o controle de todos os seus gastos, vai ter uma noção do que sobra para comprar presentes.

Lembre-se: por mais que a pessoa que você esteja presenteando seja muito importante e mereça aquele presente, nunca se endivide por causa disso.

2. Não compre em cima da hora

Em determinadas ocasiões, por exemplo, Natal, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados e Dia das Crianças, procure comprar com bastante antecedência.

O problema de deixar para cima da hora é que você corre o risco de comprar presentes bem mais caros, além de aumentar a chance de você não encontrar um determinado produto.

E sem falar que as lojas estão muito cheias e a tendência é que os presentes mais baratos já tenham acabado.

Prepare uma lista com o nome das pessoas e defina um valor máximo para cada um dos presentes. Assim fica mais fácil de você não perder o controle financeiro.

3. Prefira pagar à vista

O ideal é evitar compras parceladas e sempre prefira pagar à vista. Além de você poder conseguir um desconto, não acumula mais uma parcela no cartão.

É óbvio que é bem mais prático comprar com cartão de crédito, ele está sempre disponível, mas tenha em mente que a fatura vai chegar e se você não tiver um bom controle financeiro, pode acabar se endividando.

Acontece que você pensa que a parcela é pequena e que vai poder pagar, mas o problema é que você junta muitas parcelas e leva um susto quando chega a fatura.

4. Gaste dentro da sua realidade

Como já foi dito, por mais prazeroso que seja comprar um presente para uma pessoa que gostamos, você também não pode gastar ao comprar presentes mais do que ganha. Tenha os pés no chão.

Por isso, seja o mais realista possível, e nunca ir além do que seu braço não pode alcançar.

Uma ideia é fazer uma pesquisa. A maioria das lojas físicas possuem lojas virtuais. Então, se já tem um presente em mente, faça uma pesquisa e assim você também vai ganhar tempo, pois já sabe qual a loja vai comprar o presente.

7 dicas para economizar ao comprar presentes

5. Faça você mesmo os presentes

Se tem alguma habilidade manual, por que não colocar a mão na massa? Além de economizar bastante, poderá fazer um presente criativo e exclusivo. A pessoa que receber, com certeza, vai dar muito valor.

Mas se quiser mais ideias para se inspirar, é possível encontrar na internet vários sites que ensinam todo o passo a passo. Use sua criatividade e faça você mesmo o presente.

6. Preste atenção nas ofertas

É importante prestar atenção nas ofertas ao comprar presentes, especialmente em datas comemorativas.

Alguns lojistas colocam produtos em oferta apenas para atrair os clientes, mas quando você entra na loja geralmente aquele produto está em falta.

Outra coisa: a maioria dos consumidores parecem que são magnetizados apenas ao ouvir a palavra promoção ou desconto.

Desta forma é mais fácil cair na armadilha e acabar comprando porque “acha” que está mais barato e pior, não combina nem um pouco com a pessoa que quer presentear.

7. Não use o dinheiro da poupança ou da reserva de emergência

Você sabe como foi difícil guardar aquele dinheiro na poupança ou finalmente conseguir ter a reserva de emergência.

E é claro que não deve, nem pode, em hipótese nenhuma, pegar esse dinheiro para comprar presentes.

Para economizar nesse momento, basta dar uma olhada nas outras dicas que, com certeza, você vai comprar um presente gastando bem pouco.

Conclusão

Você viu que não é tão difícil assim economizar para comprar presentes. Se você percebeu, em todas as dicas, é necessário que você esteja sempre atento para não extrapolar o seu orçamento.

Por isso, a primeira coisa que deve fazer antes de sair às compras é fazer um planejamento financeiro, para saber qual é o teto para o seu presente.

Seja realista e só compre alguma coisa se você tem certeza que tem o dinheiro. Caso contrário, está correndo um sério risco de se endividar.

Agora que aprendeu a economizar ao comprar presentes, já tem alguém em mente para presentear? 

CLIQUE AQUI para conhecer o Programa Mente Rica!

Equipe Eduardo Moreira.

Você também pode gostar

Deixe um comentário