8 hábitos que aumentam a conta de luz em casa

8 hábitos que aumentam a conta de luz em casa

Alguns hábitos seus está fazendo com que a conta de luz em casa seja grande, mas você não sabe quais são eles? Aqui eu irei lhe mostrar alguns hábitos que precisa mudar para que comece a economizar em casa hoje mesmo.

8 hábitos que aumentam a conta de luz em casa

– Aproveite a luz natural da casa

Uma outra ótima maneira de você conseguir economizar ainda mais a sua energia é parando com o habito de lugar a luz quando não há necessidade e aproveitar a sim a luz natural da casa.

Uma ótima maneira de você não precisar utilizar tanto as luzes para iluminar o ambiente da sua casa, é melhorando a decoração do ambiente.

Para isso o ideal é que você utilize sempre tintas claras para pintar os cômodos dos quais você mais frequenta, como o quarto ou a sala.

A propósito, sempre que possível não deixe de utilizar a luz que vem da janela para que os raios solares contribuam também com a economia de energia.

– Celular carregando a noite toda

Se você é daqueles que vai dormir e deixa o celular passando a noite carregando, está na hora então de você mudar esse habito.

Mesmo que o aparelho esteja carregado ele continua a consumir energia o que irá gastar energia, outro fator é que provavelmente o seu celular irá ficar com a bateria viciada e isso irá lhe trazer mais um prejuízo.

– Comece a tirar os aparelhos da tomada

Se você tem o habito de deixar tudo na tomada, está na hora de repensar nesse comportamento.

Principalmente se você tem o habito de sempre deixar o seu computador ligado porque ele é daqueles que demoram muito para ligar.

Todos os aparelhos que você deixa na energia, mas que não está utilizando naquele momento, como:

  • DVD;
  • Vídeo game;
  • Computador;
  • Radio;

Ou, qualquer outro aparelho que fiquem com as luzinhas acessas merecem atenção, pois estão fazendo você gastar mais energia;

Começar a tirar eles da energia quando você não estiver utilizando é uma ótima maneira de começar a economizar;

Outras boas ideias que podem ser mencionadas aqui é você parar de utilizar os benjamins e não deixar aparelhos que já estão carregados ainda na tomada.

– Dê atenção as lâmpadas

Essa é sem sombra de dúvida uma ótima maneira de você conseguir economizar energia, porém continua sendo ignorada por muitas pessoas e esse é um habito que você precisa mudar.

Uma pesquisa revelou que uma simples troca de lâmpada poderá lhe ajudar a economizar cerca de 70% de toda a sua conta de luz.

As lâmpadas mais amarelas, as incandescentes, que são utilizadas tradicionalmente são as que gastam pelo menos, 75 watts para conseguir funcionar normalmente.

Se você conseguir trocar essas lâmpadas tradicionais pelas fluorescentes, que são as que tem a iluminação mais branca poderá conseguir diminuir muito o seu consumo e irá consumir cerca de 15 watts, além é claro, de deixar o ambiente mais iluminado.

Se você pode gastar um pouco mais e futuramente economizar ainda mais, compre então as lâmpadas LED, que nos dias de hoje são as melhores alternativas no mercado quando falamos de iluminação de ambiente.

Essa última opção consome apenas 9 watts, batendo então os 75 watts e os 15 watts que mencionamos acima.

8 hábitos que aumentam a conta de luz em casa

– Está calor? Mude a estação do chuveiro

Outra boa forma de você conseguir economizar é mudando a estação do seu chuveiro em dias que o calor está alto.

Se está 30º lá fora você não irá precisar tomar banho com a água quente, não é mesmo? Aproveite para colocar o seu chuveiro então no modo verão, isso irá deixar a água mais refrescante.

O modo verão é sem sombra de dúvida um modo muito mais econômico do que o modo normal, mais ainda que o inverno.

– Passe muitas peças de roupa juntas e não uma de cada vez

Se você vê uma peça de roupa amassada e corre para passa-la você precisa mudar esse habito hoje mesmo, pois está gastando mais energia do que deveria.

O período que você gasta mais energia é justamente quando você está deixando o ferro esquentar, depois que ele esquentou é indicado que você passe o máximo de roupa que puder.

– Programe a sua TV para economizar na conta de luz

Se você é daqueles que deitam no sofá ou na cama para assistir televisão e acaba dormindo com ela ligada e acorda somente no dia seguinte.

Meu caro, está na hora de mudar esse habito.

Se a sua televisão tem um programador para que ela desligue de maneira automática então você precisa utiliza-la, pois os números na sua conta de luz poderão ser bem menor no próximo mês.

– Se atente a geladeira

Você é daquelas que coloca algumas peças de roupa para secar atrás da geladeira? Então você precisa deixar de fazer isso hoje mesmo.

O tecido da roupa, independente de qual for ele, faz com que o motor precise trabalhar mais e por isso ela passa a gastar mais energia do que deveria.

Outra dica com relação a geladeira é que você tente abrir ela o mínimo possível, pois o ar frio que escapa quando você a abre precisa ser reposto pelo motor que terá de trabalhar ainda mais para esfria-la novamente.

Não deixe também de verificar se a borracha da porta está funcionando de maneira correta, caso não, troque imediatamente. Um defeito na borracha pode fazer com que você gaste mais energia que o necessário, principalmente porque elas tendem a ficar aberta muito tempo e por isso ao final do mês a energia pode aumentar.

Quais outras maneiras de economizar na conta de luz você conhece? Conte para nós!

CLIQUE AQUI para conhecer o Programa Mente Rica!

Você também pode gostar

Deixe um comentário