8 sinais que você é infiel financeiramente

8 sinais que você é infiel financeiramente

Talvez você possa estar se perguntando: o que é ser infiel financeiramenteÉ basicamente você não cumprir nada a que se propôs para ter uma vida financeira equilibrada.

São pequenas coisas que você pode estar fazendo no seu dia a dia que nem percebe como impactam as suas finanças.

Mas tenha em mente que, o quanto antes você identifica o que pode estar fazendo de errado e age para mudar, mais rápido consegue voltar a ter controle sobre suas finanças.

Você é infiel financeiramente?

Essa expressão ser infiel financeiramente pode ser até um pouco pesada, mas é a maneira que encontramos para te mostrar os erros que pode estar cometendo na sua vida financeira.

Ao longo da vida, nós vamos adquirimos determinados hábitos financeiros que lá na frente que você vai sentir seus efeitos negativos.

Veja alguns sinais de como você pode estar boicotando sua vida financeira. Preste atenção a cada um deles e comece a mudar agora!

8 sinais que você é infiel financeiramente

Para você confirmar se é infiel financeiramente ou não, confira abaixo alguns sinais:

1. Você não tem ideia do que gasta e onde gasta

Se você não faz a mínima ideia dos seus gastos e para onde vai o seu dinheiro, saiba que isso pode te trazer sérios problemas financeiros.

A dica é: faça um planejamento financeiro e com a ajuda de uma planilha de gastos, registre todas as suas despesas, desde as fixas até as eventuais. Não se esqueça de incluir dívidas, caso você tenha.

2. Comprar por impulso

Se você é uma daquelas pessoas que não pensam antes de comprar e basta olhar uma promoção para tirar o cartão da carteira, tome muito cuidado.

E a situação ainda piora quando chega a fatura e você não tem como pagá-la.

Muitas vezes, pensamos apenas em satisfazer aquela vontade momentânea, e só depois nos damos conta que não precisamos daquele item.

Caso você tenha o hábito de comprar por impulso, pense duas vezes antes de comprar. E só compre o que for realmente prioritário.

3. Traçar metas e não seguir

Traçar metas é fácil, o difícil é mudar seus hábitos e atitudes para conquistar seus objetivos. Um sinal que você é infiel financeiramente é não aplicar estratégias para alcançar as metas que traçou, seja a curto, médio e longo prazo.

Tenha em mente que é essencial você definir objetivos na sua vida. Assim fica bem mais fácil para poupar para conquistar tudo o que planejou.

4. Gastar tudo e não sobra nada

Outro sinal que você é infiel financeiramente é quando gasta todo o seu salário e não sobra nada. E no pior das hipóteses, ainda deixa contas sem pagar.

Isso vai fazer com que você se endivide cada vez mais e corre o risco de ficar com o nome sujo.

Por isso, tente manter um planejamento financeiro atualizado e tome medidas para que sobre dinheiro no fim do mês. Reveja suas despesas e veja quais você pode cortar.

Sinais que você é infiel financeiramente

5. Esperar ter muito dinheiro para investir

Antigamente, para uma pessoa fazer um investimento, era necessário ter um montante de dinheiro. Mas essa realidade mudou!

Hoje, são vários tipos de investimentos, onde muitos mesmo com pouco dinheiro já se pode investir. O que você precisa considerar é que não pode deixar seu dinheiro parado, ele precisa trabalhar para você.

6. Não ter uma reserva de emergência

Se você não tem uma reserva de emergência, infelizmente você é infiel financeiramente.

Imprevistos podem acontecer na vida de qualquer pessoa e se você não estiver precavido, pode passar por sérios apertos.

Procure reservar uma parte da sua receita todos os meses e direcione para formar uma reserva de emergência. Os especialistas recomendam que o valor total dessa reserva deve equivaler a pelo menos 6 meses das suas despesas.

7. Usar o cartão de crédito e cheque especial como extensão do salário

Você deve saber que os juros do cartão de crédito e cheque especial são os mais caros que existem, para não dizer abusivos.

O cartão de crédito, por exemplo, pode ser um aliado, mas também pode ser um vilão. Procure usar o seu cartão com responsabilidade e só compre o que você tem certeza que vai poder pagar. Caso contrário, é melhor deixar o cartão em casa.

8. Não registrar todas as despesas na planilha de gastos

Não adianta de nada ter uma planilha de gastos se você não faz o registro de todas as suas despesas.

É muito normal, assim que temos uma planilha, anotarmos tudo, até os gastos diários. E um sinal que você é infiel financeiramente é quando deixa de registrar.

Se você não tiver essa disciplina e incorporar esse hábito no seu dia a dia, vai perder o controle total das suas finanças.

Conclusão

Você se viu em algumas dessas situações? Se a sua resposta foi sim, é o momento de rever tudo, se o seu objetivo é ter uma vida financeira saudável e equilibrada.

Acontece que, na maioria das vezes, nem pensamos nas consequências dos maus hábitos e erros que cometemos.

O ideal é que você tente reverter essa situação o mais rápido possível. A boa notícia é que as mudanças são relativamente simples, desde que você vai incorpore no seu dia a dia. E depois, você vai chegar à conclusão que todo o esforço valeu a pena.

Abra o jogo: você é infiel financeiramente? Comente abaixo!

CLIQUE AQUI para conhecer o Sistema 3C da Construção de Riqueza!

Você também pode gostar

Deixe um comentário