As diferenças entre investir em banco ou corretora

As diferenças entre investir em banco ou corretora

No Brasil a maioria das pessoas investem em bancos, talvez por praticidade uma vez que já possuem conta corrente em alguma agência bancária. Mas, afinal, é melhor investir em banco ou corretora?

Investir em banco ou corretora

Variedade de ofertas

Um banco possui inúmeros produtos que tentam vender para os seus correntistas, como fundos de investimentos, letras de crédito etc. Uma corretora pode ser comparada a um “shopping” com uma variedade de produtos financeiros.

As corretoras por muito tempo eram vistas como investidores em bolsa de valores, como ações e fundos imobiliários. Hoje sabemos que não funciona assim, sendo as corretoras responsáveis por um leque dos mais variados tipos de investimentos. As corretoras possuem mais alternativas de investimentos em comparação ao banco.

Especialização

No banco o gerente é o responsável por produtos financeiros, o mesmo possui uma carteira de opções e ele restringe oferecendo apenas a alguns clientes. Por não ter muitas opções de investimento, o perfil do correntista não é levado muito em conta na hora de oferecer seus produtos.

Por outro lado, a corretora o gerente cuida exclusivamente dos investimentos, um assessor que trabalha analisando a rentabilidade e o risco de vários produtos. Um assessor da corretora terá muito mais tempo para responder suas dúvidas do que um gerente de banco.

Segurança

Comodidade, facilidade e segurança são os principais motivos que os brasileiros optam por investir em bancos. Quando você aplica seu dinheiro é natural pensar na segurança, no risco que se assume afinal você vai estar investindo seu dinheiro.

Em se tratando de corretora muitos investimentos como LCA, LH, LCI etc., contam com o fundo garantidor de créditos, o que aumenta a sua segurança na hora de investir. Já no banco os produtos oferecidos são pertencentes ao próprio banco, e ainda conta com um limite de R$ 250.000,00.

Na corretora seu leque de opções é maior, o limite também é de R$ 250 mil, porém você pode ter seu dinheiro investido em 15 instituições bancárias diferentes, e esse valor é disponível em cada uma delas. Investir tanto em banco quanto em corretora, é sim seguro.

Custos e rendimento

Eis uma das características mais importante na hora de decidir onde investir o seu dinheiro. O banco possui inúmeros clientes, de modo que precisa se esforçar pouco para ter em mãos os investimentos destes clientes.

A corretora possui variedades de investimentos para o cliente escolher em qual investir, e ainda com a possibilidade de comparação de taxas cobradas por cada produto.

As diferenças entre investir em banco ou corretora

Produtos inadequados

Três fatores que merecem sua atenção: rentabilidade, taxa de administração e liquidez. Quando o seu gerente te ligar oferecendo algum investimento observe se esses três quesitos constam na proposta.

Caso não, tenha a certeza de que não é um investimento de verdade. Por outro lado, a corretora te oferecerá apenas investimentos. Sua análise sobre os produtos será com clareza o que evitará que você caia em armadilhas.

Comodidade

A vantagem de investir em banco é sem dúvida a comodidade, uma vez que o investimento pode ir até você. Outra facilidade são as transições que podem ser realizadas através da internet banking. Além disso você ainda pode ganhar isenção com taxas de administração e de TED.

Hoje em dia é possível transferir seus recursos do banco para a corretora de forma gratuita. O que muitos não sabem é que como os bancos, as corretoras também possuem um cenário digital fácil de utilizar, o que para um investidor a comodidade do banco passa a não ser um diferencial exclusivo.

Diversificação de opções

Já foi dito acima que as corretoras são verdadeiros shoppings, a imensidade de produtos é infinita. A diversificação da carteira de investimentos é o mais importante. Importante porque quanto mais diversificada for a carteira de investimentos, logo mais segura e rentável ela é.

Se você investir em vários produtos ao mesmo tempo, sua exposição ao mercado será maior, por isso mesmo que a rentabilidade de algum produto não esteja dando o retorno esperado você não terá prejuízo, e continuará bem posicionado na média, pois é muito difícil que todos os seus investimentos desandem de uma só vez.

A exposição ao mercado vai te garantir uma rentabilidade maior, por permitir o investimento em produtos ariscados, o que pode sofrer oscilações. Mas essa opção só se faz possível através de uma corretora.

Perfil de investidor

Sem dúvida é muito mais vantagem investir em uma corretora pela gama de opções de investimentos, porém isso pode variar de acordo com o perfil do investidor.

Especialmente se você estiver começando neste mercado de investimento, o conselho é iniciar com as aplicações em um banco. Com o tempo os ao ver seu patrimônio aumentando é natural querer melhores opções, talvez seja a hora de migrar para uma corretora.

Talvez você seja iniciante e já tem pesquisado muito sobre o assunto, já entendendo de fato como uma corretora funciona, e já tenha um dinheiro para ficar parado sem que atrapalhe seu orçamento, pois bem seu perfil já é de corretora.

O mais importante na hora de investir é ter atenção quanto a reputação da instituição, seja banco ou corretora. Pesquise muito antes, converse, para só depois tomar sua decisão.

Conte para nós, você investe no banco ou por meio de corretora? Qual prefere?

CLIQUE AQUI para baixar o Ebook Gratuito “Como evitar os 7 Pecados dos Investidores”!

Você também pode gostar

Deixe um comentário