9 de julho de 2021

Avanço no PIB para quem?

A notícia do avanço no PIB veio à tona entre a mídia brasileira, promovendo uma sensação questionável de melhora na economia. O aumento de 1.2% trouxe o país para o patamar que estava antes da pandemia, dando uma falsa sensação de que houve um crescimento real que iria, hipoteticamente, beneficiar a população.

Porém, de acordo com o IBGE, o consumo das famílias recuou 1,7% durante a pandemia, explicado pelo aumento da inflação que, no mês de maio, atingiu 0,83%, a maior no Brasil em 25 anos.

O aumento do PIB indicado se refere a alguns setores muito específicos da economia nacional, puxado, principalmente, pela agropecuária/produção de soja e o avanço de atividades extrativistas, que não representam um capital produtivo para o brasileiro.

Na realidade, esses setores de produção servem para extração e exportação, que não impacta diretamente na economia doméstica, mas beneficia apenas os grandes produtores.

Confira a live na íntegra

Equipe Edu Moreira

🔴 Curta também nossas redes sociais! 📷Instagram / 👍Facebook / 🎥 YouTube

Eduardo Moreira
Eduardo Moreira

Eleito um dos três melhores economistas do Brasil pela Revista Investidor Institucional, Eduardo Moreira foi apontado pela Universidade da Califórnia como o melhor aluno do Curso de Economia nos últimos 15 anos. Autor de diversos best-sellers, Eduardo foi o primeiro brasileiro a ser condecorado pela rainha Elizabeth II no Castelo de Windsor, em junho de 2012.

Saiba Mais
Deixe um comentário
Você também pode gostar
Vitória de Lula no STF deixa Bolsonaro engasgado na Live – Eduardo Moreira e Luís Nassif
+
Vitória de Lula no STF deixa Bolsonaro engasgado na Live – Eduardo Moreira e Luís Nassif Luís Nassif é jornalista econômico, introdutor do jornalismo financeiro para PF e do jornalismo eletrônico no país, e editor do Jornal GGN. Assista a live ...
27 de abril de 2021
A MOTOCIATA DE BOLSONARO É A PROVA QUE MENTIR VIROU REGRA!
+
A MOTOCIATA DE BOLSONARO É A PROVA QUE MENTIR VIROU REGRA! O presidente Jair Bolsonaro foi às ruas em uma motociata, no sábado 12 de junho, em mais um ato contra a vida. O Governo Federal divulgou que 1,3 milhões de ...
27 de julho de 2021