Como comprar moeda estrangeira para viagem sem perder dinheiro

Como comprar moeda estrangeira para viagem sem perder dinheiro

Quando se pretende viajar para fora do Brasil existe um problema recorrente e que muitas pessoas passam, sendo também um ponto que deve sempre ser observado com muita cautela e principalmente com atenção.

Esse problema é relacionado ao dinheiro e como fazer para que o câmbio seja interessante financeiramente antes e principalmente durante a viagem, para que não se torne algo desvalorizado.

Por isso, veja algumas dicas de como comprar dinheiro com cuidado e principalmente preservar suas condições, para que você não fique sem possibilidade de viagem por conta de uma compra mal feita.

Como funciona o câmbio

Entender como funciona o câmbio é o primeiro passo, afinal, não se trata de uma troca de moeda, mas sim da venda de uma, para a compra de outra, e os valores dessas transações são muito variáveis.

Por isso, é muito importante que você esteja atento aos valores praticados, afinal eles podem render uma boa negociação, ou pode se tornar um prejuízo e prejudicar todo o seu planejamento.

De uma maneira geral é possível encontrar prejuízos, já que você vende sua moeda abaixo do seu valor, e compra por um valor acima. A estratégia é minimizar o impacto desse prejuízo que é inevitável.

Como comprar moeda estrangeira 

Faça o planejamento dos gastos

Como qualquer ação financeira em nossa vida, a viagem também precisa de um planejamento que leve em consideração o quanto você pretende gastar, estabelecendo limites muito bem especificados.

Assim você evita que os gastos sejam acima do que você pode pagar, e consiga um melhor aproveitamento na compra de dinheiro, obtendo uma margem de prejuízo sempre abaixo do que você espera.

Faça um levantamento dos locais que vai visitar bem como o que pretende comprar lá, deixando sempre uma reserva um pouco maior para os casos de emergência e você não seja surpreendido com mais um gasto.

Acompanhe o câmbio até a viagem

 Uma viagem para fora do país exige uma preparação de pelo menos 6 meses, considerando a variação das moedas, e principalmente as condições de deslocamento e estadia.

A partir desse planejamento prévio você já vai avaliando o preço das moedas, e pode até ter uma ideia de quando o investimento e a compra deve ser feita, sempre priorizando o momento de baixa no mercado.

Por isso, o recomendado é que você tenha uma rotina de acompanhamento de valores de moeda e também guarde já uma quantia que pode ser de grande utilidade até que sua viagem seja realizada.

Como comprar moeda estrangeira para viagem sem perder dinheiro

Não compre moedas desvalorizadas

Não é vantajoso que você compre moedas que são desvalorizadas, pois você corre um risco muito grande de perder dinheiro, principalmente se for feita essa compra aqui no Brasil.

Os pesos são grandes exemplos em que a compra em solo brasileiro é desvantajosa, exceto nas colônias que existem, os valores praticados não são dos melhores e podem até parecer atraentes mas na verdade são prejudiciais para o seu bolso.

Se você vai para os países da América do Sul o recomendado é que você compre dólar, e no local de destino compre a moeda local. Apesar de duas taxações, a economia é muito maior e ajuda nesse sentido.

Saiba onde o Real é mais fraco

Uma estratégia utilizada e muito recomendada é saber os países onde o Real é desvalorizado, ou menos valorizado, o que ajuda na troca e na compra de novas moedas locais.

Do contrário as chances de você estar fazendo um investimento com muitas ressalvas é muito grande, e os retornos acabam sendo muito ínfimos, gerando alguns prejuízos na prática financeira em questão.

Opte pela moeda local

Um dos maiores erros de quem viaja para fora do país é sempre escolher utilizar a moeda que dispõe, ao invés de escolher a moeda local para isso, o que ajudaria e muito nas compras realizadas.

Quando você não faz uso da moeda local, muitas vezes vai precisar recorrer ao câmbio, e considerando que o seu valor é variável, pode correr o risco de não conseguir um valor bom, e portanto, perde dinheiro nesse sentido.

Se você pretende fazer uma viagem ao exterior, siga essas dicas dadas e certamente você vai conseguir melhores resultados com comprar dinheiro, sem que fique no prejuízo.

Você está ou pretende realizar uma viagem internacional? Já começou a comprar moeda estrangeira? Comente!

CLIQUE AQUI para conhecer o Sistema 3C da Construção de Riqueza!

Equipe Eduardo Moreira.

Você também pode gostar

Deixe um comentário