Como montar um plano de negócios para a sua empresa

Como montar um plano de negócios para a sua empresa

Se você é ou deseja ser um empreendedor, saiba que ter um plano de negócios é o primeiro passo a ser dado. Para te ajudar a elaborar todo esse plano, destacaremos os pontos principais nessa trajetória. Vale a pena conferir!

Ele irá te vai dar uma melhor noção do mercado, dos produtos ou serviços que serão oferecidos, conhecimento do seu público, dos seus concorrentes e muito mais.

E só assim, você saberá se vale ou não abrir o negócio. Ou mesmo se você já possui uma empresa, é por meio dele que você vai avaliar se vale a pena ou não continuar.

O que é um plano de negócios

Um plano de negócios é quando você registra quais são os seus objetivos e o que vai ser feito para que se alcance esses objetivos.

Através dele, você vai avaliar a viabilidade do negócio e para isso, você vai buscar pelo máximo de informações sobre o seu segmento, os produtos ou serviços que irá oferecer, seus clientes, concorrentes e fornecedores.

Enfim, é um estudo geral, mas o mais importante é você tentar perceber quais os pontos positivos e negativos do negócio.

Como montar um plano de negócios para a sua empresa

É um passo a passo que deve ser elaborado, mas antes de mais nada, coloque no papel quais são os seus objetivos:

  • Quais os produtos ou serviços que vou oferecer?
  • Quem serão meus clientes?
  • Como está o mercado?
  • Onde ficará a empresa?
  • Qual é o valor que será investido?
  • Quanto que eu espero lucrar?
  • Qual é o meu prazo para o retorno do capital investido?

Com base nessas respostas, você vai poder elaborar um plano para a sua empresa sair do papel. Vale lembrar que é preciso também definir qual a forma jurídica da empresa e, para isso, o ideal é contar com a ajuda de um contador.

Além de tudo isso, é importante definir qual é a missão da empresa. Por exemplo, vamos supor que seja um restaurante. A missão seria oferecer refeições saborosas, feitas com ingredientes de qualidade e por profissionais qualificados, em um ambiente limpo e agradável.

Como montar um plano de negócios para a sua empresa

Passo a passo de um plano de negócios

Tenha em mente que não é da noite para o dia que se monta um plano de negócios, é preciso muita dedicação, paciência e disciplina.

Com base no que você já colocou no papel, como foi dito acima, vamos imaginar que você já estudou todos aqueles passos e chegou à conclusão que o seu negócio é viável. Mas vamos detalhar alguns deles:

Análise de mercado

São pesquisas para compreender melhor o seu tipo de negócio, como funciona o mercado, entender os clientes, estudar a concorrência e pesquisar quem serão os seus fornecedores.

Na verdade, é essa análise que vai lhe permitir entender o mercado e se realmente existe demanda para o seu produto ou serviço.

Estratégia de marketing

Como é que você vai divulgar o seu negócio? Quais são os canais que vai utilizar para promover o seu produto ou serviço?

Por isso que é muito importante elaborar um plano de marketing. E o ideal é que conte com profissionais especialistas no assunto.

Plano operacional

Nesse momento, como o próprio nome diz, será como colocar seu negócio para funcionar. Veja os principais pontos a serem avaliados:

  • Localização
  • Capacidade de produção
  • Processo de produção
  • Profissionais e colaboradores envolvidos

Planejamento financeiro

Em um plano de negócios, o planejamento financeiro é a etapa crucial, pois através dele vai ser possível verificar se vale a pena ou não abrir o negócio, ou até mantê-lo ou ampliá-lo.

Quais os aspectos a serem levados em consideração nessa etapa?

  • Capital disponível para investimento
  • Qual o capital de giro necessário para movimentar o negócio
  • Estimativa de faturamento mensal/anual
  • Custo da matéria-prima
  • Custos operacionais
  • Custos com mão de obra
  • Lucratividade
  • Prazo de retorno

Esses são os principais pontos que você deve prestar bastante atenção.  E por meio de um plano financeiro, é possível determinar um ponto de equilíbrio, que seria um faturamento mínimo para a empresa não ficar em situação complicada.

Simulação de situações

Aqui, você vai traçar situações possíveis que possam acontecer e simular soluções. Assim, vai ser possível ver na prática o que pode acontecer com a empresa, por exemplo, quando as vendas forem baixas e a rentabilidade não for a esperada.

Por que é importante montar um plano de negócios

Porque vai lhe ajudar a traçar estratégias, reunir recursos e montar uma equipe com seus respectivos papéis e funções.

O Sebrae possui em todo o passo a passo de um plano de negócio, em todos os detalhes, que, com certeza será de grande ajuda nesse processo.

É importante que você obtenha o máximo de informações sobre o seu ramo de negócio, se realmente o seu produto ou serviço é rentável, qual é o capital a ser investido, suas expectativas e muito mais.

Então, se você está pensando em abrir uma empresa ou ampliar a que possui, saiba que ter um plano de negócios bem elaborado é o primeiro passo para que tudo dê certo.

Se você não tiver ciência da real situação e dos possíveis imprevistos que podem surgir ao longo do caminho, todo o processo vai ficar bem mais fácil.

Mas se sentir alguma dificuldade nessa elaboração, busque ajuda com profissionais da área e que possam lhe dar o suporte para a sua ideia sair do papel.

Que tal começar 2019 com o negócio planejado? Faça agora mesmo seu plano de negócios!

CLIQUE AQUI para conhecer o Sistema 3C da Construção de Riqueza!

Você também pode gostar

Deixe um comentário