Como poupar dinheiro na aposentadoria

Como poupar dinheiro na aposentadoria

Para quem se aposenta não existe vida melhor. Dinheiro sempre em conta, oportunidade de fazer alguns trabalhos extras, dentre outros benefícios. Talvez o maior desafio seja poupar dinheiro na aposentadoria.

Algumas pessoas, depois que se aposentam, procuram ter uma margem de lucro e buscam formas de como poupar dinheiro. Esse é um excelente pensamento, pois podem acontecer situações sob as quais não temos controle, e isso pode exigir demais do nosso orçamento mensal.

O que fazer então nessas situações? A resposta é justamente poupar, e para isso é fundamental que você tenha atenção a alguns pequenos detalhes. É o que veremos a seguir.

Controle seus gastos

Com tanto dinheiro, ou não, que se recebe de aposentadoria todo mês, é natural que se façam muitas compras ou alguns investimentos que não são tão indicados para o momento. Isso acontece, principalmente, por se tratar de um tipo de renda fixa, que pode ser de grande utilidade.

Tendo essa renda fixa todo mês, a tentação para compras de produtos caros e o uso de cartão de crédito aumenta, já que todo mês haverá aquele valor certo disponível para quitar a dívida. E um dos maiores vilões é justamente o cartão de crédito e suas taxas abusivas.

Sem que a gente perceba, quando compramos muitas coisas em parcelas pequenas, acabamos comprometendo todo o dinheiro do mês. E isso vai acontecendo mês após mês, se intensificando em datas comemorativas, quando se pensa em presentear alguém ou investir em equipamentos ou roupas novas.

A consequência direta disso é todo o dinheiro prometido a dívidas que devem ser pagas de alguma forma. Alguns ainda conseguem adquirir dívidas maiores do que as que podem realmente pagar, e isso não pode ocorrer de jeito nenhum.

Organize bem os seus gastos, assim, você terá mais dinheiro sobrando.

Defina prioridades

Com o dinheiro na mão, tudo fica barato. Parece que temos condições de comprar tudo. No entanto, depois da euforia vem a conta para pagar, ou o restante do mês sem um centavo na conta. Isso acontece, sim, mas pode ser evitado de uma forma muito simples e prática.

Estabeleça o que é prioridade para você e para a sua casa. Depois que definiu o que é prioridade, tenha em mente quanto sobra e quanto pode ser destinado para compras e lazer, ou gastos mais pontuais. O que não é recomendado é que todo o dinheiro seja gasto em coisas não tão importantes.

Se for o caso, prepare uma lista de prioridades, e nela dê importância para as mais necessárias, como alimentação, remédio ou outras questões mais urgentes. Depois você pode direcionar uma parte para o lazer, mas deve também guardar uma quantia que servirá de controle para o fim do mês.

Esse controle servirá para que você não fique sem dinheiro quando o mês acabar. É uma forma de poupar sem que você tenha que sacrificar algo importante, ao mesmo tempo que tem dinheiro para alguma emergência que pode acontecer. É também uma forma de prevenção.

Organize sua vida financeira

poupar dinheiro na aposentadoria 2

Isso tem um pouco a ver com o que debatemos anteriormente, mas um pouco mais detalhado e profundo. Ter o controle das suas finanças significa poder ter uma base do que você recebe por mês, quanto você tem em caixa, e quanto você precisa gastar periodicamente.

Quando você sabe o que recebe todo mês, e tem esse controle, principalmente em se tratando de uma renda fixa, é imprescindível que você faça o controle rígido disso. Ponha em listas a quantidade que recebe e o que você já tem, é uma maneira de fazer um levantamento do seu dinheiro.

Em seguida trace quais são as suas dívidas corriqueiras, que se repetem todo mês, e alguns gastos fixos, que podem alterar esse orçamento. Assim, você tem um panorama do quanto você tem e do quanto você vai precisar gastar, mesmo frente aos lucros mensais.

Dessa forma você tem um controle muito maior de suas finanças e em que você pode investir ou gastar adicionalmente, desde que também sendo colocado na lista de controle financeiro. Isso, além de evitar gastos desnecessários, também ajuda a controlar o orçamento e até poupar mais dinheiro.

Tenha sempre um objetivo

Um objetivo, mesmo para quem é aposentado, deve existir. Muitas pessoas acham, que por se tratar de pessoas que estão mais velhas, não devem ter nenhum objetivo de vida. Engano!

Um objetivo ajuda a controlarmos nossos gastos e faz uma espécie de balanço financeiro.

Quando se tem um objetivo, se estabelece metas, prazos e maneiras até que o mesmo seja alcançado. Isso exige de nós uma disciplina enorme, no sentido de cumprir todos os passos de maneira a podermos alcançar qualquer que seja o objetivo, desde os mais simples aos mais complexos.

Essa disciplina que temos nos ajuda a poder pensar melhor o que fazemos com o nosso tempo ou com o nosso dinheiro. E esse é o ponto a que queremos chegar. Ao traçar um objetivo, você também traça metas para que ele seja alcançado, e isso exige que nós sigamos todo o planejamento de modo correto e disciplinado.

É por isso que traçar um objetivo é sempre positivo. Quer se mudar? Quer visitar outros lugares? Quer descansar mais? Qual o seu plano? Pense nele. Ele vai ser muito útil para que você possa poupar dinheiro, e isso é, sem dúvida nenhuma, muito positivo, podendo ser de grande utilidade para o futuro.

Muitas pessoas acham que aposentados não têm planos ou não podem traçar objetivos. Este é um equívoco comum. Ser aposentado também reserva a este grupo uma dose de sonhos e perspectivas. No entanto, para isso, é fundamental que seja feita uma espécie de economia, que é a base de tudo.

Poupar dinheiro na aposentadoria não é algo tão complexo quando você sabe exatamente o que quer e o que precisa para alcançar esse objetivo. Com o mínimo de organização fica tudo muito mais fácil e acessível. Basta que você tenha em mente todos os passos que trouxemos e os pratique de maneira regular.

Outra dica bacana é o treinamento Programa Mente RicaCLIQUE AQUI para conhecer!

Você também pode gostar

Deixe um comentário