Compras pela internet: manual para proteger seu dinheiro

Compras pela internet: manual para proteger seu dinheiro

No mundo em que vivemos hoje está cada vez mais difícil tirarmos um tempinho para irmos a lojas ou ao shopping fazer compras, porque comprar online é muito fácil. Mas nem todo site é confiável. Pensando nisso, preparamos um manual de como proteger você e o seu dinheiro em compras pela Internet.

Bastam alguns cliques, o número do cartão de crédito e o controle da ansiedade para receber no conforto de casa. Ou então ainda fazer a pesquisa de intenção de comprar online e ir na loja comprar ou buscar.

Existem, ainda, épocas do ano que aumentamos este consumo, como, por exemplo, em Novembro com a Black Friday.

Manual de como fazer compras pela Internet

– Formas de Pagamento

Todos os métodos de pagamento possuem vantagens e desvantagens. Confira as possibilidades e escolha a que mais se encaixa com seu perfil de comprador.

  • Cartão de Crédito

Sua principal vantagem é a agilidade do pagamento, pois o pagamento da sua compra é aprovado em questão de segundos. No Brasil, muitas lojas e bancos praticam a troca de compras por pontos onde, mais tarde, podem ser trocados por prêmios.

Mas a facilidade oferece riscos. O consumidor deve sempre estar atento antes de informar os seus dados, procure saber se o site é confiável e se oferece sistemas de segurança para a garantia dos pagamentos. Lembre-se, também, de que um site nunca pedirá a senha do seu cartão, por isso não a informe na internet.

  • Paypal

Com o PayPal você não precisa expor os seus dados de cartão de crédito e documentos a sites que você não tenha total confiança. Além disso, você não precisará informar o número do cartão a cada compra em um site novo, basta só clicar no botão do PayPal e ele carrega as suas informações.

Porém, o PayPal costuma cobrar uma tarifa de 3,5% sobre a conversão de uma compra paga em moeda estrangeira. Ao pagar por um produto em um site de fora do país com o seu cartão de crédito, a conversão da compra será feita, normalmente, no dia do fechamento da fatura, o que pode render um valor mais alto ou mais baixo do que o esperado pelo usuário, já que o câmbio varia diariamente.

  • Débito em conta

Alguns sites oferecem a opção de débito online direto da sua conta. É uma ótima alternativa para quem não tem ou está sem o cartão de crédito no momento. A desvantagem é que ainda não é um método muito utilizado, além de servir apenas para pagamentos à vista, como a opção de boleto bancário.

  • Boleto bancário

Apesar de ser o modelo mais antigo de pagamento, muitas empresas oferecem 10% de desconto para quem paga via boleto. Mas eles não fazem isso, claro, porque são muito bonzinhos.

O motivo é que para quem vende pela internet, o boleto bancário oferece um custo de operação menor do que o praticado pelas operadoras de cartão de crédito, que cobram até 6% do valor da compra. Além disso, o vendedor recebe o dinheiro antes do que se tivesse sido pago com cartão.

A desvantagem do boleto é a constatação do pagamento que pode levar até cinco dias úteis.

Dicas de segurança em compras pela internet

O PROCON listou algumas dicas de segurança que valem a pena serem seguidas quando se faz compra online.

Segurança nas compras pela internet

1. Informações sobre o vendedor

Verifique se o site que está vendendo o produto possui um endereço comercial físico e anote telefones. A empresa também deve ter um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas) e, em caso de dúvida quanto à sua idoneidade, o comprador deve ligar para o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) que deve ser oferecido no site e solicitar os dados cadastrais do comércio virtual.

2. O site tem que ter dados blindados

O consumidor pode verificar isso por meio de um símbolo de um cadeado que aparece no canto direito superior da janela do navegador. Isso significa que é um ambiente seguro e os dados do cartão não serão abertos, o que facilitaria o roubo pelos chamados “hackers”.

O endereço da loja virtual deve começar com https://. Se nenhum destes requisitos de segurança online forem preenchidos é melhor esquecer a compra e procurar um site onde eles sejam fornecidos ou uma loja física.

3. E-mail de comprovação obrigatório

Após a compra finalizada, a empresa deve enviar ao consumidor um e-mail constando o número do pedido, descrição dos itens comprados e prazo de entrega.

4. Depósito para pessoas físicas

O consumidor nunca deve fazer depósitos para pessoas físicas, pois isso pode ser um indício de que a empresa não é confiável.

Garantia das compras online

O consumidor tem garantido o direito à devolução do produto em até sete dias úteis caso não fique satisfeito com a mercadoria. Isso é chamado de “Direito ao Arrependimento”. Segundo o PROCON, a desistência deve ser comunicada por escrito (via carta ou e-mail) com solicitação de comprovante de recebimento.

Sites de compras coletivas

Já faz um tempo que sites como Groupon fazem sucesso na Internet. Isso não é a toa, já que se consegue comprar produtos e serviços com 70% de desconto se um número mínimo de pessoas adquirir a oferta. Para os consumidores compulsivos, isso é um tentação enorme.

Porém o cuidado com esses sites precisa ser redobrado. O PROCON aconselha o consumidor a só usar este tipo de compra em sites de instituições confiáveis, que tenham endereço físico, telefone fixo e número do CNPJ.

Outra dica do órgão é ler com atenção as regras para a efetivação do negócio, que, geralmente, estão em letras pequenas no pé da página.

Caso o fornecedor do produto ou serviço se recusar a cumprir a oferta, o consumidor deve procurar o PROCON para solicitar o cumprimento forçado da obrigação ou a restituição da quantia que foi paga, atualizada com juros e correção ou entrega de outro produto ou serviço equivalente.

Atenção nas compras pela internet

É claro que devemos ter a máxima atenção em tudo que compramos, porém, pela Internet, é mais fácil comprarmos coisas de forma enganosa. Fique atento também na hora de comprar coisas que precisam de numeração, como roupas ou sapatos. Cada loja possui uma tabela de tamanhos e você precisar ter as suas medidas em mente ao comprar online.

Pronto! Agora você já está expert em compras online e pode esperar suas encomendas no conforto da sua casa, mas lembre-se sempre de gastar de forma consciente e deixar de lado a impulsividade.

Como tem sido sua experiência nas compras pela internet? Conte para nós!

CLIQUE AQUI para conhecer o Programa Mente Rica!

Equipe Eduardo Moreira

Você também pode gostar

Deixe um comentário