Cuidados que você deve ter antes de comprar criptomoedas

Cuidados que você deve ter antes de comprar criptomoedas

Se você está pensando em comprar criptomoedas, é muito importante tomar alguns cuidados. É preciso entender pelo menos um pouco como funciona e avaliar se você tem ou não perfil. Apesar de ser uma ótima oportunidade, é um pouquinho mais complicado se você é um leigo.

Mas nada melhor do que buscar o máximo de informações, de forma que você se cerque de toda a segurança antes de investir o seu dinheiro.

E é isso que vamos te passar. Recomendamos que leia com bastante atenção, se não entender, volte, porque o objetivo aqui é que aprenda na prática como funciona.

O que são criptomoedas

Criptomoedas são moedas digitais e a mais conhecida é o Bitcoin. E tem atraído a cada dia mais investidores em razão do alto retorno.

Como o próprio nome diz, a moeda só funciona no mundo digital, não existe a moeda física.

Só para você ter uma ideia, alguns países já reconhecem a moeda virtual como forma de pagamento, inclusive no Brasil, mais de 500 estabelecimentos comerciais já aceitam.

Lembrando que não é adequado para qualquer perfil, pois é considerado um investimento de alto risco.

Quais os cuidados antes de comprar criptomoedas

Veja os principais cuidados antes de você comprar criptomoedas:

1. Monte uma reserva de emergência

Não entre nesse mercado antes de ter uma reserva de emergência separada. Por quê? Porque como é um mercado um tanto instável, ao mesmo tempo que você pode ganhar bastante dinheiro, pode não ganhar.

Por isso, é importante a reserva de emergência. Assim, pelo menos, você conseguirá se manter até o negócio engrenar.

2. Fazer uma pesquisa antes de comprar criptomoedas

Assim como existem pessoas confiáveis, existem pessoas de má fé, certo? Então, antes de comprar criptomoedas faça uma longa pesquisa para saber de quem vai comprar.

Hoje, existem várias corretoras super seguras, onde você vai poder realizar essa compra com muita tranquilidade. Essas corretoras funcionam como a bolsa de valores, sendo responsáveis por conectar pessoas interessadas em comprar e vender.

3. Cuidado com as fórmulas mágicas na internet

Assim como qualquer negócio e com as criptomoedas não é diferente, tome bastante cuidado com as fórmulas mágicas e as ofertas milagrosas.

E aqui estamos querendo dizer das famosas “pirâmides”. Desconfie quando oferecerem para você ganhos extraordinários da noite para o dia, possivelmente é um golpe.

Especialistas recomendam para se ficar atento quando alguma corretora oferecer rendimentos fixos, pois é um mercado que não garante rendimento.

4. Ter uma carteira individual

Você precisa de uma carteira para guardar as criptomoedas, que é basicamente um aplicativo, seja para celular ou computador.

Essa carteira se chama “wallet”, que é um local criptografado que apenas você tem acesso. É uma segurança para que não haja invasão de terceiros.

E qual o cuidado que você deve ter? É que antes de baixar esse app, verifique se não é falso. Para isso, entre no Reclame Aqui e veja o que os clientes estão dizendo.

5. Esquemas Ponzi

O que é isso? É quando é oferecido um retorno fantástico, desde que você faça um depósito. Só que esse dinheiro é usado para pagar os investidores anteriores. E, no final, todos perdem dinheiro.

Cuidados que você deve ter antes de comprar criptomoedas

Onde comprar criptomoedas

Muitas pessoas ficam com receio de comprar criptomoedas principalmente pelas frequentes notícias de invasão de hackers, falhas em sistemas e crimes cibernéticos. Além disso, o mercado ainda não é regulamentado no Brasil, trazendo ainda mais insegurança.

Para você que é leigo, esse mercado funciona em um sistema chamado de Blockchain, onde há o registro de todas as informações e transações de uma forma criptografada. E justamente pelo sistema ser criptografado, é praticamente impossível a invasão.

O local mais utilizado para comprar criptomoedas é por meio de plataformas chamadas de exchanges, que seriam corretoras.

É preciso abrir uma conta, enviar um número de CPF válido e preencher um formulário. Geralmente, é solicitado o envio da foto do documento para ativar a conta.

Só após isso que será enviado um e-mail com um código QR para que o investidor comece a fazer suas transações.

Lembrando que para dar início ao processo, é necessário ter saldo em conta e basta transferir o valor seja por transferência bancária ou cartão de crédito.

Como investir de forma segura

Na verdade, em qualquer tipo de investimento é preciso buscar uma forma segura. Por isso separamos aqui algumas dicas para te ajudar:

1. Saber qual é o seu perfil

É o primeiro passo para qualquer tipo de investimento. Mas se você tiver um perfil mais conservador e não tolerar riscos, comprar criptomoedas não serve para você. O mercado é muito volátil e não dá a garantia de retorno.

2. Definir o seu objetivo

O segundo passo é você definir qual é o seu objetivo com aquele determinado investimento, qual a rentabilidade que deseja, o prazo que pode esperar e qual o valor de capital disponível para aplicar.

Por exemplo, uma coisa é buscar por um investimento para garantir a aposentadoria e outra é para acumular dinheiro para comprar um imóvel.

3. Ter uma carteira diversificada

Todos os especialistas na área são unânimes em afirmar que o melhor é diversificar a carteira de investimentos.

Assim, caso um investimento não renda o esperado, o outro pode ter um rendimento expressivo. É como se um compensasse o outro.

Conclusão

Você aprendeu os principais cuidados antes de comprar criptomoedas. Se é a primeira vez que você está investindo nesse mercado, vale a pena prestar muita atenção.

Além disso, como todo investimento, é importante seguir algumas etapas para minimizar os riscos.

No caso do Bitcoin, procure por uma corretora idônea e sempre desconfie de ofertas tentadoras, que te prometem ganhos “milagrosos”.

CLIQUE AQUI para baixar o Ebook Gratuito “Como evitar os 7 Pecados dos Investidores”!

Você também pode gostar

Deixe um comentário