15 de agosto de 2018

Dinheiro extra: abater o financiamento ou investir?

Dinheiro extra: abater o financiamento ou investir?

Quando surge a renda extra, nem sempre é interessante abater dívidas, ainda mais quando o cenário econômico é favorável a investimentos. Pagar ou não?  Quando vale a pena quitar uma dívida antiga? Abater o financiamento ou investir? Respondemos isso para você, confira!

Abater o financiamento ou investir?

Financiamento:

Esta dúvida é frequente em quem tem algum financiamento, principalmente o imobiliário. Para decidir, é necessário avaliar seu objetivo final. O mais lógico é quitar o saldo e se livrar da dívida, mas nem sempre este é o melhor caminho a ser seguido. Entenda o motivo.

Para quem tem financiamento imobiliário, o comprometimento varia entre 10 e 30 anos, com valores fixos mensais (podendo reduzir as parcelas progressivamente), através de instituições de crédito.

No financiamento é possível escolher se reduz o valor das parcelas e continua com o mesmo prazo, ou reduz o prazo de pagamento com o mesmo valor de parcela.

A primeira questão a ser avaliada a taxa de juros em ambos os casos. O consumidor deve observar a simulação e ver qual se encaixa em seu estilo e condições de vida.

A antecipação desse pagamento pode ser um erro porque normalmente é feito sem estratégia.

É comum o interesse em sacar o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para este fim, mas atenção: não é válido utilizar toda verba na quitação porque ela é uma garantia para o profissional caso precise se recolocar no mercado de trabalho; uma reserva de segurança disponível. Que pode até ser aplicada em ativos mais rentáveis que a poupança, por exemplo.

Investimentos:

No caso dos investimentos, o Tesouro Direto é uma boa opção em relação aos riscos e inflação. Uma das maiores vantagens é que os custos são baixos e o retorno é garantido.

Além deste, existe o IPCA, que devolve a inflação acrescida de uma taxa já acertada na assinatura dos contratos. Outra alternativa é o LCA e a LCI, que são isentos de Imposto de Renda.

O investimento faz com que seu dinheiro aumente no decorrer dos meses, mas só irá valer a pena se a taxa de juros dele for maior que a da dívida.

Foque em pagar sempre as dívidas que tenham taxas mais altas. No caso do financiamento, o comum é que sejam baixas, portanto, investir é uma boa solução para ter lucro.

Obviamente, ninguém gosta de ter dívidas, mas a questão principal deve ser o que compensa mais no seu momento da vida.

O ideal, caso prefira quitar o financiamento, é não usar a renda extra em sua totalidade. Abata uma parte e reserve o restante para emergências. Se pensou a respeito, organizou as tarifas e percebeu que o lucro do investimento será maior, faça isso sem medo.

Converse com especialistas, com pessoas que já passaram por esta dúvida e veja que cada uma fez a escolha que pareceu mais segura para a situação.

Faça um plano de finanças e de investimento para obter suas respostas. Analise os riscos e todas as questões de cada investimento antes de decidir o seu.

Como funciona o financiamento da casa própria

abater o financiamento ou investir 3

No momento da compra de um imóvel, é possível financiar (seja em casas e apartamentos novos ou usados). É simples: o banco ou construtora paga o imóvel para o consumidor e, a partir de então, este deve pagar parcelado a quantia total do bem.

As formas de financiamento são variadas, sendo possível fazer por meio do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) ou do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE).  O que os diferencia o valor da taxa de juros, duração de contratos, flexibilidade e até mesmo o preço real do imóvel.

Caso o consumidor atrase as prestações, são cobradas multas e juros. Se, por acaso, deixar de pagar as parcelas do imóvel, o financiador pode entrar com uma ação judicial para que o bem seja leiloado.

Para conseguir financiar o imóvel desejado, normalmente é preciso apresentar os seguintes documentos: RG (Carteira de Identidade), CPF (Cadastro de Pessoa Física), comprovante de estado civil, comprovante de renda entre outros.

Já que você se interessou por esse assunto e chegou até aqui, tenho um convite especial para você!

Assista a Aula Online Gratuita: Os 3 Pilares para a Construção de Riqueza Vitalícia

Nesta  aula você vai aprender a aproveitar as melhores oportunidades do mercado financeiro. E ainda:

  • Como o Mercado Financeiro funciona na prática e quais os melhores caminhos para seguir
  • Qual o verdadeiro significado do dinheiro
  • Entendendo o essencial sobre o Mercado de Ações e de Renda Fixa para não correr riscos desnecessários

Não perca a oportunidade de aprender em uma única aula  o que você não aprendeu durante toda a sua vida sobre Finanças e Investimentos.

Forte abraço,

Equipe Edu Moreira

🔴 Curta também as redes sociais! 📷Instagram / 👍Facebook / 🎥 YouTube

Eduardo Moreira
Eduardo Moreira

Eleito um dos três melhores economistas do Brasil pela Revista Investidor Institucional, Eduardo Moreira foi apontado pela Universidade da Califórnia como o melhor aluno do Curso de Economia nos últimos 15 anos. Autor de diversos best-sellers, Eduardo foi o primeiro brasileiro a ser condecorado pela rainha Elizabeth II no Castelo de Windsor, em junho de 2012.

Saiba Mais
Deixe um comentário
Você também pode gostar
Periferia, Revolução e Capitalismo
+
Periferia, Revolução e Capitalismo “A periferia tem o maior potencial revolucionário contra o sistema capitalista”, diz Jones Manoel. Ele é historiador, professor de história, mestre em ...
17 de setembro de 2020
O que é Selic e tudo que você precisa saber sobre essa taxa
+
O que é Selic e tudo que você precisa saber sobre essa taxa Recentemente, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu por reduzir a taxa Selic de 2,25% para 2% ao ano. Com isso, o Brasil passa a ter um ...
7 de outubro de 2020
Dá para comprar um imóvel sem entrada?
+
Dá para comprar um imóvel sem entrada? Comprar um imóvel sem entrada é possível, mas não é tão fácil. Os bancos costumam pedir uma quantia equivalente a 20% ou 30% do valor do imóvel como ...
9 de dezembro de 2020