Economize dinheiro no natal: instruções de uso – 8 dicas para economizar nas compras de natal

Economize dinheiro no natal: instruções de uso – 8 dicas para economizar nas compras de natal

Entre presentes, feriados, almoços, jantares e festas, o Natal provavelmente nos custará uma fortuna este ano! No entanto, você pode economizar em muitas coisas: apenas com um pouco de tempo, criatividade e organização.

Antes de darmos dicas para economizar nas compras de Natal, separamos uma pequena lista que está entre a prioridade de quase todas as pessoas:

  • Decoração de Natal;
  • Presentes de amigos e colegas de trabalho;
  • Comidas;
  • Roupas para a família;
  • Viagens;
  • Coisas que não precisamos.

Durante as férias de natal, o nível de consumismo dispara. A média por domicílio pode ser triplicada se levarmos em conta tudo o que durante essas datas criamos como necessário para torná-la mais completa como citamos no exemplo acima, para citar apenas algumas.

Tudo bem que gastar um pouquinho a mais nesta época do ano se pode fazer necessário, mas devemos estar conscientes se tudo o que julgamos realmente necessário é de fato necessário e, assim, evitar entrar o ano cheio de despesas no cartão de crédito e dívidas absurdas.

Você não estaria aqui se não precisa-se de dicas para economizar nas compras de natal, não é mesmo?

Dicas para economizar nas compras de natal

Planeje-se neste Natal

Enquanto a crise econômica atinge as famílias brasileiras, muitos parecem não se importar e não fazem uma coisa simples que é indispensável: o planejamento.

Um bom planejamento envolve uma distribuição de um dinheiro pré-estabelecido para se gastar. Dessa forma, você fica mais seguro e certo de seus gastos.

Torna-se necessário saber economizar dinheiro. Para alguns, será através do sacrifício de necessidades vitais, para outros será fazendo melhores investimentos gastando pouco.

É por isso que iremos ajudar com dicas para economizar nas compras de natal, com apenas sugestões simples de serem seguidas. Tudo isso para ajudar que seu dinheiro não crie assas. Vamos a as dicas:

Plano de ação nº 1 – Estabeleça seu orçamento… E respeite-o

Reveja as suas despesas correntes mensais normais e o seu fluxo de caixa para calcular quanto pode gastar este ano nas suas compras de Natal.

Colocar suas despesas mensais como prioridades como você já faz durante o ano todo deve ser feito nesta época também.  Feito isso separe um pouco do dinheiro para os presentes, comidas, férias e vestuário se for o caso.

Aderindo a este orçamento de Natal você vai economizar com as taxas de juros altas que as empresas de cartão de crédito exigem normalmente.

Plano de ação nº 2 – Faça a “Lista do Papai Noel”

Anote os nomes das pessoas a quem pretende dar um presente. Seja para o seu chefe, os colegas de trabalho, familiares ou amigos, é importante que dê prioridade as pessoas que realmente significam algo importante para você.

Sair por aí distribuindo presentes se seu orçamento não permite é um erro comum entre as pessoas. Infelizmente não podemos agradar a todos. Isso não é ser egoísta, e sim inteligente.

Tenha em mente que além dos presentes, há outras despesas a serem consideradas neste orçamento: despesas com alimentação, transporte, roupas e decorações que também fazem parte da equação. Faça previsões realistas para cada item de despesa.

Como economizar nas compras de natal

Plano de ação nº 3 –  Dê prioridade às compras online

Indo ao shopping ou em uma loja significa cair em supostas armadilhas pré-programadas pelos vendedores que estão apenas esperando pessoas com o espirito natalino chegarem lá. Além disso, as compras online são mais baratas e em sua maioria, entregam rápido.

Ao optar por comprar online, você evitará essas despesas como: comer fora, transporte e outras desnecessárias.

Apesar de muitos fretes serem gratuitos, ainda sim tenha cuidado para verificar o preço de envio de suas compras e garantir que você obtenha um bom negócio.

Plano de ação nº 4 – Faça seus presentes

Personalizado e feito com amor, presentes caseiros não deixam de encantar. E você não precisa ser um artista para começar!

Vasculhar o aplicativo, site ou vídeos online, irão dar ideias geniais para que você possa confeccionar seus próprios presentes. Esta é a forma mais econômica de presentear sem dúvida alguma.

Enfeites, porta retratos e outros presentes são sempre bem-vindos. A web como dissemos, está cheia de receitas para oferecer de presente: compotas refinadas, para não mencionar os biscoitos de todos os tipos e entre outras. Existe para os cozinheiros de todos os níveis.

Plano de ação nº 5 – Compre em mercados de pulgas e lojas de segunda mão

Caso não tenha tempo para confeccionar seus presentes, pode ser muito interessante escolher presentes neste tipo de comércio.

Uma antiga xícara de chá de porcelana com detalhes dourados, um lenço de seda chique da Hermès ou uma antiga caneta-tinteiro Montblanc.

Com essas peças únicas, você pode facilmente fazer alguém pirar e ao mesmo tempo economizar bastante nas compras de Natal.

Plano de ação nº 6 – Pague em dinheiro

Esqueça seu cartão de crédito para as compras de Natal. Use-o somente em caso de extrema urgência! Apesar de ser um meio muito conveniente de pagamento, você tende a gastar mais com isso.

Antes de ir às compras, determine seu orçamento em dinheiro se possível. Graças à sua lista você não será tentado a adicionar itens desnecessários ao seu carrinho e não irpa se atolar em dívidas em Janeiro.

Plano de ação nº 7 – Cuidado com a Black Friday

As lojas são organizadas de forma a incentivar o consumo. E estão dispostas a “tomar” o seu dinheiro. Tipicamente a chamada Black Friday engana muita gente com seus preços supostamente baixos para atrair consumidores desesperados. Claro que você é um pessoa antenada e planejada e não irá sair por ai comprando qualquer coisa, mas vale a dica.

Plano de ação nº 8 – Reutilize enfeites do Natal passado

Se for dar um jantar em sua casa você não precisa sair por ai comorando enfeites em demasia. Use aquilo que já tem em sua casa dando apenas um toque diferenciado, como uma toalha nova, enfeites customizados, garrafas decorativas e algumas pinhas encontradas em alguns lugares podem fazer uma grande diferença.

Com criatividade você poderá deixar sua mesa natalina linda e ficar com sua consciência tranquila!

Quais são seus planos para economizar nas compras de natal? Comente!

CLIQUE AQUI para conhecer o Programa Mente Rica!

 

Você também pode gostar

Deixe um comentário