Já definiu suas metas para este ano? Veja como planejar!

Já definiu suas metas para este ano? Veja como planejar!

A maioria das pessoas começa a sua lista de resoluções ou metas um pouco antes do novo ano começar. Algumas dessas pessoas se esforçam para cumprir essas metas – e menos pessoas ainda conseguem mantê-las até o final do ano. Por que isso acontece?

Não é preguiça nem falta de vontade; é que é fácil se empolgar com o clima animado de mais um ano chegando e estabelecer metas irrealistas ou ainda, metas demais. É preciso não só ter motivação para estabelecer metas, mas planejá-las de forma inteligente que te dê maiores chances de conseguir mantê-las. Quer saber como? É só continuar lendo este artigo. Vamos lá!

Já definiu suas metas para 2019? Planeje-se

Seja realista

Existem duas pessoas: a que você quer ser e a que você é. Não estabeleça metas que, no fundo, sabe que não vai ter cumprir. Em vez disso, vá estabelecendo metas que, aos poucos, te tornem a pessoa que você quer ser, e de forma natural, irá conseguir alcançar seus objetivos.

Exemplo: Digamos que você quer correr 1h por dia. Não comece já se forçando a correr 1h por dia se antes o seu estilo de vida não te deu resistência o suficiente para que o seu corpo aguente isso; comece correndo quinze minutos e vá aumentando aos poucos. Nesse caso, a sua meta não deveria ser simplesmente “correr 1h por dia” e sim “desenvolver resistência e conseguir correr até 1h por dia todos os dias”. Entendeu a ideia?

Não tenha pressa

Outra dica valiosa é não ter pressa. O ano tem doze meses, e isso é tempo o suficiente para conseguir fazer muita coisa. Não precisa querer cumprir todas as suas metas nos primeiros meses do ano, em vez disso, invista em ir alcançando suas metas de forma natural, dessa forma, é mais provável que elas de fato fiquem com você, em vez de serem apenas mais uma resolução deixada para trás.

Foque em hábitos em vez de ações únicas e isoladas

A vida é feita de dias, os dias de horas e as horas de minutos. Coisas pequenas são o que constituem as coisas grandes. De forma semelhante, alcançamos as coisas na vida por meio de pequenos hábitos.

Um bebê não aprende a andar da noite para o dia; aos poucos ele vai engatinhando, caindo e um dia, ele consegue caminhar de pé normalmente. O que é possível aprender disso é que na hora de estabelecer metas, temos que ter em mente o fato de que nos obrigar a fazer coisas que ainda não estamos preparados para fazer só vai nos fazer desistir.

Na hora de planejar as suas metas para este ano, pense em cada item e se pergunte: “Posso conseguir isso por meio de um hábito?”, por exemplo, caso queira ganhar mais dinheiro, pense no que precisa fazer para conseguir isso.

Caso queira passar numa certa prova, pense no que precisa fazer para conseguir isso. Converta suas vontades em hábitos concretos, dessa forma, conseguir realizar suas metas deixa de ser um sonho distante e se torna um processo real do qual você terá controle.

Ações únicas e isoladas costumam não durar muito, por outro lado, hábitos envolvem diversas coisas diferentes e são, digamos, mais difíceis de quebrar.

Estabeleça metas que te motivem de verdade

Já falamos aqui sobre ser realista, não ter pressa e focar em estabelecer hábitos, mas nada disso vai funcionar se as suas metas não te motivarem a sair da sua zona de conforto e mais que isso: suas metas devem ser importantes e úteis de verdade, seja de forma profissional ou pessoal.

A única forma de se sentir motivado de verdade é se aquela coisa te apresentar uma possibilidade que te deixe animado. Se imaginar conseguindo alcançar aquele objetivo te deixa feliz? Animado? Sorridente? Se você conseguisse alcançar essa meta agora, daria pulos de alegria?

Se a resposta for sim, então está com as metas certas. Não perca o seu tempo pensando ou buscando coisas que só te deixam desanimado. O tempo é algo valioso, use-o para coisas úteis que te fazem bem e te deixam feliz.

Dica: Caso esteja em dúvida, escreva por que essas metas te motivam e porque vai ficar feliz em alcançá-las.

Anote

Sabe aquela empolgação antes do novo ano começar? Transmita essa empolgação para o papel. Pode ser numa agenda comum, num diário ou num bullet jornal; o importante é anotar as suas metas no papel, dessa forma você poderá revisitá-las sempre que quiser e lembrar exatamente do que queria no começo do ano.

O que também pode te motivar é riscar as metas quando conseguir alcançá-las e ainda escrever como conseguiu, dessa forma, torna o próprio ato de estabelecer metas e cumpri-las num hábito – e um excelente hábito.

Já definiu suas metas para este ano? Veja como planejar!

Outras dicas para planejar metas de forma bem sucedida:

  • Compartilhe com família e amigos. Cada um decide o que quer compartilhar e com quem compartilhar, mas uma coisa é certa: ser transparente e contar seus objetivos para bons amigos e familiares dispostos a ajudar pode ser benéfico pois eles podem te incentivar, te ajudar (e te envergonhar caso esteja deixando suas metas de lado);
  • Reveja suas prioridades. O que você está fazendo te deixa feliz? As pessoas em sua vida te amam de verdade e te tratam como você merece? Como você usa o seu tempo? Se faça essas perguntas e avalie se está com prioridades bem definidas, ou se está perdendo tempo e energia com coisas e pessoas que só te atrapalham;
  • Nossas vidas andam cada vez mais corridas, e com esse ritmo acelerado, vem a impressão de que precisamos nos dividir em cinco para fazer todas as coisas que queremos ou precisamos fazer; mas não precisa fazer tudo de uma vez só! Lembre que tem um ano inteirinho para cumprir com suas metas.
  • Não estabeleça metas demais; comece de forma humilde e racional, e à medida que for avançando, crie mais metas, sem jamais se colocar numa situação de estresse (o que pode acabar te fazendo querer desistir). É melhor conquistar três coisas de forma tranquila do que tentar conquistar dez e sair de lá estressado e com as mesmas três.

Ter metas bem estabelecidas pode dar mais trabalho no começo, mas é bem mais recompensador do que desistir todo ano. Então, na hora de planejar suas metas, leve o que aprendeu aqui em consideração e com certeza terá um ano mais produtivo.

Conte para nós: você consegue manter as metas anuais? Quais são os resultados?

CLIQUE AQUI para conhecer o Sistema 3C da Construção de Riqueza!

Você também pode gostar

Deixe um comentário