17 de setembro de 2020

Periferia, Revolução e Capitalismo

“A periferia tem o maior potencial revolucionário contra o sistema capitalista”, diz Jones Manoel.

Ele é historiador, professor de história, mestre em Serviço Social, educador e comunicador popular e militante comunista do PCB.

A fala aconteceu durante sua participação em uma live com a jornalista Heloísa Villela, no canal de Eduardo Moreira.

Segundo Jones, o século XX, como a era das revoluções, tem suas principais raízes refletidas nas periferias de países emergentes.

“Há um ciclo de revoluções que começou com a Revolução Mexicana, Revolução Russa, Revolução Chinesa, Revolução Coreana, Revolução Vietnamita, etc.”

De fato, as lutas revolucionárias na periferia do capitalismo sempre foram as mais ousadas, libertadoras e anticapitalistas.

Foi assim historicamente em outros países, como Haiti, Cuba, Nicarágua e, mais recentemente, nas lutas anticoloniais na África e Curdistão.

Mas segundo Jones, para que novas lutas tenham maior sucesso na política, é necessário que passem por dois processos muito importantes.

“É necessário que haja uma solidariedade mundial entre os países e um fortalecimento do enfrentamento do centro do sistema [capitalista] para paralisar as suas capacidades de atuação.”

Jones Manoel

Para construir uma base sólida e segura para seu crescimento financeiro, participe da aula gratuita Os 3 Pilares para Construção de Riqueza Vitalícia!

Uma aula online exclusiva que transformará completamente a forma como você pode construir patrimônio e gerar a boa riqueza!

Equipe Edu Moreira

🔴 Curta também nossas redes sociais! 📷Instagram / 👍Facebook / 🎥 YouTube

Eduardo Moreira
Eduardo Moreira

Eleito um dos três melhores economistas do Brasil pela Revista Investidor Institucional, Eduardo Moreira foi apontado pela Universidade da Califórnia como o melhor aluno do Curso de Economia nos últimos 15 anos. Autor de diversos best-sellers, Eduardo foi o primeiro brasileiro a ser condecorado pela rainha Elizabeth II no Castelo de Windsor, em junho de 2012.

Saiba Mais
Deixe um comentário
Você também pode gostar
O Holocausto no Brasil é a colonização!
+
O Holocausto no Brasil é a colonização! Como chegamos na atual situação em relação aos povos indígenas no Brasil? Dados da FUNAI revelam uma redução assustadora dos povos indígenas em todo ...
31 de maio de 2021
Governo Bolsonaro: 2 denúncias que escancaram a podridão
+
Governo Bolsonaro: 2 denúncias que escancaram a podridão Dimitra Vulcana é Doutora em ciências da saúde, professora federal, produtora de conteúdo no podcast Hora Queer e no canal Doutora Drag, marxista e ...
27 de abril de 2021
EXCLUSIVO: Haddad fala sobre a decisão de Fachin, eleições, pandemia e sobre o que virá pela frente!
+
EXCLUSIVO: Haddad fala sobre a decisão de Fachin, eleições, pandemia e sobre o que virá pela frente! Fernando Haddad é acadêmico, advogado e político, filiado ao Partido dos Trabalhadores. Foi ministro da Educação de 2005 a 2012, nos governos Lula e Dilma ...
27 de abril de 2021