“A periferia tem o maior potencial revolucionário contra o sistema capitalista”, diz Jones Manoel.
Ele é historiador, professor de história, mestre em Serviço Social, educador e comunicador popular e militante comunista do PCB.
A fala aconteceu durante sua participação em uma live com a jornalista Heloísa Villela, no canal de Eduardo Moreira.
Segundo Jones, o século XX, como a era das revoluções, tem suas principais raízes refletidas nas periferias de países emergentes.
“Há um ciclo de revoluções que começou com a Revolução Mexicana, Revolução Russa, Revolução Chinesa, Revolução Coreana, Revolução Vietnamita, etc.”
De fato, as lutas revolucionárias na periferia do capitalismo sempre foram as mais ousadas, libertadoras e anticapitalistas.
Foi assim historicamente em outros países, como Haiti, Cuba, Nicarágua e, mais recentemente, nas lutas anticoloniais na África e Curdistão.
Mas segundo Jones, para que novas lutas tenham maior sucesso na política, é necessário que passem por dois processos muito importantes.
“É necessário que haja uma solidariedade mundial entre os países e um fortalecimento do enfrentamento do centro do sistema [capitalista] para paralisar as suas capacidades de atuação.”
Jones Manoel
Para construir uma base sólida e segura para seu crescimento financeiro, participe da aula gratuita Os 3 Pilares para Construção de Riqueza Vitalícia!
Uma aula online exclusiva que transformará completamente a forma como você pode construir patrimônio e gerar a boa riqueza!
Equipe Edu Moreira
🔴 Curta também nossas redes sociais! 📷Instagram / 👍Facebook / 🎥 YouTube

Eduardo Moreira
Eleito um dos três melhores economistas do Brasil pela Revista Investidor Institucional, Eduardo Moreira foi apontado pela Universidade da Califórnia como o melhor aluno do Curso de Economia nos últimos 15 anos. Autor de diversos best-sellers, Eduardo foi o primeiro brasileiro a ser condecorado pela rainha Elizabeth II no Castelo de Windsor, em junho de 2012.
Saiba Mais