Primeiro filho: 5 dicas para economizar nessa fase

Primeiro filho: 5 dicas para economizar nessa fase

Ter o primeiro filho é um acontecimento muito importante na família por conta de muitos fatores, dentre eles as mudanças radicais que precisam ter para que se consiga dar conta de tudo financeiramente.

Sendo assim, podemos dizer que saber como economizar é fundamental para que você possa lidar com esse momento muito único na vida de toda família, mas que também traz muitos riscos caso não se prepare para a ocasião.

Por isso, veja a seguir algumas dicas de como você pode economizar para a chegada deste primeiro filho e de que maneira as finanças se comportam a partir de então.

Dicas de como economizar com o primeiro filho

Saber como economizar é algo importante de uma maneira geral, e um hábito que devemos ter durante toda a nossa vida, mas que quando o primeiro filho chega se torna algo inevitável.

A chegada de um filho muda toda a rotina de uma casa, algumas despesas que antes não existiam irão surgir, direcionando muitos deles para o seu cuidado, seja com roupas, alimentação ou até mesmo com fraldas e outros custos envolvidos neste momento.

Comece a se planejar antes de ter o primeiro filho

O primeiro passo para saber como economizar é começar antes, e não somente quando se tem algum tipo de necessidade, mas realmente quando se é necessário, principalmente como uma ação preventiva.

Infelizmente, não temos desde a infância a educação financeira que é necessária para a nossa vida adulta, e acabamos sempre tendo dificuldades para ter esse comportamento depois. Apenas quando as coisas apertam é que nos damos conta de quem não possuímos um fundo de emergência, isso acontece com  a maioria dos brasileiros.

Através dessa tentativa é possível que você, ao ter a chegada de seu primeiro filho, consiga uma boa economia que dê conta de todas as necessidades e sem que você tenha que fazer sacrifícios constantemente.

Tenha uma planilha de gastos

Uma planilha de gastos é também uma forma de se organizar para conseguir economizar de forma eficiente, já que é uma prática que ajuda bastante quando bem feita e quando também é pensada da forma como deve ser.

Nessa planilha você precisa ter todos os detalhamentos de gastos, cada centavo, para que tenha também um tipo de ideia em quais são os gastos necessários e quais os custos desnecessários.

De modo que você saiba onde tirar algumas despesas que não valem a pena, e assim começa a pensar em como economizar a cada dia, tendo um tipo de retorno muito mais efetivo e garantido.

Defina um limite de gastos

Partindo da planilha de gastos, é necessário também pensar em como você pode se organizar e definir um teto de gastos durante o mês, e isso também vai te ajudar a planejar melhor a sua vida financeira.

Quando você delimita seus gastos, é muito possível que você possa alcançar as economias que tanto quer, e isso também é indicado para que você tenha um tipo de resultado efetivo com relação à criação de uma reserva.

Essa reserva vai servir justamente para gastos inesperados e que você não planejou, de modo que o orçamento permaneça intocável ou usado o mínimo possível importante para a sua condição financeira se manter adequada.

Primeiro filho 5 dicas para economizar nessa fase

Tenha uma boa reserva financeira

Como já foi dito e adiantado no último tópico, construir uma reserva financeira é de vital importância, principalmente para que você tenha uma margem emergencial, principalmente em casos de saúde.

Além disso, sempre tem uma coisa ou outra que falta no mês para pagar ou comprar, e com essa reserva você pode ter a tranquilidade de dar conta destes pequenos detalhes que sempre aparecem.

Controle suas saídas

Para quem é muito de sair e curtir a noite, o ideal é que se faça justamente o contrário, e deixe de sair, pelo menos é interessante que se diminua a frequência dessas saídas, o que já é importante.

Quem busca ter ou quem já possui o primeiro filho, sabe da responsabilidade que se tem e principalmente do esforço financeiro que precisa ser feito a partir de então, e cada detalhe faz a diferença.

Quanto mais dinheiro você consegue economizar, melhor você consegue lidar com as necessidades da criança já que principalmente que você, enquanto responsável, precisa garantir.

Siga essas orientações para conseguir economizar dinheiro, mesmo tendo filhos. Mas é importante que, ao mesmo tempo, você ensine às crianças sobre a importância de administrar bem o dinheiro, através da educação financeira infantil.

E você? Como faz para economizar dinheiro na sua casa? Você ensina seus filhos sobre a importância de controlar o próprio dinheiro? Deixe seu comentário.

CLIQUE AQUI para conhecer o Programa Mente Rica!

Equipe Eduardo Moreira.

Você também pode gostar

Deixe um comentário