Qual o melhor investimento para você?

Qual o melhor investimento para você?

Antes de começar a investir em qualquer produto, você deve se perguntar: qual desses investimentos você conhece melhor ou, pelo menos, tem mais afinidade? Porque uma coisa é certa, os melhores investimentos são aqueles que você possui maiores conhecimentos sobre a dinâmica deles.

Não existe fórmula pronta para todos, pois cada pessoa possui um perfil, uma forma de investir. Críticas muito severas a determinados produtos ou uma exaltação também exagerada a outros ativos precisam ser vistas com desconfiança. Existem bons argumentos favoráveis e contrários a certos produtos, mas eles não devem determinar uma escolha que é essencialmente pessoal.

Quer saber como definir o melhor investimento?

A primeira dica é levar em consideração seus objetivos pessoais. Nem sempre a opção mais rentável será a mais indicada para você, pois talvez ela não esteja alinhada aos seus planos.

A definição de objetivos claros ajuda a manter a solidez de uma estratégia de investimentos. Quem está dando os primeiros passos tem de compreender que os ganhos serão pequenos no início. O segredo está em manter a motivação e seguir o processo de multiplicação da riqueza.

Como saber qual é o melhor investimento?

Informe-se

É muito importante se interessar em conhecer mais a respeito dos produtos disponíveis no mercado.

Entenda essa iniciativa como uma lição de casa a ser feita antes de conversar com um gerente ou consultor financeiro. Pesquise os riscos e oportunidades de cada produto para se embasar e poder dialogar com o profissional.

Perfil

Os perfis de risco ponderam diversas caraterísticas do investidor:

  • a maior ou menor aversão ao risco de perda do capital investido;
  • a disponibilidade por uma aplicação de curto ou médio e longo prazo;
  • o nível e a oscilação da rentabilidade esperada resultantes das escolhas anteriores.

Não existe uma classificação harmonizada de perfis de investidor entre as instituições financeiras que atuam como intermediários financeiros. Todavia, as designações mais comuns para os diversos tipos de investidor são:

Conservador/Prudente

Trata-se de um investidor que procura produtos com a garantia do capital investido e rentabilidades que espera pelo menos compatíveis com as taxas de juro de curto prazo. Este investidor é avesso aos principais riscos: de capital, rendimento e liquidez. Assume a preferência por investimentos de capital garantido, com prazo de vencimento mais curto, aos quais pode estar associado uma menor rentabilidade.

Equilibrado/Moderado

Trata-se de um investidor que procura produtos com a garantia do capital investido, mas que está disposto a assumir um prazo mais longo para essa aplicação de forma a poder acomodar uma eventual oscilação adversa do rendimento. Assume a preferência por investimentos de capital garantido, mas aceita a sua manutenção em carteira a médio prazo.

Dinâmico

Trata-se de um investidor que procura uma rentabilidade superior à média do mercado, estando disponível para aplicações de médio e longo prazo e para assumir o risco de algumas perdas no capital investido.

Arrojado

Trata-se de um investidor que procura produtos com uma rentabilidade mais elevada quando comparada com a média do mercado, estando disponível para aplicações com um horizonte temporal relativamente mais curto e a assumir o risco de perda total ou até superior do capital investido.

Faça o teste para saber qual é o seu perfil de investidor!

Tipos de Investimentos

Melhor investimento 2

Negócios Próprios

Deixar de ter patrão para abrir a sua própria empresa é o sonho de muitos brasileiros. E não é à toa, pois quando uma empresa dá certo, geralmente os resultados obtidos superam com folga a grande maioria dos investimentos existentes. Em contrapartida, cerca de 60% das empresas morrem antes de completar cinco anos de vida.

Uma empresa é um dos ativos mais poderosos para se possuir porque você pode se beneficiar de vantagens tributárias, utilizar pessoas para aumentar seu fluxo de caixa e ter o controle de suas operações.

Porém, você precisa administrar empregados, fornecedores e clientes. Habilidade com pessoas e liderança, assim como pessoas talentosas que conseguem trabalhar em equipe, são essenciais para o sucesso do negócio.

Imóveis

Investir em imóveis foi durante muito tempo um dos investimentos mais difundidos do país. A possibilidade de “tocar” no bem sempre encantou investidores mais conservadores. Com o boom imobiliário dos últimos anos, esse ativo voltou com força e muitos ingressaram nesse mercado.

Podem trazer grandes retornos especialmente quando se utiliza dinheiro de outras pessoas ou de bancos para alavancar o empreendimento, além de se coletar fluxo de caixa constante (aluguel) se o ativo for bem administrado.

O investimento imobiliário é um ativo que exige controle constante, tem baixa liquidez e, se for mal administrado, pode custar muito dinheiro.

Se você quer começar a investir em imóveis, saiba por onde começar!

Ativos financeiros

Investir em ativos financeiros é uma das formas mais fáceis de investimento, sobretudo para quem tem pouca educação financeira e/ou pouco dinheiro para aplicar. E como o objetivo é promover a educação financeira, nada melhor que difundir o modo mais simples de investir.

Eles têm a vantagem de serem fáceis de investir. Além disso, são líquidos (em sua maioria) e escaláveis, o que quer dizer que a pessoa pode começar pequeno, com muito menos dinheiro do que outros tipos de ativos.

Por esses ativos serem muito fáceis de vender, uma pequena mudança no mercado pode fazer você perder um bom dinheiro se não vender a tempo (no caso das ações, por exemplo) ou não aproveitar oportunidades de compra, como aconteceu com a recente baixa nas taxas dos títulos públicos, por conta da queda da Selic.

A melhor dica para quem quer começar a investir é estudar sobre os tipos de investimentos e descobrir qual deles mais se encaixa ao seu perfil. Após isso, lembre-se sempre que é importante variar os investimentos, além de reinvestir o lucro para que o capital continue girando e o dinheiro trabalhe para você.

CLIQUE AQUI para baixar o Ebook Gratuito “Como evitar os 7 Pecados dos Investidores”!

Você também pode gostar

Deixe um comentário