Viagem marcada para o exterior? Veja como se proteger da variação do câmbio

Viagem marcada para o exterior? Veja como se proteger da variação do câmbio

Se você está com viagem marcada para o exterior, é essencial que esteja atento à variação do câmbio, tanto para ajudar no seu planejamento como para evitar uma surpresa bastante desagradável quando voltar.

É muito normal vermos nos noticiários a oscilação do valor da moeda estrangeira e com isso, o “Real” se desvaloriza cada vez mais.

Por isso, muitas pessoas acabam desistindo da viagem, principalmente porque a maioria dos gastos estão correlacionados com a moeda estrangeira, como passagens, hotéis, alimentação, entre outras coisas.

Mas não precisa cancelar a sua viagem. Veja tudo o que você pode fazer para se proteger dessa oscilação do câmbio e continuar com seu sonho de realizar a viagem.

O que é variação de câmbio?

A variação de câmbio, como o próprio nome diz, se refere às altas e quedas da moeda, ou seja, oscilações da moeda estrangeira em relação ao Real.  E quando sobe, há uma desvalorização da nossa moeda.

Pode ser causada por uma série de fatores, como incertezas políticas e econômicas, mas se você se proteger, não vai precisar adiar a sua viagem. É isso que você vai ver agora!

Como se proteger da variação do câmbio

Antes de te passar algumas dicas, tenha em mente a importância de montar um planejamento financeiro já no momento que você estiver pensando em fazer a viagem.

Isso ajuda muito a você ir economizando todos os meses e assim, a viagem não vai impactar o seu orçamento. E quanto antes começar esse planejamento, melhor.

Veja agora algumas dicas para se proteger da variação de câmbio:

1. Definir quanto você vai precisar

A partir do momento que você escolhe o seu destino, é essencial colocar tudo no papel e ver quanto você vai precisar.

Busque informações sobre preços de passagens, hotéis, custos com alimentação, passeios, enfim, todos os detalhes da viagem.

E com base nisso, você começa a economizar todos os meses para conquistar o seu objetivo, que no caso é fazer a viagem.

2. Aproveitar quando a moeda estrangeira está em baixa

A melhor coisa a se fazer é já na época que você estiver planejando a sua viagem, já ir comprando a moeda estrangeira, aproveitando quanto a cotação estiver em baixa.

Para isso, você deve acompanhar diariamente o mercado e ir comprando aos poucos.

3. Comprar antecipadamente passagens, reservas de hoteis e passeios

Uma outra forma para você se proteger da oscilação cambial é comprar com antecedência as passagens, reservar os hotéis e passeios. Por quê?

Porque vários sites, inclusive de companhias aéreas, além de conseguir preços mais baratos quando você faz a compra antecipada, não há a cobrança de IOF e nem há a incidência da variação cambial.

Você paga em reais e dependendo do seu orçamento, é possível o parcelamento sem juros. E aí no dia da sua viagem, praticamente tudo estará pago.

Veja como se proteger da variação do câmbio

4. Pesquisar por destinos mais em conta

Apesar do dólar ou euro estarem em alta, isso não é um impeditivo para você não fazer a sua viagem ao exterior.

Existem vários locais onde o custo de vida é baixo e assim, você não sente tanto essa diferença de moeda. Por exemplo, Portugal e Tailândia.

A alimentação é barata, assim como os hotéis, transportes e passeios.

5. Cuidado com as compras

Se você utilizar o cartão de crédito para fazer as suas compras, preste bem atenção por causa do imposto. Além disso, a moeda será convertida no dia do vencimento da fatura.

E caso a moeda estrangeira no dia esteja em alta, você pode levar um susto quando chegar a fatura.

Para evitar isso, leve um cartão pré-pago, o qual você carrega antes de viajar. Funciona como um cartão de débito e o valor das suas compras são debitadas do cartão.

6. Investir em um fundo cambial

Quando você investe em um fundo cambial, você estará se protegendo das oscilações do câmbio. E realmente é muito mais seguro deixar seu dinheiro no fundo do que em casa.

A maioria dos bancos disponibilizam esse fundo, mas também corretoras. A dica é fazer uma pesquisa para comparar a taxa de administração e saiba que com 1000 reais já é possível investir.

7. Reduzir o tempo da viagem

Se o seu orçamento está muito apertado, considere reduzir o tempo da viagem por alguns dias. Com base nesse cálculo, talvez diminuir alguns dias pode ser uma opção.

8. Conheça tudo sobre o seu destino

Ajuste o seu orçamento para um dia fazer uma refeição mais barata e poder comprar um passeio mais caro no outro dia. Saia do Brasil com tudo isso organizado. É como se fosse um roteiro a seguir, mas isso não significa que você possa alterar alguma coisa no decorrer da viagem.

Conclusão

Você acabou de ver que fazer um planejamento financeiro é fundamental para se proteger da variação cambial. É importantíssimo fazer uma previsão de gastos, como pesquisar preços de passagens, hospedagem, alimentação, transporte, passeios…

Dessa forma, você já começa a economizar para comprar a moeda estrangeira e uma dica é aproveitar para comprar quando a cotação estiver em baixa. Se possível, compre aos poucos.

E quanto antes você fizer esse planejamento, ajuda muito a organizar e adequar seu orçamento para fazer a tão sonhada viagem.

 Comente abaixo qual é o lugar que pretende viajar e como está o planejamento da sua viagem.

CLIQUE AQUI para baixar o Ebook Gratuito “Como evitar os 7 Pecados dos Investidores”!

Você também pode gostar

Deixe um comentário