Como economizar com passagens aéreas nas férias

Como economizar com passagens aéreas nas férias

É claro que você sabe que um dos itens que mais pesa numa viagem de férias são as passagens, não é mesmo? Algumas pessoas acabam até desistindo de viajar para lugares mais distantes e preferem ir para locais onde se possa ir de carro.

Mas saiba que existem sim formas de economizar com passagens aéreas nas férias, basta se planejar e ter as informações corretas.

E é exatamente por isso que estamos aqui: para te mostrar sim, que é possível viajar gastando menos com as passagens.

Como economizar com passagens aéreas nas férias

Como já foi dito acima, as passagens aéreas são o que mais pesa no orçamento durante as férias. Se você parar e pensar, as férias envolvem muitas outras coisas, como gastos com hospedagem, alimentação e passeios.

E se você não abre mão desse período, veja agora como economizar:

1. Planejar com antecedência

Saiba que quanto mais cedo as passagens forem compradas, mais baratas ficam. O ideal é comprá-las com, pelo menos, 6 meses de antecedência.

E se a sua ideia for parcelar, no dia mesmo da viagem, já estará toda paga. Se resolver comprar muito em cima da data, vai pagar bem mais caro.

2. Pesquise

Hoje com a internet, é possível em poucos segundos fazer uma pesquisa entre os principais sites das companhias aéreas e também a opção de aplicativos de busca.

Basta você digitar o destino e a data, que o próprio sistema faz a busca. Com isso, você ganha muito tempo e vai poder visualizar melhor todas as alternativas.

3. Flexibilidade

Muitas pessoas são muito inflexíveis e não abrem mão daquele dia da semana para viajar. Mas saiba que há uma grande variação de preços de acordo com os dias.

A dica aqui é você buscar por outras datas e outros horários. Com certeza, vai perceber que existe uma diferença muito grande.

4. Evite os finais de semana

Geralmente há uma demanda maior pelos finais de semana e a tendência é o preço subir.

Isso só não acontece quando alguma companhia faz uma promoção. Mas preste bastante atenção quanto à data de retorno, pois o preço pode estar mais barato, mas é necessário ficar no local por um certo número de dias.

Por isso que é importante a pesquisa e a flexibilidade quanto às datas da viagem.

5. Escolher os horários

Dependendo do destino, o viajar de madrugada ou bem cedo pode ficar mais em conta.

Na verdade, os horários menos procurados tendem a ser mais baratos, tanto em viagens aqui no Brasil como internacionais.

6. Comprar a passagem avulsa

Mesmo que você esteja viajando com mais de um acompanhante, a dica aqui é comprar a passagem individual. Sabe por que?

Porque caso uma companhia coloque em promoção uma passagem, ela só considera o desconto para uma. E se comprar mais de uma passagem, não vai ter o desconto nas duas.

Como economizar com passagens aéreas nas férias

7. Voo com escalas

Quando um voo é direto para o seu destino, ele é mais caro se comparar com aquele com escalas. Apesar de ser um pouco mais cansativo e demorado, o seu desconto pode chegar até 50%.

8. Aeroporto de destino

Quanto mais distante for o aeroporto do centro da cidade, por exemplo, mais barata vai ser a passagem aérea.

Por isso que vale a pena colocar no papel qual seria o valor do seu deslocamento. Muitas vezes, compensa muito.

Em alguns países da Europa, por exemplo, os aeroportos já têm uma ligação com estações de trem ou de metrô. Assim, você também economiza nesse deslocamento.

9. Milhas

O programa de milhagem, dependendo do número de milhas acumuladas, sua passagem aérea pode sair até de graça. O único gasto é com a taxa de embarque.

Existem casos também onde se pode usar uma parte das milhas e o restante ser pago em dinheiro. Cabe a você escolher o que é melhor.

Por isso que é interessante fazer parte de um desses programas e usar os seus pontos do cartão de crédito. Saiba que algumas companhias aéreas também disponibilizam alguns desses programas, onde suas viagens pela mesma companhia te dão milhas.

10. Promoções de companhias aéreas

Algumas companhias, principalmente aos finais de semana, colocam passagens a preços promocionais.

Vale a pena fazer uma pesquisa e quem sabe um dos destinos oferecidos não é o seu?

Geralmente, elas fazem isso a partir de sexta-feira à noite até domingo. Esteja sempre atento e garanta a sua passagem por um preço mais acessível.

11. Baixa temporada

Pode ser que você não consiga, pois caso tenha filhos, as férias têm que coincidir. Mas saiba que normalmente, as passagens em período de alta temporada têm a tendência de serem mais caras.

Se esse não for o seu caso, opte por viagem na baixa temporada.

12. Reserve a ida e a volta separadamente

É claro que é mais prático comprar de uma só vez a passagem de ida e volta, mas algumas companhias oferecem promoções para um determinado dia e horário.

Vale a pena fazer uma pesquisa e talvez você consiga fazer uma economia comprando a ida e volta separadamente.

Você viu que é possível sim economizar com passagens aéreas nas férias. Assim que escolher o destino, já comece a se planejar. E quanto antes, mais economia vai ter.

Além disso, dedique um pouco de tempo para pesquisar. Compare companhias aéreas, datas e horários. Com certeza, vai encontrar uma passagem aérea que vai caber no seu bolso e não pesar no seu orçamento.

Gostou das dicas? Qual é seu destino para as férias?

CLIQUE AQUI para conhecer o Programa Mente Rica!

Você também pode gostar

Deixe um comentário