Como fugir das tentações de consumo nas redes sociais

Como fugir das tentações de consumo nas redes sociais

Para quem quer economizar sempre existe uma coisa que acontece muitas vezes: inúmeros anúncios de produtos que incentivam o consumo nas redes sociais.

Mesmo não tendo dinheiro para esse tipo de atividade, recorrentemente algumas pessoas passam por essa dificuldade e acabam optando por comprar sem nem entenderem o motivo e criam um problema muito maior.

Por isso, vamos dar algumas dicas de como você pode fugir das tentações de consumo nas redes sociais e de que forma você pode se organizar para que não caia também em muitas outras tentações.

Como as redes sociais agem

Poucas pessoas sabem, mas nas redes sociais nós somos constantemente vigiados, e cada pesquisa feita é recuperada como informação valiosa para empresas e principalmente para lojas online.

Por isso, é comum que você só faça uma pesquisa por uma mochila e segundos depois aparecerem inúmeros anúncios de mochilas de diversos modelos e principalmente de diferentes preços.

Sendo assim dificilmente você não vai encontrar por anúncios nas suas redes sociais, e saber disso te ajuda a planejar melhor toda a sua atenção, inclusive sabendo agora como lidar com essa gama de informações.

Como fugir das tentações de consumo nas redes sociais

Como evitar o consumo nas redes sociais

Como já foi dito, é praticamente impossível fugir das propagandas feitas em redes sociais, e isso acontece muito pelo alto investimento que foi feito nesse setor para que seus dados e preferências pudessem ser colhidas.

Através dessas informações é que eles traçam um perfil e então indicam alguns produtos que podem ser de sua preferência, tendo em vista também que você pode acessar um mini site de opções sem sair de suas redes.

Para conseguir lidar com esse ataque é preciso ter muito equilíbrio e principalmente ter metas muito bem definidas, sendo algo sólido e consistente, que vai ser essencial nesse processo de construção.

Elabore metas financeiras

Ter metas financeiras bem definidas colaboram  com a fuga das tentações de consumo nas redes sociais, visto que você terá tudo muito bem organizado e o dinheiro muito bem direcionado para o que você precisa de fato.

Esse planejamento e as metas devem ser obedecidas irrestritamente, sem que você abra mão da economia e também que você consiga pensar em formas de guardar dinheiro, não somente nos gastos.

Assim você tem uma noção de quanto pode ser gasto e vai saber também quando não puder gastar nada, o que te ajuda a economizar e manter a sua saúde financeira sempre firme.

Deixe sempre um dinheiro para gastar

Nesse planejamento também podem estar incluídos alguns valores que você pode gastar por mês, sendo feita essa separação previamente, com limites e sem a possibilidade de aumento no valor.

Sendo assim, você consegue comprar algo que precisa e também mantém toda a sua organização financeira, o que é o mais importante nesse sentido, e o que de fato deve ser preservado a qualquer custo.

Parece algo relativo à cair na tentação de consumo nas redes sociais, mas na verdade é uma maneira de conseguir adquirir o que você quer sem que prejudique o seu orçamento, o que é uma prática financeira saudável se respeitada.

Evite compras por impulso

Um fator que faz muitas pessoas caírem em tentações de consumo é o fato de serem levadas pelo seu impulso e não pensarem muito nas condições e principalmente nos motivos que estão levando elas a comprarem de fato.

Ao ver uma oferta em redes sociais busque entender melhor sua real situação financeira e ao invés de comprar logo de imediato, procure entender os motivos que estão levando você a comprar.

Se nenhum argumento for forte o suficiente, deixe o produto para uma outra oportunidade que atenda melhor sua necessidade, e não te atrapalhe no sentido de buscar sua economia e saúde financeira de maneira geral.

Fugir das tentações de consumo nas redes sociais é difícil, mas com comprometimento e organização você consegue lidar bem com esse tipo de acontecimento e pode até utilizar isso a seu favor, para o melhor gerenciamento do seu dinheiro.

Para isso, trabalhe com planilhas e também com anotações de todos os custos que você possui e que pretende ter para que não seja pego de surpresa e acabe tendo outros prejuízos maiores sem a real necessidade.

Como você lida com seu consumo nas redes sociais? Extrapola os gastos? Comente abaixo!

CLIQUE AQUI para conhecer o Programa Mente Rica!

Equipe Eduardo Moreira.

Você também pode gostar

Deixe um comentário