5 verdades que você não conhecia sobre o dinheiro

5 verdades que você não conhecia sobre o dinheiro

Administrar o nosso dinheiro não é uma tarefa exatamente fácil. Apesar disso, é muito necessário que saibamos lidar com o dinheiro que recebemos. Caso contrário, realizar os nossos sonhos e os nossos projetos podem ser um acontecimento cada vez mais distante.

A nossa relação com o dinheiro fica mais complicada quando nós não somos organizados o bastante. A organização financeira é necessária em tempos onde uma dívida pode prejudicar a sua vida por um longo prazo.

Por isso, é preciso que enfrentemos o problema de frente, reconhecendo as nossas dificuldades e organizando as nossas finanças.

Para ter sucesso nesse processo, você vai precisar identificar onde você está errando para que então descubra os seus pontos de melhoria. Sem esse tipo de atitude, o seu orçamento não vai demorar a sair do seu controle, se é que isso já não aconteceu.

Não tenha medo de reconhecer que a sua relação com o dinheiro não é das melhores. Quanto antes você admitir os seus erros com as suas finanças, mais cedo você se livrará dos seus problemas com dinheiro.

Dinheiro: 5 verdades que você precisa saber sobre ele

verdades que você não conhecia sobre o dinheiro

Todo mundo quer ter mais dinheiro. Mas você realmente está traçando planos para ter uma vida financeira mais confortável ou está apenas desejando isso?

O pensamento positivo, de fato, é determinante para que atinjamos o sucesso. Porém, ele não deve ser uma via de mão única. O pensamento positivo deve ser combinado com ações para que faça surgir o efeito desejado.

São poucas as pessoas que conseguem se organizar financeiramente e ter a vida que tanto desejam. O que difere essas pessoas das outras? Na maioria dos casos, é a relação que essas pessoas mantêm com o dinheiro que faz toda a diferença.

Você também quer fazer parte desse grupo de pessoas que administram melhor o próprio dinheiro e realizam os seus sonhos? Então, conheça logo abaixo 5 verdades sobre o dinheiro que se você não conhecia, vai conhecer a partir de agora!

CLIQUE AQUI para conhecer o Programa Mente Rica!

1) Você só ganha o dinheiro que pede para ganhar

Ficou confuso?

Essa primeira verdade sobre o dinheiro vem nos dizer que o dinheiro que ganhamos é resultado daquilo que pedimos para ganhar.

Essa ideia surgiu de uma famosa frase de uma autora iraniana chamada Farnoosh Torabi. Em um de seus livros, a autora afirma que:

Você não ganha o dinheiro que merece, mas sim o dinheiro que negocia.

Ela enfatiza o poder da negociação e da argumentação para conquistarmos o dinheiro que desejamos.

Por isso, se você deseja uma promoção no trabalho, um desconto naquele produto ou serviço mais caro do seu orçamento ou a participação em algum projeto rentável, você deve começar pelo interesse.

Não tenha medo de mostrar interesse e, a partir de então, abuse de táticas de negociação. Um bom uso dessas técnicas vai te trazer resultados surpreendentes.

2) Para ganhar muito dinheiro, é preciso ter mentalidade própria

É claro que o sucesso não depende só de você. Ter apoio de pessoas mais experientes e com mais conhecimento pode ser determinante na sua trajetória. Porém, nunca se esqueça que a atitude deve partir de você mesmo.

Com a determinação que vem de dentro de você, o seu caminho fica muito mais fácil de ser trilhado. Cabe a você traçar a sua própria jornada e enfrentar os obstáculos.

Por isso, conte com a ajuda das pessoas, mas sempre lembrando que quem está fazendo a caminhada é você mesmo.

Tenha mentalidade própria e não se deixe influenciar facilmente por qualquer pessoa que aparecer em seu caminho.

Muitos aparecerão durante a sua jornada lhe jogando opiniões pessimistas ou oferecendo promessas fajutas. Não pare a sua caminhada para ouvi-los. Você precisa seguir em frente!

3) Cartão de crédito não é dinheiro

verdades que você não conhecia sobre o dinheiro 3

Nunca devemos nos esquecer que o Cartão de Crédito é apenas uma forma para dividir as nossas despesas, e não o dinheiro em si.

Isso significa que, se você tem um limite de 5 mil reais em seu cartão de crédito, esse valor não necessariamente representa o dinheiro que você tem disponível.

As operadoras de cartão de crédito aumentam o seu limite de acordo com a sua boa regularidade de consumo e de pagamento.

Mas não se engane! O seu limite pode estar aumentando, mas nem sempre a sua renda está. Em alguns casos, inclusive, a renda do consumidor pode até estar diminuindo à medida que tem o seu limite de crédito expandido.

Tendo consciência de que o Cartão de Crédito é apenas mais uma ferramenta para gastarmos o nosso dinheiro, e não uma fonte de renda, conseguimos comprar melhor com ele.

Por outro lado, se você entende que Cartão de Crédito e dinheiro são a mesma coisa, a tendência é que você gaste mais dinheiro do que poderia por mês.

As consequências de usar o cartão de crédito sem critério são muito graves. Além de adquirir uma dívida muito maior do que a dívida inicial, você pode ter o seu cartão cancelado e seu nome negativado, o que vai prejudicar bastante o seu histórico de crédito e dificultar novas compras.

4) A sua aposentadoria depende muito de você

Cresce cada vez mais o número de pessoas que estão optando por outras alternativas para a sua aposentadoria. Alternativas essas que nem sempre passam pelos órgãos governamentais.

Um plano de aposentadoria privada tem sido uma alternativa buscada por muitas pessoas. Apesar disso, esse ainda é um hábito considerado pouco tradicional, já que a maioria das pessoas ainda investem no plano público de aposentadoria.

Cabe a você decidir qual o modelo de aposentadoria que mais atende às suas necessidades. Independente do modelo que você escolher, é importante pensar no seu futuro a longo prazo o quanto antes.

5) Investimentos são chatos, mas necessários

Você já se cansou de ouvir as pessoas falando que você deve fazer vários investimentos? Cansou de ouvir os variados tipos de investimento que você precisa fazer para ter uma vida financeira mais saudável?

Se você já cansou de ouvir esse tipo de conselho, esse é mais um sinal de que você precisa investir o seu dinheiro o quanto antes.

Embora investir não seja uma das atividades mais divertidas, é uma atitude necessária. É a forma que você pode usar para fazer o seu dinheiro render e ter uma boa reserva emergencial ou para o futuro.

E se a sua insatisfação com esses conselhos está relacionada à dificuldade de entender como os investimentos funcionam, procure por conteúdos mais simplificados aqui mesmo no blog e no meu canal.

Aproveite e baixe meu ebook gratuito “Como evitar os 7 pecados capitais dos investidores”. Assim você poderá aprender a fugir dos erros comuns.

Equipe Eduardo Moreira

Você também pode gostar

Deixe um comentário