9 motivos para guardar dinheiro (sempre!)

9 motivos para guardar dinheiro (sempre!)

Muitas pessoas consideram a questão guardar dinheiro como algo praticamente impossível. Se mal conseguem fechar as contas do mês, como irão fazer para poupar?

Não sei se você sabe, mas a maioria dos especialistas da área são categóricos em afirmar que é fundamental fazer uma poupança e acima de tudo, investir uma parte do dinheiro.

Se você sente alguma dificuldade em poupar e não tem ideia quais os motivos para começar a fazer isso hoje, não deixe de acompanhar o que preparamos para você.

Lembrando que é algo que você precisa fazer sempre e não apenas um mês ou outro, certo?

Por que é importante guardar dinheiro

Antes de mostrar para você os principais motivos para guardar dinheiro, tenha em mente que é necessário ter uma disciplina e criar o hábito, pois você deve estar consciente de que fará isso todos os meses.

Uma questão muito importante tem a ver com você traçar metas, a curto, médio e longo prazo. E a partir daí, você pensa em como alcançá-las.

É essencial que você monte um planejamento financeiro, coloque tudo no papel e analise quais as medidas a serem tomadas para conquistar tudo o que estabeleceu como objetivo em sua vida, e é exatamente por isso que é importante poupar.

Agora, vamos te falar quais as razões para começar a economizar a partir de hoje!

9 motivos para guardar dinheiro

Você já viu qual é a importância de se guardar dinheiro e confira abaixo os 9 motivos para começar:

1. Complemento da aposentadoria

Você deve saber que, geralmente, o valor da aposentadoria não dá para cobrir todos os seus gastos. E se você quer ter uma aposentadoria mais tranquila, é melhor começar a poupar já.

Caso você não tenha nenhum tipo de previdência privada e apenas o INSS, o valor que se recebe na aposentadoria é bem abaixo do que se você estivesse na ativa.

Por isso, separe todo mês uma parte do seu salário e invista. O objetivo aqui é que o dinheiro renda e sirva de complemento para a sua aposentadoria.

2. Fazer um curso de especialização

Hoje em dia, diante de um momento complicado que vivemos no país, um profissional especializado em uma área pode fazer toda a diferença, aumentando muito suas chances de conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho.

Pense que ao guardar dinheiro, você estará investindo em você mesmo e na sua qualificação.

Motivos para guardar dinheiro

3. Comprar um imóvel ou um carro

Isso vale tanto para você que mora de aluguel e pensa em ter sua casa própria, como também se deseja trocar de imóvel.

No caso do carro, funciona da mesma forma, apesar que o valor a ser guardado vai ser bem menor, é claro.

Mas independente se é a compra de um imóvel ou carro, é importante você traçar metas. E, nesse caso, reserve um valor todos os meses voltado especificamente para esse objetivo.

4. Oferecer uma melhor educação aos filhos

Quanto à essa questão da educação dos filhos, quanto antes você começar a pensar nisso, melhor.

Muitas pessoas só se preocupam na hora que os filhos estão se preparando para o vestibular, mas se você pegar o exemplo dos EUA, por exemplo, os pais já começam a guardar dinheiro para a faculdade desde que seus filhos são crianças.

5. Ter tranquilidade no caso de perda de emprego

Ninguém está a salvo de perder o emprego de uma hora para outra e já imaginou como será a sua vida se isso acontecer? Como vai ser para pagar as contas?

Mas se você tiver uma reserva de dinheiro para essa finalidade, terá muito mais tranquilidade e poderá se dedicar a procurar outro com mais calma.

6. Fazer uma viagem dos sonhos

Fazer uma viagem é o sonho de muitas pessoas, mas dependendo do destino e do tempo, pode pesar muito no orçamento.

Uma dica para que não comprometa o seu orçamento, é ir poupando todos os meses. E assim, você pode realizar a viagem e não comprometer o seu planejamento financeiro.

7. Montar uma reserva para o lazer

Você sabe que gastos com lazer podem levar você ao descontrole financeiro, principalmente se você tem o hábito de comer em restaurantes, ir a shows ou viajar aos finais de semana.

Por isso, é importante você poupar uma parte do que ganha para cobrir esses gastos.

8. Guardar dinheiro para pagamentos à vista

A grande vantagem de se pagar à vista é que você pode aproveitar excelentes oportunidades, além é claro de não criar dívidas.

Quando você compra parcelado, corre o risco de pagar juros altos e a partir do momento que tem dinheiro no bolso, você tem a possibilidade de fazer um negócio muito melhor.

9. Guardar dinheiro para quitar dívidas

Vamos supor que você contraiu uma dívida com cartão de crédito ou cheque especial.  Saiba que se tiver um valor para quitar essa dívida, é muito vantajoso.

Na maioria das vezes, os bancos oferecem descontos de até 80% da sua dívida e se você tiver dinheiro guardado, pode usar para esse fim.

Conclusão

Se você pensar em todos esses motivos para guardar dinheiro, a tranquilidade está presente em praticamente todos.

Vale a pena você se ver daqui a 10, 20 anos, e pensar como será a sua vida. E a partir do momento que você tem uma reserva de dinheiro, vai ajudar muito a enfrentar qualquer tipo de problema.

Mas é fundamental que você defina metas e seja disciplinado o bastante para alcançá-las. No começo, pode ser um pouco difícil, mas procure tornar essa poupança um hábito na sua vida.

Conte para nós: você consegue guardar dinheiro?

CLIQUE AQUI para conhecer o Sistema 3C da Construção de Riqueza!

Equipe Eduardo Moreira.

Você também pode gostar

Deixe um comentário