15 de junho de 2020

O que são Fundos de Investimento: um guia para iniciantes

O que são Fundos de Investimento: um guia para iniciantes

Se você está pensando em investir e não faz a mínima ideia do que são os fundos de investimento, saiba que cada vez mais pessoas estão saindo da poupança para investir nos fundos.

Investir em fundos de investimento tem muitas vantagens, mas é preciso entender um pouco como funcionam, para então, decidir se esse tipo de investimento se encaixa ou não no seu perfil.

Se você é um investidor iniciante, preparamos um guia onde você vai aprender tudo o que precisa saber sobre fundos de investimento.

O que são fundos de investimento

Os fundos de investimento são compostos por cotas. Quando o investidor aplica seu dinheiro, ele está  adquirindo uma cota e, a partir de então começa a fazer parte do fundo.

Sua principal finalidade é lucrar com a compra e venda de títulos e valores imobiliários. Alguns fundos também podem comprar cotas de outros fundos.

Há dois tipos de fundos, o aberto e o fechado. Em cada um deles, o resgate das cotas pode ser feito de formas diferentes:

  • Aberto: os investidores podem fazer a solicitação a qualquer tempo, conforme as regras do fundo;
  • Fechado: o resgate só pode ser feito no vencimento ou em datas específicas, de acordo com as datas estipuladas no fundo.

Quando uma pessoa decide investir em um fundo, cabe a um gestor fazer toda a gestão dos ativos do fundos, e ao administrador fazer a administração financeira e garantir o funcionamento do fundo. 

O que é uma cota

Todos os fundos de investimento são divididos nas chamadas cotas, que o investidor pode adquirir, todas as cotas somadas representam o patrimônio total do fundo. Portanto, o valor da cota é resultante da divisão do patrimônio líquido do fundo pelo número de cotas existentes.

Quais são os tipos de fundos de investimento

Antes de você começar a investir, é preciso saber quais são os tipos de fundos de investimento disponíveis no mercado para que você possa analisar cada um deles e escolher qual se adequa mais ao seu perfil.

Independentemente do tipo do fundo, todos devem seguir as regras estabelecidas pela CVM – Comissão de Valores Mobiliários. Veja agora os principais:

– Fundos imobiliários

Também chamados de FII, os fundos imobiliários são aqueles que buscam retornos investindo em imóveis ou em títulos de renda fixa lastreados em empreendimentos  imobiliários, por exemplo, as Letras de Crédito Imobiliários (LCI) ou CRI. Suas cotas são negociadas diretamente na bolsa de valores.

Como funcionam os Fundos de Investimento: um guia para iniciantes

– Fundos de ações

São compostos principalmente por ativos de renda variável, ações à vista, certificados de depósito de ações, cotas dos fundos de índice de ações, cotas de fundos de ações, bônus ou recibos de subscrição e Brazilian Depositary.

Vale lembrar, no entanto, que no mínimo 67% da carteira deve estar investido em ações, aquelas que você compra de empresas via bolsa de valores.

 – Fundos multimercados

É composto por vários tipos de ativos, por exemplo, renda fixa, câmbio e ações. Não possui regras quanto a diversidade de ativos, sua carteira pode possuir ativos de muitos mercados diferentes.

– Fundos cambiais

São aqueles que estão associados a moedas estrangeiras, onde os investimentos são em ativos e derivativos destas moedas estrangeiras.

– Fundos de renda fixa

Os fundos de investimento de renda fixa investem, como o próprio nome diz, em ativos de renda fixa.

Alguns exemplos desses ativos são: títulos públicos federais e títulos privados emitidos por bancos e empresas, como por exemplo o CDB, LCI, LCA, bem como, Letras Financeiras.

Existe algum custo para investir no fundo de investimento?

Sim, há custos para fazer a gestão e administração do fundo e para se manter  todos os custos da operação. Por esse motivo, é cobrado do investidor uma taxa chamada de taxa de administração.

Alguns fundos de investimento cobram também a taxa de performance, que é um percentual cobrado sobre a rentabilidade que superar o benchmark,  que é conhecido como o indicador de referência de rentabilidade do fundo.

Além disso, há também a incidência do imposto de renda pela tabela regressiva e, caso o resgate for feito antes de completar um mês de aplicação, é cobrado também o IOF (Imposto sobre operações financeiras). 

Conclusão

Você, que é um iniciante, pode ficar sim um pouco confuso no começo, afinal, são muitas opções de fundos de investimento.

Por isso que o ideal é você escolher uma corretora ou um banco de investimento confiáveis e que lhe ofereça muitas opções para que você possa analisar e escolher a melhor opção para você. 

Uma dica é você fazer uma pesquisa sobre todas as possibilidades e buscar por todas as informações necessárias. As corretoras também contam com profissionais que podem te ajudar nesse processo, como os assessores de investimentos, converse com eles. 

Além disso, continue buscando por conhecimento!

Se você quer realmente se tornar independente financeiramente e fazer boas escolhas de investimentos participe da aula INVESTIR É PARA TODOS!

Aprenda as Lições que sempre foram escondidas sobre Criação de Riqueza e alcance um novo patamar de Inteligência Financeira.

CLIQUE  AQUI e garanta sua vaga para participar da aula gratuitamente no dia 02 de julho!

Forte abraço,

Equipe Edu Moreira

🔴 Curta também as redes sociais! 📷Instagram / 👍Facebook / 🎥 YouTube

Eduardo Moreira

Eleito um dos três melhores economistas do Brasil pela Revista Investidor Institucional, Eduardo Moreira foi apontado pela Universidade da Califórnia como o melhor aluno do Curso de Economia nos últimos 15 anos. Autor de diversos best-sellers, Eduardo foi o primeiro brasileiro a ser condecorado pela rainha Elizabeth II no Castelo de Windsor, em junho de 2012.

Saiba Mais
Deixe um comentário
Você também pode gostar
VÍDEO – Espiritualidade na Ação com Luciana d Òyá, Pastor Henrique Vieira e Frei David
+
VÍDEO – Espiritualidade na Ação com Luciana d Òyá, Pastor Henrique Vieira e Frei David Live sobre espiritualidade com a Iyalorixá Luciana de Oyá, líder religiosa do Ilê Oba Axé Obodó, mãe de santo há 10 anos. Pastor Henrique Vieira, teólogo, ...
23 de junho de 2020
Vídeo – Live com Marcio Calvet e Paulo Mansan
+
Vídeo – Live com Marcio Calvet e Paulo Mansan Live com Marcio Calvet e Paulo Mansan. Marcio Calvet é sócio da área fiscal do Veirano Advogados e Mestre em Ciências Políticas (UFF). Paulo Mansan é ...
23 de junho de 2020
Qual a diferença entre ações e ETFs?
+
Qual a diferença entre ações e ETFs? Quem é investidor certamente sabe quais são os benefícios de diversificar o máximo possível dos investimentos feitos. Por isso, é preciso que estar sempre por ...
13 de julho de 2020