Os segredos de Warren Buffett para lucrar com ações

Os segredos de Warren Buffett para lucrar com ações

Quando no mundo financeiro vemos alguém realizando corretamente os seus investimentos, devemos então nos debruçar nas entrelinhas que o levam a alcançar financeiramente o estrelato através do simples, mas tecnicamente complexo, ato de se investir.

Existem constantes que moldam o investidor de sucesso e aquele que não irá ter a vida financeira que deseja. São diversos os livros que se debruçam na busca de uma sincronia na personalidade daqueles que alcançaram a fortuna e o dinheiro.

Não é de hoje que o ser humano se inspira naqueles que têm um grande sucesso financeiro. Todos gostam de ler, ouvir e anotar os principais pontos sobre eles. Por isso, livros como “Made In America”, de Sam Walton, se tornam um best-seller empresarial e também um guia da vida financeira de diversas pessoas pelo mundo.

Warren Buffett ocupa a terceira posição na lista dos homens mais ricos do mundo, controlando uma grande porcentagem de ações em empresas como Apple, Coca-Cola e Sears.

Os livros sobre o bilionário investidor que mais fizeram sucesso e venderam exemplares foram “A bola de neve: Warren Buffett e o negócio da vida” e “Warren Buffett e as demonstrações Financeiras”. Em síntese, esses dois livros são os que mais falam sobre os segredos do investidor para lucrar com as ações.

O primeiro trata da história de vida do bilionário e de como a sua vida influenciou os seus investimentos, revelando alguns dos seus segredos e de como ele os adquiriu. O segundo livro apresenta os estudos e técnicas que Warren utiliza para definir os seus futuros investimentos, sendo os dois títulos bastante interessantes na leitura e aprendizado.

Como descobrir os segredos de Warren Buffett?

Uma leitura minuciosa dos livros citados é de grande ajuda na hora de criar um perfil de investidor e de saber qual caminho está levando, se esta é realmente a direção correta.

Algumas características como frieza, racionalidade, paciência e o famoso “Feeling the right time” são essenciais a se desenvolver nos investimentos, a partir de uma boa observação e leitura do modo Warren Buffett de agir em relação aos seus investimentos.

Mas antes de tudo e primordialmente, o amor ao dinheiro ganho, juntamente à vontade e ao desafio que é o de fazê-lo se multiplicar, devem estar intrinsecamente agregados àquele que deseja evoluir financeiramente com seus investimentos como fez Warren Buffett.

5 segredos que movem os investimentos de Warren Buffett

Para cumprir com o prometido e lhe dar uma oportunidade de ter uma vida financeira melhor a partir do aprendizado de alguns segredos de Warren Buffett, preparamos cinco deles. E se forem aplicados de forma correta, você verá que o seu dinheiro pode se multiplicar e lhe dar uma vida financeiramente agradável.

Antes disso, entenda que Warren Buffett não é um trader e sim um legítimo investidor, mas que seus segredos de avaliação servem para traders que desejam sentir as cotações das ações a longo prazo.

Warren Buffett 2

1. Estudar a fundo todos os seus investimentos

O bilionário investidor sabe que antes de entrar em qualquer negócio, seja ele qual for, deve-se conhecer as regras e técnicas que fazem os melhores serem o que são. Pois nunca se entra em nada para não se ganhar algo, seja dinheiro ou experiência. Warren Buffett, como um bom investidor, odeia perder dinheiro, só entrando em investimentos para ganhar capital.

Desta forma, o investidor antes de entrar com seu dinheiro em qualquer empresa, a estuda minuciosamente e aplica seus procedimentos de avaliação nesta e no mercado em que está inserida.

Em síntese, nenhum aspecto financeiro e empresarial de algum futuro investimento passa por Warren Buffett sem antes ter seus mínimos detalhes analisados por técnicas de avaliação financeira aprimoradas ao longo dos anos de experiência e estudo do assunto.

Warren preza antes de tudo por conhecimento, pois a frase “Conhecimento é poder” pode ser remodelada aqui por “Conhecimento é dinheiro”, e Warren Buffett, assim como você e qualquer investidor, odeia perder dinheiro em seus investimentos. Simplesmente Warren Buffett dedicou milhares de horas aos estudos, aprendeu a reunir os conhecimentos essenciais para seus investimentos, e os desenvolveu e aplicou até se tornar o bilionário investidor que é hoje.

2. Ter os melhores professores, colegas, sócios e funcionários

Um dos principais segredos que levou Warren Buffett ao auge foi saber reconhecer talentos. O investidor aprendeu a retirar o melhor deles, seja por causa do aprendizado, das ideias, da confiança que eles trazem, dos bons negócios e dos bons colaboradores, Warren Buffett sabe que se dedicar na reunião de talentos ao seu redor é essencial ao seu próprio desenvolvimento.

Desde o início procurou ser, segundo muitos, o principal discípulo do célebre investidor britânico Bem Graham, autor de clássicos como “O Investidor Inteligente” e “Security Analytics”, guias essenciais seguidos por Warren Buffett em seus investimentos.

Posteriormente o bilionário procurou estar com os melhores, como Charles Murger e George Soros, em muitos de seus negócios, e até criou um grupo de discussão sobre investimentos e rumos do mercado. Buffett também ama ter talentos trabalhando para ele em suas empresas, por isso procura sempre pelos melhores administradores. Em síntese, Warren Buffett sabe reconhecer o valor que as ideias e feitos de uma pessoa talentosa pode trazer para os seus investimentos.

3. Reconhecer o valor das empresas quando mortas

Como discípulo principal de Bem Graham, Buffett não poderia deixar de seguir um dos principais ensinamentos do seu professor, que é avaliar o balanço das empresas quando estão liquidadas. Pois assim sabe-se qual é o real valor, em comparação ao preço que o mercado de ações está negociando.

Muitas oportunidades podem surgir a partir das ações que estão desprezadas pelos principais investidores, denominadas chumbos de charuto. Desta forma, este conceito aplicado amplamente por Warren Buffett no início de sua carreira como investidor lhe deu bons frutos e iniciou sua trajetória como bilionário.

Por este motivo a leitura destes livros de Bem Graham são de fundamental importância para se entender uma parte dos princípios de investimentos de Warren Buffett.

4. Reconhecer o valor das empresas quando vivas

Em um momento de sua vida, quando questionado sobre sua filosofia de investimentos, Warren Buffett a definiu sendo 70% Graham e 30% Philip Arthur Fisher. Aí se encontra outro segredo de Warren, pois simplesmente ele sabe investir de maneira qualitativa, avaliando o valor das empresas quando vivas e definindo o seu valor futuro a partir das ações financeiras e empresariais tomadas no presente.

Pode parecer confuso no início, mas dois livros de Fisher explicam bem esse conceito: “Ações comuns, Lucros extraordinários” e “Investidores conservadores dormem tranquilos”.

Nestes livros o autor define alguns quesitos que a empresa sondada para investimentos deve atender para que o retorno ao investidor no futuro seja viável. Já que obviamente o crescimento de uma empresa no futuro corresponderá a um aumento do preço de suas ações, e um grande ganho a seus acionistas, e é à procura destes investimentos que Warren Buffett passa a maior parte de sua vida.

5. Nunca esbanjar dinheiro

Desde o início de sua vida, Warren Buffett foi um legitimo poupador. Nunca foi do seu agrado gastar seu dinheiro, pois sempre em sua mente o conceito de que com paciência, visão a longo prazo e bons investimentos, 50 dólares hoje poderiam se tornar 50 mil em alguns anos.

Esse conceito foi seguido à risca por Buffett por décadas, por isso o nome de sua principal biografia é denominada “A bola de Neve”, em homenagem ao perfil acumulador de dinheiro do bilionário investidor mais famoso do mundo.

Warren Buffett é um exemplo àqueles que desejam trilhar os mesmos passos, resta saber se alguém poderá alcançar as suas dimensões.

CLIQUE AQUI para conhecer o Programa Mente Rica!

Equipe Eduardo Moreira

Você também pode gostar

Deixe um comentário