Vale a pena ter um carro elétrico?

Vale a pena ter um carro elétrico?

O carro elétrico entrou de vez para um dos itens mais desejados por pessoas que querem algo mais moderno aliado a um veículo que gasta muito menos de combustível, o que já é um grande avanço.

Mesmo assim, existem alguns pontos que devem ser levados em consideração, mas que algumas pessoas não chegam nem mesmo a fazer essa avaliação da maneira com a qual de fato se espera.

Partindo desses fatos, vou falar um pouco sobre o carro elétrico, quais são as suas vantagens e também alguns pontos que devem ser levados em consideração para que você decida por adquirir ou não.

As vantagens de um carro elétrico

Um carro elétrico traz algumas vantagens e todas elas são bastante plausíveis, e é justamente o que torna esse tipo de veículo um dos mais desejados e procurados por algumas pessoas.

A ideia é aliar algo bonito e moderno com uma redução do custo de deslocamento, que são os pontos principais oferecidos por um carro elétrico, e por isso é fundamental prestar atenção nesses detalhes.

A seguir vou falar separadamente sobre cada uma das vantagens e apontando também o motivo de serem tão importantes na análise e no trabalho que é preciso para adquirir um carro deste nível.

Custo com combustível reduzido

Um carro elétrico não tem como principal fonte de energia o combustível que usamos constantemente, e que está sempre em um preço exageradamente alto, o que torna essa vantagem a principal.

Mesmo os carros híbridos, ou seja, que utilizam as duas modalidades, você tem uma redução significativa no uso da gasolina, o que configura uma redução importante do custo mensal com relação ao deslocamento.

Ainda que em algumas situações é preciso levar em conta o custo com energia elétrica, nada se compara ao que normalmente é cobrado nos postos de gasolina e que normalmente faz com que a gente perca tempo com muitas contas.

Proteção do meio ambiente

Outro ponto interessante é que os carros elétricos são benéficos para o ambiente, por não emitirem gases que ajudam a promover o efeito estufa, e isso também é muito importante para se avaliar em um automóvel.

A questão ambiental também acaba sendo uma das marcas fortes do carro elétrico, e geralmente é uma possibilidade que acaba atraindo muitos compradores, e por consequência você tem acesso a outros tantos benefícios.

Esses são os pontos principais e que geralmente são os motivadores para a aquisição dos carros elétricos, tendo em vista que são muito importantes para esse processo em especial no que diz respeito ao meio ambiente e redução de custos.

Vale a pena ter um carro elétrico

Pontos para se atentar

Mesmo sendo algo importante e com pontos a seu favor, existe o outro lado, e é justamente o que serve para balizar o seu interesse ou não em um carro elétrico, e são pontos muito importantes que muitas vezes fogem da nossa análise.

A ideia é fazer um contraponto importante para que você consiga pensar e se perguntar o porquê de adquirir o veículo e ter alguns pontos que podem ser um entrave neste momento, o que não quer dizer necessariamente que é algo ruim.

O mais importante é oferecer o suficiente para que você avalie se vale a pena esse esforço frente aos retornos, já que cada caso é particular, principalmente no que diz respeito à compra propriamente dita.

Custo de aquisição

Por ser algo inovador no mercado e exigir uma montagem muito complexa, o custo para aquisição de um carro elétrico pode ser muito alto em determinado momento, o que traz alguns prejuízos.

Se você pretende comprar esse carro é preciso que leve em conta que o seu custo é de fato bastante elevado, principalmente pelo fato de que é um item que desvaloriza pouco e seu custo de deslocamento é baixo.

Ficar atento a este ponto é um diferencial para que você tenha uma decisão mais assertiva, seja na aquisição de fato ou no intuito de conseguir planejar corretamente todo esse custo envolvido.

Manutenção

Além do custo alto com a compra, a manutenção do veículo também tende a ser muito onerosa, já que não é feito em uma oficina comum, e mesmo se feita, necessita de outros procedimentos ligados à parte elétrica.

Pensar no custo que você pode ter no que diz respeito à manutenção também é uma forma de pensar melhor se é de fato viável para a sua condição financeira e para o que você está pensando para as suas finanças.

Ter um carro elétrico é algo que pode mexer totalmente na sua vida financeira. Se por um lado o custo dele é alto, por outro o deslocamento fica mais em conta, e assim, tendo os prós e contras, você pode tomar essa decisão.

O que pesa é justamente a sua condição atual e o quanto pretende investir, para que esse custo não afete toda a sua vida financeira.

Para você vale a pena ter um carro elétrico? 

CLIQUE AQUI para conhecer o Sistema 3C da Construção de Riqueza!

Equipe Eduardo Moreira.

Você também pode gostar

Deixe um comentário