Esquecer dinheiro no bolso da calça ou do casaco é até normal. Mas já pensou ter valores a receber de um banco? Com o novo serviço do Banco Central do Brasil (BCB) você pode consultar se tem alguma quantia esquecida ou até mesmo inesperada em um banco, consórcio ou outra instituição financeira.
Após alguns problemas técnicos com o Registrato, sistema de consulta que reúne informações sobre a sua movimentação financeira, o Banco Central criou um novo site para a consulta e resgate do valor esquecido.
[lwptoc]
Quais são os tipos de valores a receber?
Você pode ter valores a receber referentes a:
- Contas corrente ou poupança encerradas com saldo disponível;
- Tarifas cobradas indevidamente, desde que a devolução esteja prevista em Termo de Compromisso assinado pelo banco com o BCB;
- Parcelas ou obrigações relativas a operações de crédito cobradas indevidamente, desde que a devolução esteja prevista em Termo de Compromisso assinado com o BCB;
- Cotas de capital e rateio de sobras líquidas de beneficiários e participantes de cooperativas de crédito;
- Recursos não procurados após encerramento de consórcio.
Como saber se tenho valores a receber?
Para consultar o seu saldo, basta acessar o site criado pelo Banco Central, digitar seu CPF ou o CNPJ de sua empresa ou da empresa que você representa, e verificar se tem ou não valores a receber.
Ao acessar o site, coloque na agenda a data que o sistema irá te informar. Nesse dia, volte no mesmo site e use seu login e senha no Gov.br para acessar o sistema. Você será informado do total de dinheiro a receber, da instituição que deve te devolver o valor, e da origem desse valor. Também poderá solicitar o resgate.
Leia também: Melhor câmbio: 3 dicas de ouro (que valem mais do que dinheiro)
Atenção, é preciso ter cadastro nível prata ou ouro no Gov.br para conseguir efetuar o resgate.
Caso você perca a data estipulada pelo sistema, não se preocupe: a quantia é sua e continuará guardada até você solicitar a devolução.
Como receberei a quantia?
Algumas instituições financeiras aderiram ao Pix para realizarem a devolução do valor em até 12 dias úteis. Em alguns casos, a instituição poderá pagar via TED ou DOC, mas desde que em até 12 dias úteis e na conta vinculada à chave Pix que você selecionou no sistema.
Em casos de dúvida, basta entrar em contato com a instituição financeira para combinar a devolução dos valores. Os canais de atendimento serão exibidos ao clicar no nome da instituição.
Cuidado com golpes e fraudes!
O Banco Central do Brasil criou um sistema próprio para garantir o atendimento e a segurança de pessoas físicas e jurídicas. Fique atento se o site que você está acessando é o oficial que mostramos neste artigo.
O Banco Central não envia links nem entra em contato com você para tratar sobre valores a receber ou para confirmar seus dados pessoais;
Ninguém está autorizado a entrar em contato com você em nome do Banco Central ou do Sistema Valores a Receber;
Nunca clique em links suspeitos enviados por e-mail, SMS, WhatsApp ou Telegram;
Não faça qualquer tipo de pagamento para ter acesso aos valores. É golpe!
Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato pelo Fale Conosco do Banco Central. Este é um serviço do(a) Banco Central do Brasil . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.
Se você quer saber onde investir os valores a receber do BCB, assista essa aula gratuita em que o Eduardo Moreira ensina como construir, aumentar e preservar patrimônio em qualquer cenário econômico.
Equipe Edu Moreira
🔴 Curta também as redes sociais! 📷Instagram / 👍Facebook / 🎥 YouTube
Eduardo Moreira
Eleito um dos três melhores economistas do Brasil pela Revista Investidor Institucional, Eduardo Moreira foi apontado pela Universidade da Califórnia como o melhor aluno do Curso de Economia nos últimos 15 anos. Autor de diversos best-sellers, Eduardo foi o primeiro brasileiro a ser condecorado pela rainha Elizabeth II no Castelo de Windsor, em junho de 2012.
Saiba Mais