Dicas para usar internet banking com segurança

Dicas para usar internet banking com segurança

É muito difícil você não encontrar uma pessoa que use o internet banking. Ele é mais prático, mais rápido, mas você precisa tomar alguns cuidados.

Afinal, são seus dados bancários que estão ali e se você não se proteger, corre o risco de ter sua conta invadida.

Mas, felizmente, com o avanço de novas tecnologias, você pode acessar e fazer todas as movimentações na sua conta online com a total segurança.

E é exatamente isso que vamos tratar aqui: dicas para você se proteger ao movimentar sua conta bancária na internet.

O que é internet banking

O internet banking é uma plataforma digital onde você vai poder fazer todas as suas transações financeiras, consultar extratos, fazer pagamentos de contas na internet.

Quando surgiu, só podia ser acessado através de computadores, mas com a implementação de novas tecnologias, aplicativos foram desenvolvidos e hoje, você pode acessar sua conta também através do seu smartphone e tablet.

A maioria dos bancos disponibilizam seus aplicativos para baixar e assim, você poderá realizar suas operações financeiras quando e de onde quiser.

Dicas para usar internet banking com segurança

São coisas relativamente simples e se você estiver bem atento, terá sua conta protegida ao acessar o internet banking:

1. Cadeado verde e https

Todos os bancos hoje usam a criptografia. Por isso, ao digitar o nome do banco, verifique se antes do endereço aparece um cadeado verde e o https. Isso significa que a conexão está criptografada e a comunicação é segura.

2. Verificar se o nome do banco está correto

Muitas pessoas fazem a pesquisa pelo banco no Google. E aí aparece uma lista com vários endereços.

É muito importante observar se a grafia está correta, porque basta uma letra errada e você será encaminhado para um site falso. Ou seja, confirme a URL, que é o endereço do site do banco, e verifique se é o site oficial da instituição financeira.

3. Só digite sua senha se o seu nome estiver correto

Assim que você acessar a sua conta, a primeira coisa que precisa ver é se seu nome está correto. Caso contrário, nem digite a sua senha. Essa é uma medida de segurança que os bancos usam para proteger seus dados.

4. Preste bem atenção na página do banco

Se você tem o costume de acessar o internet banking, já sabe como que é a página principal do banco.

Caso perceba alguma coisa diferente, não continue, pois pode ser uma página falsa. Feche essa página e tente acessar novamente.

5. Não use computadores compartilhados

Nunca acesse a sua conta a partir de computadores compartilhados, por exemplo, em lan houses.

É bastante perigoso porque você não conhece as outras pessoas que usam esses computadores e algumas podem instalar programas para roubar seus dados.

O ideal é usar seu próprio computador ou celular ou de alguém que tenha bastante confiança.

6. Instale um programa antivírus

Independentemente do dispositivo que você use, seja no computador, tablet ou celular, instale um programa antivírus.

Assim, a qualquer sinal de ameaça ou invasão, você receberá um alerta. Não se esqueça de mantê-lo sempre atualizado. Uma outra dica é ter um anti-spam e firewall.

7. Use o token ou o cartão chave de segurança

Toda vez que for fazer uma transação no internet banking, dê preferência por usar o token ou a chave de segurança.

A maioria dos aplicativos dos bancos já contam com esse recurso e lembrando que os bancos só pedem para você digitar um número. Caso haja a solicitação de mais um código, não continue a transação.

No caso do cartão chave de segurança, ele contém uma numeração com três dígitos cada, e a cada transação é solicitado que você informe os dígitos correspondentes àquele número.

A grande vantagem do token é que o código só é válido por alguns segundos, e se você não concluiu a transação naquele tempo, terá que digitar outro código.

Dicas para usar internet banking com segurança

8. Nunca forneça sua senha para terceiros

Provavelmente você já sabe, mas vale a pena reforçar: Nunca forneça sua senha para terceiros, até mesmo para alguém sacar um dinheiro para você.

9. Fique atento a e-mails de bancos

Os bancos não enviam e-mails para seus clientes. Por isso, caso receba algum, tome muito cuidado e nem responda.

Você corre o risco de clicar em algum link e ser direcionado para uma página falsa, e ter sua conta invadida por hackers.

10. Troque as senhas de tempos em tempos

Se você usa o internet banking com frequência, sabe que são solicitadas duas senhas: uma para entrar na conta em si e outra para efetuar as transações.

O ideal é que sejam diferentes e que você troque essas senhas de tempos em tempos. É uma garantia para proteger seus dados.

11. Instale sistemas se segurança do próprio banco

Alguns bancos disponibilizam sistemas de segurança para serem instalados, especificamente para o uso na internet. São dispositivos que fornecem ainda mais segurança na navegação.

12. Sempre clique em ‘Sair’ ao concluir suas transações

Todas as vezes que você acabar de usar o internet banking, clique em ‘sair’ ou em alguns bancos tem a opção ‘encerrar a sessão’.

Isso é porque existem programas que podem gravar sua senha e se você não sair da sua conta, uma outra pessoa pode acessá-la.

13. Nunca clique em links de propagandas de bancos

Os bancos possuem sites oficiais e, geralmente, se você clicar em propagandas, você será direcionado para um site falso.

Além disso, preste bastante atenção para não clicar em nenhum link que venha através de mensagem de texto no seu celular.

14. Não forneça seus dados por telefone

Se você receber um telefonema dizendo que é do seu banco, nunca forneça seus dados pessoais nem senhas. Para confirmar se foi mesmo do banco, entre em contato diretamente com o banco e tire todas as suas dúvidas.

Conclusão

É claro que usar o internet banking é muito mais cômodo e prático, mas você precisa tomar certos cuidados. Muitas pessoas agem de má fé e estão presentes na internet somente para aplicar golpes e se você não estiver atento, pode cair em uma armadilha.

Mas se seguir todas as dicas que passamos, com certeza estará bem protegido e poderá acessar sua conta online com segurança.

Você usa o internet banking? Conte sua experiência online para nós!

CLIQUE AQUI para conhecer o Sistema 3C da Construção de Riqueza!

Equipe Eduardo Moreira.

Você também pode gostar

Deixe um comentário