17 de fevereiro de 2022

Consumismo inteligente é ferramenta para seguir com planejamento financeiro

Consumismo inteligente é ferramenta para seguir com planejamento financeiro

Quando nossos pais e avós iam aos mercados, era comum voltarem com vários folhetos com promoções e descontos exclusivos da semana. Na época, essa era uma das únicas maneiras de economizar e praticar o consumismo inteligente.

Já nos dias atuais, é possível encontrar uma série de soluções que levam mais eficiência para o nosso orçamento. Continue a leitura e entenda como praticar o consumismo inteligente na sua rotina.

O que é consumismo inteligente?

Como o próprio nome indica, o consumismo inteligente se baseia em uma aquisição com mais atenção e cuidado para garantir o melhor negócio. No consumo inteligente, também é comum o uso de ferramentas que ajudam a trazer mais vantagens à compra.

Dentre as ferramentas que podem ser usadas no consumismo inteligente estão:

  1. Cashback: termo em inglês que significa “dinheiro de volta”, o cashback é um programa de recompensas onde uma porcentagem do valor gasto em uma compra é devolvido ao titular.
  2. Milhas aéreas e programas de pontos: os gastos realizados em um cartão específico ou em um estabelecimento credenciado no programa se transformam em pontos, que podem ser resgatados como descontos em produtos, passagens aéreas e contratação de serviços.
  3. Cupons de desconto: códigos que oferecem reduções de preço nas compras
  4. Sites de comparar preços: apesar desse tipo de site não oferecer nenhum desconto, é possível encontrar valores praticados por diferentes lojas a fim de fazer compras com o melhor custo-benefício.

As cinco perguntas do consumismo inteligente

Além de utilizar todas as ferramentas que citamos acima para trazer mais economia para as suas compras, outro cuidado que ajuda a praticar um consumismo mais inteligente são as cinco perguntas que você deve fazer antes de qualquer compra (especialmente as que não foram planejadas).

1ª pergunta – Eu quero?

Você vai ao shopping para comprar um presente para uma festa quando se depara na vitrine com uma blusa verde neon maravilhosa. Seus olhos brilham e você pensa na mesma hora “eu quero”. Mas será que quer mesmo?

Antes de sequer entrar na loja, pare e faça uma lista mental de três coisas que você poderia comprar com esse dinheiro. Nada pareceu tão bom quanto a blusa? Então você realmente a quer.

2ª pergunta – Eu preciso?

A blusa é maravilhosa, mas será que você precisa de uma quarta peça de roupa verde neon? Será que você realmente usa as outras peças no seu armário ou consegue combinar essa peça com o resto do seu guarda-roupa?

Se a resposta for sim para todas essas perguntas, então você talvez precise dessa compra.

Consumismo inteligente

3ª pergunta – Eu posso?

Essa é a pergunta mais difícil, porque, na maioria das vezes, a resposta é não. Mas quando pensamos no cartão de crédito guardado na carteira, ela pode se tornar um sim com muita facilidade.

Nesse momento, seja honesto com si mesmo e só compre o que seu orçamento permite comprar.

4ª pergunta – Eu mereço?

Nós sempre merecemos algo especial para celebrar nossas conquistas e batalhas diárias. Mas se nos presentearmos diariamente, deixará de ser um consumismo inteligente, não é mesmo?

Por isso, tente unir esse presente com algum objetivo. Por exemplo: para comprar a blusa, você primeiro precisará juntar R$ 300 no seu fundo de emergência. Se você não juntar o dinheiro, não vai “desperdiçá-lo” com uma blusa.

5ª pergunta – Eu devo?

Você sonhou com a blusa durante um mês inteiro enquanto juntava os R$ 300 para o fundo de emergência. Após investir o valor, você corre para a loja e se depara com a blusa, que não era mais tão bonita quanto você se lembrava.

Será que você ainda deve gastar esse dinheiro ou ele seria melhor aplicado em outras metas? Só você vai saber a resposta!

Entendeu como praticar o consumismo inteligente nas compras?

Apesar de aparecerem gastos que atrapalham nosso planejamento, é sempre possível levar o consumismo inteligente para nossa rotina. Assim, garantimos mais tranquilidade e segurança para nós e toda a nossa família.

Se você quer levar uma vida mais saudável e livre de preocupações financeiras, assista à aula exclusiva que transformará completamente a forma como você pode construir patrimônio e gerar riqueza!

Equipe Edu Moreira

🔴 Curta também as redes sociais! 📷Instagram / 👍Facebook / 🎥 YouTube

Eduardo Moreira
Eduardo Moreira

Eleito um dos três melhores economistas do Brasil pela Revista Investidor Institucional, Eduardo Moreira foi apontado pela Universidade da Califórnia como o melhor aluno do Curso de Economia nos últimos 15 anos. Autor de diversos best-sellers, Eduardo foi o primeiro brasileiro a ser condecorado pela rainha Elizabeth II no Castelo de Windsor, em junho de 2012.

Saiba Mais
Você também pode gostar
O que é liquidez corrente e qual a importância desse indicador para os investimentos
+
O que é liquidez corrente e qual a importância desse indicador para os investimentos Um dos passos a serem tomados ao buscar novos investimentos nas bolsas de valores são as análises fundamentalistas das corporações. Nesse tipo de análise, o ...
4 de fevereiro de 2022
Valores a Receber do BCB: o que é e como consultar?
+
Valores a Receber do BCB: o que é e como consultar? Esquecer dinheiro no bolso da calça ou do casaco é até normal. Mas já pensou ter valores a receber de um banco? Com o novo serviço do Banco Central do Brasil ...
27 de abril de 2022
Análise técnica de ações: como fazer
+
Análise técnica de ações: como fazer Fazer Análise Técnica de Ações é imprescindível para quem investe. Quando buscamos um imóvel, sabemos que a localização é tudo. O preço de uma roupa em ...
10 de dezembro de 2021