Passos para economizar nos presentes de Páscoa

Passos para economizar nos presentes de Páscoa

A Páscoa está chegando e tem como economizar nos presentes. Com um bom planejamento e seleção de  presentes, é possível economizar.

É bem provável que tenha prazer de presentear as pessoas que você gosta, principalmente com ovos de chocolate. A questão aqui é que, dependendo do presente, pode acabar pesando no seu orçamento.

Por isso, é importante você aprender todos os passos para economizar e não comprometer a sua vida financeira nos próximos meses.

Vale a pena economizar nos presentes de Páscoa

Antes de mostrar os passos para economizar nos presentes de Páscoa, é importante não extrapolar o seu orçamento e ter em mente os compromissos dos outros meses. Ter um planejamento financeiro é o ideal porque, desta forma, já se sabe quais serão os gastos e o quanto tem disponível na conta. Caso perceba que vai se endividar com esses presentes, não tem problema algum não dar.

Passos para economizar nos presentes de Páscoa

Após analisar o planejamento financeiro, fazer as contas e ver o valor que pode gastar com os presentes de Páscoa, veja aqui os passos para economizar na compra desses presentes:

1. Faça uma pesquisa de preços

Na verdade, fazer uma pesquisa de preços não deve ser apenas no período da Páscoa, mas em tudo o que você pretende comprar. As lojas ficam repletas de produtos, e saiba que pode haver uma grande diferença de preço de uma loja para outra.

De repente, antes mesmo de ir até uma loja, uma dica é buscar na internet os preços. Assim, você poupa tempo e dinheiro, porque já sabe onde vai comprar.

2. Preste atenção às propagandas e folhetos da loja

Algumas lojas costumam colocar determinados produtos em promoção e você pode aproveitar ótimas oportunidades. Além disso, fique atento aos folhetos, pois às vezes os produtos expostos nas prateleiras estão com preços diferentes.

3. Faça uma lista

Antes de sair para fazer as compras dos presentes, faça uma lista. Apesar de querer dar para todas as pessoas da sua família e amigos, talvez não caiba no seu orçamento. De repente, priorize as crianças e pessoas mais próximas.

4. Compre com antecedência

Você sabia que deixar para última hora, corre o risco de pagar bem mais caro? Acontece que, geralmente, os produtos mais baratos são os primeiros a serem vendidos e o que resta são justamente os mais caros. Por isso, antecipe as suas compras.

5. Saiba escolher o presente

Normalmente, os ovos são mais procurados. Mas é possível buscar por alternativas, como caixas de bombons ou barras de chocolate. As pessoas vão gostar da mesma forma e são mais baratas.

Passos para economizar nos presentes de Páscoa

6. Não leve as crianças

O problema de levar as crianças é que, dificilmente, você vai conseguir economizar nos presentes de Páscoa. Isso porque as crianças ficam meio que atraídas pelos ovos com brindes e estes são os mais caros. E alguns pais não conseguem dizer ‘não’ aos seus filhos.

7. Faça Ovo Oculto

Hoje em dia, tem crescido muito o Ovo Oculto entre famílias e amigos. Funciona da mesma forma que o Amigo Oculto no Natal, só que o presente é um ovo de chocolate.

É uma ótima forma de se economizar nos presentes porque você vai comprar apenas um. No final, todos ficam satisfeitos e melhor, sem gastar muito.

8. Determine um teto para gastar

Com base no seu planejamento financeiro, você tem uma noção de até quanto vai poder gastar. O ideal é mesmo antes de sair de casa, já saber até quanto pode gastar com cada presente.

9. Faça ovos em casa

Se você tem alguma habilidade na cozinha, que tal você mesmo preparar os ovos e bombons? Na internet tem vários tutoriais que ensinam o passo a passo. É muito fácil e você vai fazer uma boa economia. Além dos ovos ficarem bem mais gostosos.

10. Cuidado com o cartão de crédito

O problema do cartão de crédito é que acabamos comprando por impulso. E muitas vezes, fugimos da lista. Vale lembrar ainda para evitar ao máximo as compras parceladas, por mais atrativos que forem os valores das parcelas.

Você deve estar ciente que a fatura vai chegar no próximo mês. E se você não tiver como pagar, corre o risco de criar uma dívida sem a menor necessidade.

É possível economizar nos presentes de Páscoa?

Sim, basta você seguir os passos que acabamos de citar. Não é difícil e todos vão ficar satisfeitos. O que não pode é você se endividar com os presentes e chegar no próximo mês não ter dinheiro para pagar uma conta.

Vale lembrar também que normalmente na Páscoa ou preparamos um belo almoço em casa ou vamos a um restaurante. E aqui também você pode economizar. Por exemplo, se for um almoço em família, peça para cada um levar um prato. E em relação ao restaurante, é melhor você evitar.

Além de gastar muito mais, estão sempre cheios nessa época e um momento que seria de confraternização, acaba virando uma grande dor de cabeça. São coisas muito simples. Tenha um tempo para fazer uma pesquisa, compare preços e aí sim você vai fazer uma boa economia.

Como já foi dito, tenha sempre um planejamento das finanças atualizado. Assim, você sabe se pode ou não ter essa despesa. E além disso, até quanto pode gastar em cada presente. Vale repetir mais uma vez: lembre-se que a Páscoa é uma época do ano e se você extrapolar o seu orçamento, pode acabar comprometendo o resto dos meses do ano, trazendo problemas para a sua vida financeira.

Conte para nós: já está se preparando para os gastos da Páscoa?

CLIQUE AQUI para conhecer o Programa Mente Rica!

Você também pode gostar

Deixe um comentário