7 dicas para ser uma pessoa organizada financeiramente

7 dicas para ser uma pessoa organizada financeiramente

Você deve saber que ser uma pessoa organizada financeiramente é sinônimo de tranquilidade e maior segurança. Por isso, é importante não deixar de conferir as contas.

Veja as dicas para aprender a organizar as suas finanças, vai entender a importância de poupar e muito mais.

Por que organizar as finanças

A resposta é bem simples: uma pessoa organizada financeiramente tem o total controle sobre suas finanças, isto é, sabe exatamente para onde vai o seu dinheiro.

E no caso de descontrole, o melhor a fazer é mudar algumas coisas, caso contrário, você corre o risco de ter sérios problemas financeiros.

Caso você seja uma dessas pessoas, não se preocupe. Basta um pouco de força de vontade e disciplina que, em pouco tempo, você coloca todas as suas contas em dia. E melhor, ainda vai sobrar algum dinheiro para investir.

Dicas para ser uma pessoa organizada financeiramente

Talvez você até já siga algumas dessas dicas, mas se não está dando certo, é bem possível que não esteja fazendo da maneira correta.

Por isso, leia cada uma delas com bastante atenção e seja uma pessoa organizada financeiramente.

1. Montar um planejamento financeiro

Para fazer um planejamento financeiro eficaz, a primeira coisa que você precisa saber é quais são seus gastos e comparar com o que você ganha. E como fazer isso?

  • Anote todas as suas despesas fixas: aluguel, condomínio, alimentação, mensalidade escolar, plano de saúde, contas domésticas, financiamento ou prestação de empréstimo, se tiver…
  • Registre gastos eventuais: remédios, presentes…
  • E gastos com lazer e cuidados pessoais: restaurantes, cinema, academia…

É muito importante você não se esquecer de anotar todas as despesas diárias, como transporte, cafezinho, etc, além dos gastos com cartão de crédito.

Depois de ter colocado tudo no papel, em uma planilha ou mesmo usando um app, compare com a sua receita. E me responda: Consegue pagar todas as contas? Fica alguma para o outro mês? Depois de pagar tudo, sobra algum dinheiro?

2. Colocando as contas em dia

Se você fez todas as suas contas e percebeu que está gastando mais do que a sua receita, é a hora de rever todas as suas contas.

A ideia é reduzir as contas e esse é o primeiro passo para ser uma pessoa organizada financeiramente.

Dê uma olhada em seus gastos fixos e analise formas de reduzir o valor. Por exemplo, juntar uma quantidade de roupa para ligar o ferro e a máquina de lavar, colocar o chuveiro elétrico na posição verão ou trocar o seu pacote de TV por assinatura.

Esses são apenas alguns exemplos, mas com certeza você irá encontrar uma maneira de baixar o valor das suas contas.

3. Quitar dívidas

Você está devendo o cartão de crédito ou “pendurado” no cheque especial? Os juros cobrados são os maiores que existem. Assim, você precisa se livrar dessas dívidas o quanto antes.

Uma ideia é conversar com os seus credores e tentar diminuir os juros ou estender o prazo de pagamento, mas já saia de casa com o valor que cabe no seu orçamento.

Outra dica é o empréstimo pessoal, desde que os juros sejam menores em comparação com os que você está pagando. E aí você trocaria uma dívida pela outra, só que pagando menos juros.

4. Saiba usar com inteligência seu cartão de crédito

O cartão de crédito é o maior vilão para o endividamento da maioria dos brasileiros, mas, enquanto você está no processo de procurar ser uma pessoa organizada financeiramente, o melhor é não usar o cartão.

É claro que o cartão pode ser um ótimo aliado, principalmente em alguma situação de emergência, mas desde que você o use com inteligência. Por exemplo:

  • Não compre por impulso e o que você não precisa;
  • Evite os parcelamentos;
  • Pague a fatura integral;
  • Tenha apenas 1 cartão.

5. Faça uma reserva de emergência

Ninguém está a salvo de algum imprevisto na vida, como perder um emprego, por exemplo. E é por isso que a reserva de emergência é essencial.

Basta você separar todo mês um determinado valor e ir compondo essa sua reserva. Os especialistas recomendam que o valor da reserva de emergência deve equivaler ao total de 6 meses de todas as suas despesas.

E no caso de acontecer alguma coisa, poderá, pelo menos, pagar suas contas e ter calma para encontrar um novo trabalho.

Dicas para ser uma pessoa organizada financeiramente

6. Procure investir o seu dinheiro

Agora que você já tem a sua reserva de emergência separada, chegou a hora de fazer seu dinheiro trabalhar para você. E como fazer isso?

Buscar por investimentos de acordo com seu perfil. Apesar da maioria das pessoas pensarem logo na poupança, mesmo sendo segura, rende muito pouco.

Existem outros tipos de investimentos também sem risco e que rendem muito mais, por exemplo, o Tesouro Direto, que com R$30 já se pode aplicar.

Faça uma pesquisa sobre investimentos disponíveis no mercado, busque o máximo de informações e converse com quem entende.

7. Trace metas

A melhor maneira para você conseguir poupar é estabelecendo metas a curto, médio e longo prazo. A minha dica é que comece pelas de curto prazo, assim, você fica muito mais motivado para seguir em frente.

E nada de colocar metas inatingíveis, você vai ficar frustrado justamente porque é impossível atingir.

À medida que for conquistando metas mais fáceis, proponha a si mesmo alguns desafios e torne essas metas um pouco mais difíceis.

Conclusão

Ser uma pessoa ser organizada financeiramente. É tudo muito simples e fácil, mas vai exigir um pouco de esforço e disciplina.

Só em pensar que você vai ter o controle das suas finanças e saber exatamente onde está gastando, ajuda bastante a adotar medidas para não se perder novamente.

No começo é um pouco mais complicado, mas depois os resultados irão te mostrar que valeu a pena.

Você é uma pessoa organizada financeiramente ou leva as finanças de qualquer modo? Fale para nós!

CLIQUE AQUI para conhecer o Sistema 3C da Construção de Riqueza!

Equipe Eduardo Moreira.

Você também pode gostar

Deixe um comentário