18 de julho de 2019

Quanto custa despachar bagagem em viagens de avião?

Quanto custa despachar bagagem em viagens de avião?

As regras para despachar bagagem em viagens de avião mudaram. Antigamente, o passageiro tinha direito a despachar de uma a duas malas, sem nenhum custo adicional, mas agora é preciso pagar por esse serviço.

Muitas pessoas acabam desistindo da viagem, pois além do preço da passagem, ainda terão que desembolsar um valor a mais. Mas a dica é: se você comprar a sua passagem e incluir a bagagem, vai pagar bem menos.

Se ainda está em dúvida, não deixe de conferir o que você deve prestar atenção antes de embarcar.

Entenda as novas regras para despachar bagagem

A ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil – estipulou novas regras para despachar bagagem em viagens de avião.

Como era? As companhias aéreas ofereciam uma franquia de uma bagagem de 23 kg para voos nacionais e duas malas de até 32 kg para voos internacionais.

Só que agora as empresas aéreas não são mais obrigadas a dar essa franquia e cabe a elas determinar o valor e se realmente vão cobrar ou não.

Talvez a gratuidade volte a valer, pois depende da sanção do presidente da República. Por isso que vale a pena você ficar atento aos noticiários e confirmar quais são as regras em vigor.

Quanto custa despachar bagagem

Os valores para despachar bagagem variam de uma companhia para outra, mas saiba que se você comprar a sua passagem com antecedência e já incluir a bagagem, vai pagar praticamente a metade.

Por isso que é importante que antes de comprar a sua passagem, você fazer uma pesquisa e conferir a tabela de preços de cada empresa aérea. Vamos falar em mais detalhes a tudo que você tem direito:

Bagagem de mão

Bagagem de mão é aquela que pode ser levada junto ao passageiro na cabine da aeronave, mas não pode pesar mais que 10 kg.

Além disso, cada companhia aérea determina o tamanho, mas geralmente as dimensões são: 55 cm (altura) x 35 cm (largura) x 25 cm (profundidade).

Além da bagagem de mão, o passageiro pode levar uma bolsa pequena, uma mochila, um laptop, etc.

Se é a primeira vez que você está viajando, saiba que alguns objetos são proibidos na bagagem de mão. Veja alguns exemplos:

  • Objetos pontiagudos, cortantes ou com ponta arredondada;
  • Explosivos;
  • Em voos internacionais, os líquidos não podem ultrapassar 100 ml, além de colocados em uma embalagem plástica.

Nesses casos, todos esses itens devem ser despachados, pois se for identificado que a embalagem tem mais de 100 ml, o produto é descartado.

Bagagem despachada

A bagagem despachada se refere àquela que vai no porão do avião e é entregue no momento do check-in.

Existem valores diferenciados para despachar bagagem, onde a bagagem já pode ou não estar incluída no valor da passagem.

Mas se o passageiro quiser, pode comprar bagagens adicionais. Em voos nacionais, esse valor varia de R$ 60 a R$ 120,00.

Como já foi dito, se você fizer a compra antecipada vai pagar praticamente a metade, se comparado à compra feita no balcão da companhia no dia da viagem.

Lembrando que essa mala deve pesar até 23 kg e ter a dimensão de 158 cm lineares.

Em relação aos voos internacionais, como o preço é calculado em dólar, vale a pena conferir antes de embarcar. A grande maioria das empresas só permitem uma ou duas malas de 23 kg e algumas até cancelaram a franquia.

Agora, se a bagagem pesar mais ou sua medida ultrapassar os 158 cm, é cobrada uma tarifa a mais.

Quanto custa despachar bagagem em viagens de avião?

Valores cobrados em voos internacionais 

Air France

A Air France oferece franquia de bagagem despachada em voo iniciado no Brasil de até duas malas de 23 kg. Em relação a excesso de peso e bagagens adicionais, o preço depende do trajeto.

American Airlines

Para voos internacionais, exceto para os Estados Unidos, é permitido uma mala de até 23 kg. No caso dos EUA, a franquia é de duas malas de até 23 kg.

Agora, se você precisar comprar uma bagagem excedente, o ideal é comprar com pelo menos 6 horas de antecedência do voo, pois assim você garante um desconto de 50%.

Azul

A empresa oferece gratuidade para voos internacionais de duas malas de até 23 kg. E no caso de exceder o peso, será cobrada uma taxa no momento do check-in.

Gol

A Gol cobra por despachar bagagem e na hora que você for comprar a sua passagem, verifique se já incluído ou não o valor da bagagem.

Delta

É permitido a franquia de duas malas de até 23 kg cada, mas se exceder esse peso, o valor cobrado será de 100 dólares.

E no caso da bagagem adicional, o preço é de 200 dólares.

Esses são apenas alguns exemplos. Mas preste bastante atenção quando for comprar a sua passagem. E por falar em passagem, a dica é comprá-la com o máximo de antecedência, pois aí você tem uma maior chance de adquirir preços mais baratos.

Conclusão

Antes de embarcar, é essencial que você verifique quanto terá que desembolsar para despachar bagagem, pois com as novas regras, a maioria das empresas aéreas não oferece mais a gratuidade.

Isso vale tanto para voos nacionais como internacionais. E dependendo da companhia, o valor pode encarecer muito o preço da passagem.

Lembrando que o passageiro tem direito a levar uma bagagem de mão de até 10 kg, sem nenhum custo adicional.

Mas como há uma variação dos valores cobrados pela bagagem despachada, o melhor a fazer é fazer uma pesquisa e escolher a empresa que te ofereça o melhor custo benefício.

Você costuma despachar bagagem quando viaja? Comente abaixo!

CLIQUE AQUI para conhecer o Sistema 3C da Construção de Riqueza!

Equipe Eduardo Moreira.

Eduardo Moreira

Eleito um dos três melhores economistas do Brasil pela Revista Investidor Institucional, Eduardo Moreira foi apontado pela Universidade da Califórnia como o melhor aluno do Curso de Economia nos últimos 15 anos. Autor de diversos best-sellers, Eduardo foi o primeiro brasileiro a ser condecorado pela rainha Elizabeth II no Castelo de Windsor, em junho de 2012.

Saiba Mais
Deixe um comentário
Você também pode gostar
VÍDEO – Trazendo os dados pra mesa – Minuto Live
+
VÍDEO – Trazendo os dados pra mesa – Minuto Live “Para onde vai todo o dinheiro que sai do Estado?”, questiona Eduardo Moreira. É necessário que se saiba, segundo ele, que toda a quantia, sem ...
27 de julho de 2020
Dicas práticas para quem nunca investiu começar a investir
+
Dicas práticas para quem nunca investiu começar a investir Boa parte dos textos sobre educação financeira indicam as mesmas coisas: organizar, planejar e investir. Mas muitas pessoas não conseguem chegar neste último ...
3 de agosto de 2020
VÍDEO – O Brasil perde a luta como país porque não age como um país
+
VÍDEO – O Brasil perde a luta como país porque não age como um país Jessé Souza é um sociólogo, professor universitário e pesquisador brasileiro que atua nas áreas de Teoria Social, pensamento social brasileiro e estudos ...
3 de agosto de 2020