Como garantir o melhor câmbio para viagem?

Como garantir o melhor câmbio para viagem?

Você está com uma viagem marcada e quer saber como garantir o melhor câmbio? Na verdade, isso só não ajuda no planejamento, como também para não correr o risco de ver seu orçamento estourar quando retornar.

É frequente essa variação cambial e o problema é que a nossa moeda fica cada vez mais desvalorizada e com isso, a moeda estrangeira fica mais alta.

E se você pensar que todos os seus gastos, inclusive o preço das passagens, estão atrelados ao câmbio, quanto antes puder comprar a moeda estrangeira, melhor.

Caso tenha dúvidas, não deixe de nos acompanhar e saber tudo o que precisa fazer para garantir o câmbio no melhor valor e poder aproveitar ao máximo a sua viagem.

Como funciona o câmbio?

Antes de saber como garantir o melhor câmbio, é importante saber como ele funciona.

Algumas pessoas pensam que se refere à troca de moeda, mas não. Você está vendendo uma para comprar outra. Por isso que você vê valores diferentes para compra e venda.

Por mais que existam várias moedas estrangeiras, é o dólar que serve de referência para a cotação do câmbio.

Vários fatores podem ocasionar a variação cambial, como a economia, mudança de governo ou algum fato relevante em algum país do mundo, principalmente nos Estados Unidos.

Como garantir o melhor câmbio

Em primeiro lugar, se você está pensando em fazer uma viagem, comece o quanto antes a montar um planejamento financeiro voltado para essa viagem.

Assim, você pode controlar alguns gastos, de forma a economizar todo mês. O ideal é que você não se endivide por conta da viagem, pois ao invés de ser um prazer, pode se tornar um problema.

Separamos aqui algumas dicas para ajudar a comprar melhor: 

1. Estabelecer quanto pretende gastar

Vamos supor que você já definiu o destino da sua viagem e agora é o momento de olhar para o seu orçamento e estabelecer quanto pretende gastar.

E uma coisa que ajuda muito é você buscar saber como é o custo de vida do local, desde hospedagem, alimentação, até meios de transporte e passeios turísticos.

Quando você tem todos esses dados em mãos, é mais fácil de fazer previsões e já te dá uma ideia de quanto vai precisar economizar todos os meses.

Tudo isso é uma estimativa, mas ajuda muito na hora que você está planejando a sua viagem.

Como garantir o melhor câmbio para viagem?

2. Estar atento ao mercado diariamente

Para você conseguir o melhor câmbio, uma dica é você ficar de olho no mercado todos os dias. Por quê?

Porque como há muita variação no mercado, você pode aproveitar a oportunidade quando a cotação estiver em queda. E assim, você vai comprando aos poucos e não pesa tanto no seu orçamento.

Lembrando que, os especialistas recomendam que qualquer viagem ao exterior deve ser planejada, pelo menos, com seis meses de antecedência.

3. Saber onde comprar

Algumas pessoas, até pela falta de tempo ou comodismo, acabam comprando a moeda na primeira corretora ou banco.

Mas saiba que mesmo que o valor possa parecer o mesmo, há sim uma variação de um local para outro.

E para ter o melhor câmbio, faça pesquisas, telefone para várias corretoras e depois compare os valores quebrados.

Aqui vai uma dica valiosa: não troque a moeda em aeroportos e nos finais de semana, pois geralmente, a cotação é muito mais alta.

4. Comprar com antecedência passagens, reservas de hotéis e passeios

Como já foi dito acima em relação a você planejar sua viagem com antecedência, isso vale também para passagens, hotéis e passeios.

Você pode conseguir preços muito mais vantajosos em razão da não cobrança de IOF e se você fizer a compra em um dia de cotação baixa, melhor ainda.

Embora seja o dólar que guie esse mercado, por exemplo, você pode comprar a sua passagem em reais e dependendo do seu orçamento, pode optar pelo parcelamento sem juros.

4. Escolhendo o destino da viagem

No caso de você ainda estar decidindo o destino da sua viagem, a dica é escolher a época de baixa temporada, além de buscar por um lugar onde o custo de vida não seja muito alto.

Existem vários países com alimentação barata, várias opções de passeios turísticos gratuitos e você pode usufruir da sua viagem sem pesar tanto no seu bolso.

5. Conhecer tudo sobre o seu destino

Quando você conhece muito bem para onde vai viajar, ajuda muito no seu planejamento. E se possível, faça um roteiro. Dessa forma, você consegue gerenciar melhor seu orçamento.

É claro que chegando lá, algumas coisas podem mudar. De repente, um passeio que não estava programado, ir a um restaurante típico da região, mas nada que possa lhe trazer prejuízos financeiros.

Conclusão

Se você pode perceber, em praticamente todo o texto foi mencionado a importância do planejamento e, de fato, é o que te mais ajuda a garantir o melhor câmbio.

E não se esqueça de pesquisar diariamente o mercado e assim, pode acompanhar as altas e baixas da moeda e assim, poder aproveitar e comprar quando estiver em queda.

Além disso, você viu também como é importante fazer a previsão de gastos, como é o custo de vida no local, quanto vai gastar com alimentação, passeios, etc.

A nossa dica é que quanto antes você montar o planejamento, vai ajudar você a ir ajustando o seu orçamento e pensando em formas de economizar para realizar a sua viagem.

CLIQUE AQUI para baixar o Ebook Gratuito “Como evitar os 7 Pecados dos Investidores”!

Equipe Eduardo Moreira.

Você também pode gostar

Deixe um comentário