4 de junho de 2019

O que é e como usar os juros compostos a seu favor

O que é e como usar os juros compostos a seu favor

Os juros compostos podem ser usados a seu favor e muitos não sabem. Aprenda a calcular os juros compostos e como aumentar os seus rendimentos.

Talvez você até tenha uma noção geral, mas não faz a mínima ideia de como os juros compostos funcionam e, principalmente, como podem proporcionar melhores resultados. Foi exatamente por isso que preparamos esse artigo para você, onde vai aprender como tirar proveito dos juros e otimizar seus rendimentos financeiros.

[lwptoc]

O que são Juros?

Os juros se referem a todas as remunerações obtidas de um investimento feito. Podem ser de duas maneiras, ou através de rendimento ou taxa.

No caso do rendimento, é todo o valor acrescido que você recebe do seu investimento. Por exemplo, vamos supor que você colocou seu dinheiro na poupança. Vai perceber que na data do aniversário, o dinheiro disponível estará maior.

Já nas taxas, são todos os valores que você paga a mais a um banco, por exemplo. Quando você pega um empréstimo, você está pagando todos os meses uma taxa de juros.

Diferenças entre Juros Simples e Compostos

Essa taxa pode ser aplicada por meio de juros simples ou juros compostos.

Juros simples são aqueles pré-estabelecidos, ou seja, são fixos. Para você entender melhor: vamos supor que emprestou um dinheiro para um familiar, o qual deve incidir juros de 5% ao mês.

Assim, é só pegar o valor emprestado e calcular 5% em cima dele, ou seja, emprestou 20 mil reais, receberia 1000 reais ao mês. E se você emprestou por um período de 5 meses, ao final, receberia os 20 mil que emprestou + 5.000 (1000 reais por mês) = 25.0000 mil reais.

No caso dos juros compostos, são calculados os juros sobre os juros. O cálculo é feito aplicando juros sobre o capital que você emprestou e acrescido dos valores já recebidos. Dessa forma, o seu rendimento é bem maior.

Como funciona a aplicação dos Juros Compostos?

No primeiro mês, você recebe 1000 reais. Mas a partir do segundo mês, o cálculo é o seguinte: 20000 + 1000 x 0,05 = 1050. No terceiro, 30000 + 1050 x 0,05 = 1552,50.

Se você prestar atenção, todo mês ele acrescenta o valor que já foi recebido e adiciona os juros. Sendo assim, a sua rentabilidade é bem maior do que os juros simples.

Conseguiu entender como é diferente dos juros simples?

Lembrando que eles podem servir a seu favor ou contra você. Por exemplo, quando você deixa de pagar a fatura do cartão de crédito, são os juros compostos que deixam a sua dívida impagável.

Como usar os Juros Compostos para te deixar mais rico?

Como viu no exemplo acima, os juros compostos possibilitam uma rentabilidade muito melhor e como funciona em relação aos seus investimentos?

 juros compostos

O que é e como usar os juros compostos a seu favor

Então, significa que, quanto maior for o prazo que deixar seu dinheiro aplicado, maior será seu rendimento.

Mas para isso, é preciso que você tenha bastante disciplina, pois o dinheiro deve ficar investido a longo prazo. E o ideal é que você tenha feito um planejamento financeiro com antecedência e tenha a certeza de que não vai precisar do dinheiro.

Pegando novamente o exemplo dado, se você projetar isso para 10 anos, o seu dinheiro irá valer duas vezes e meia mais do que o que investiu.

Na verdade, quem está fazendo seu dinheiro multiplicar é exatamente a aplicação dos juros compostos.

No final, você vai perceber que o seu capital aumentou de valor apenas pelos juros acumulados naquele determinado período. Procure optar por bons investimentos e deixe que os juros compostos façam todo o trabalho.

Investimentos que utilizam Juros Compostos

Todos os investimentos disponíveis no mercado financeiro de renda fixa utilizam juros compostos. Conheça alguns: CDB (Certificado de Depósito Bancário), LCI (Letra de Crédito Imobiliário), LCA (Letra de Crédito do Agronegócio) e Tesouro Direto.

Como calcular Juros Compostos

Utilize a seguinte fórmula para calcular juros compostos: M = C(1+i)t

Legenda:

  • M = Montante final
  • C = Capital aplicado
  • i = taxa fixa
  • t = período

Se você tem um Capital aplicado de R$ 5mil por uma taxa de 1% ao mês por 6 meses, o seu cálculo será o seguinte:

M = 5.000 x (1+0,01)6

M = 5.000 x 1,016

M = 5.307,60

R$ 307,60 é o resultado dos Juros Compostos no seu investimento.

Por que é importante começar a investir?

Nós ainda temos a mentalidade de acharmos que é preciso ter muito dinheiro para começar a investir, mas é uma ideia errada.

Hoje, mesmo com pouco dinheiro, já é possível fazer um investimento. E quanto mais cedo você conseguir, melhor.

Só para você saber: todos os investimentos do mercado financeiro brasileiro se baseiam em juros compostos, como o Tesouro Direto, CDB, LCI, entre outros. Por isso, o ideal é buscar um investimento mais adequado ao seu perfil e procurar  investir o seu dinheiro a longo prazo, pois assim poderá ganhar muito mais. Pense que é só você começar a poupar uma quantia todos os meses e não faz ideia de qual será o valor daqui a 5, 10 ou 20 anos.

Já imaginou ter uma aposentadoria mais tranquila e ter o dinheiro trabalhando para você?

Monte um planejamento financeiro, e se possível uma planilha de gastos. O objetivo aqui é fazer com que sobre todo mês um valor e invista, principalmente pensando no seu futuro.

Conclusão

Os juros compostos podem funcionar a seu favor ou não. Se você pega um empréstimo com um banco, ele funciona contra você, pois sua dívida será cada vez maior.

Mas no caso dos seus investimentos, eles só trazem benefícios, sendo a chance de você aumentar o seu patrimônio, em razão dos efeitos dos juros sobre os juros.

Se você já ouviu alguém falar de alguém que vive de renda ou de juros, é justamente por causa dos juros compostos.

Agora que já aprendeu o que é e como usar, já conseguiu diferenciar os juros compostos dos simples? Que tal se aprofundar nesse assunto e aprender mais para ter segurança na hora de investir? Assista à aula gratuita e exclusiva com Eduardo Moreira.

Equipe Edu Moreira

🔴 Curta também as redes sociais! 📷Instagram / 👍Facebook / 🎥 YouTube

Eduardo Moreira
Eduardo Moreira

Eleito um dos três melhores economistas do Brasil pela Revista Investidor Institucional, Eduardo Moreira foi apontado pela Universidade da Califórnia como o melhor aluno do Curso de Economia nos últimos 15 anos. Autor de diversos best-sellers, Eduardo foi o primeiro brasileiro a ser condecorado pela rainha Elizabeth II no Castelo de Windsor, em junho de 2012.

Saiba Mais
Você também pode gostar
Fundos imobiliários: o guia definitivo
+
Fundos imobiliários: o guia definitivo Se você tem interesse pela área de investimentos, provavelmente já ouviu falar em fundos imobiliários. Mas você sabe exatamente o que são fundos imobiliários ...
8 de novembro de 2018
4 inimigos das suas finanças pessoais
+
4 inimigos das suas finanças pessoais Organizar as finanças pessoais é um desafio enorme para boa parte da população brasileira. Para isso, saber identificar os inimigos das suas finanças pessoais ...
26 de outubro de 2018
Crise financeira familiar: como ela pode chegar de surpresa
+
Crise financeira familiar: como ela pode chegar de surpresa Não é nenhuma novidade, principalmente no Brasil, o aumento da crise financeira dentro das famílias. Pode ser causada por uma série de motivos: demissão, ...
5 de abril de 2019