3 de setembro de 2019

Renda fixa: tudo sobre CDB, LCI e LCA

Renda fixa: tudo sobre CDB, LCI e LCA

Na busca por saber qual o melhor tipo de investimento de renda fixa, algumas pessoas esbarram sempre em uma sopa de letrinhas que podem significar muita coisa: CDB, LCI e LCA. Entender sobre cada uma dessas modalidades de investimento é também tentar viabilizar o melhor tipo de investimento e avaliar o que se encaixa com você, com a sua situação atual. Isso é importante para que consiga escolher melhores rendimentos ou somente para uma segurança maior de retorno, ainda que seja um pouco abaixo do esperado.

Visando um melhor aproveitamento do seu dinheiro, é necessário que você pense e avalie cada investimento, afinal ele pode determinar qual vai ser a sua margem de ganho e, assim, definir também como você vai aplicar melhor seu patrimônio, afinal é o seu dinheiro que está em jogo.

Portanto, confira os três tipos de investimento em renda fixa mais conhecidos e, de que forma eles funcionam, para que você possa escolher qual o melhor para você.

Melhores tipos de investimento de renda fixa?

Para escolher o melhor tipo de investimento para você é preciso conhecer a fundo cada modalidade, suas regras, rendimentos e o risco que geram, afinal se diferem entre si e entre outros investimentos de renda variável.

Cada investimento de renda fixa traz consigo também uma possibilidade de retorno em termos de valores, mas principalmente, é uma forma de ter uma modalidade segura. Ou seja, com menores riscos que demais investimentos.

Renda fixa: tudo sobre CDB, LCI e LCA

De modo que ao buscar algo além da poupança e, com rendimentos melhores, eles se tornam  uma opção interessante.

A partir dessas informações iniciais, vamos finalmente para alguns dos investimentos em renda fixa para que você conheça cada um deles e possa também avaliar qual o mais adequado para as suas condições e seus objetivos.

CDB

O investimento em CDB (Certificado de Depósito Bancário) é uma das modalidades de investimentos mais conhecidas dos títulos de renda fixa e consiste em um empréstimo para o banco, que devolve o dinheiro com juros.

Esse dinheiro emprestado ao banco é utilizado para operações de empréstimos aos seus clientes. O CDB é garantido pelo FGC (Fundos Garantidos de Crédito) no valor máximo de R $250.000 reais por CPF.

O retorno financeiro é obtido ao longo do tempo e, em alguns casos, você só consegue resgatar o seu capital após um período de carência, que costuma ser de até 5 anos, o que configura um tipo de investimento a longo prazo.

LCI

O investimento feito em LCI (Letra de Crédito Imobiliário) também segue a mesma lógica de segurança do CDB, e do mesmo modo possui duas formas de remuneração, uma pré-estabelecida para os retornos, chamada de rendimento pré-fixado. E outro modo de remuneração chamado de pós fixado.

O tipo de rendimento pós fixado é variável e dependente diretamente do CDI (Certificado de Depósito Interbancário), pois a taxa oferecida é mensurada por um percentual do valor do CDI.

Como avaliar a rentabilidade de um investimento

Isso significa que o valor a ser resgatado será somente conhecido no dia, já que essa é uma taxa variável, podendo ser maior ou menor do que o previsto na data do resgate.

LCA

O investimento em LCA (Letra de Crédito Agrário) segue a mesma lógica dos tipos de investimentos anteriores e possui as mesmas formas de rendimentos da LCI e CDB, justamente por fazer parte de uma mesma categoria de investimentos.

Sendo assim é somente uma categoria diferenciada de investimentos que é oferecido, na área de agronegócio, que pode possuir taxas diferentes, mas que opera da mesma forma que as regras da LCI,

O que CDB, LCI e LCA têm em comum?

CDB, LCI e LCA não se parecem apenas por serem investimentos de renda fixa.

Os três seguem o que é determinado no momento da contratação e a remuneração dos ativos pode ser prefixada ou pós-fixada. No caso de remuneração pós-fixada, o índice mais comum é a Taxa DI. Essa taxa refere-se à variação dos juros dos Certificados de Depósitos Interbancários (CDI), que são os empréstimos que os bancos fazem entre si.

Eles  podem apresentar um período de carência determinado pela instituição emissora e essa informação deve estar disponível para o investidor antes de fazer qualquer aporte.

Além disso, todos são títulos privados, emitidos por bancos, e têm a garantia do FGC.

Para saber qual o melhor tipo de investimento, é preciso que você tenha um objetivo claramente estabelecido, que leve em conta se você quer um valor já certo, o investimento com valor pré-fixado, ou de acordo com o momento do resgate, o pós-fixado.

Em qualquer uma das modalidades os investimentos feitos estão muito bem seguros e o risco é mínimo, tendo sua variação de rendimentos justamente pela modalidade escolhida e também pelo objetivo que você traçou.

Normalmente o melhor investimento é aquele que te atende em suas expectativas e também que renda importantes ganhos a partir do seu planejamento financeiro.

Pesquise antes de optar por um desses investimentos e escolha o que melhor se encaixa com o seu bolso.

Se você ficou com alguma dúvida ou quer se aprofundar no assunto e aprender mais para ter segurança na hora de investir, assista à aula obrigatória para quem quer construir riqueza e aprender a investir. É gratuita e nela Eduardo Moreira vai te ensinar mais sobre Economia e Investimentos do que as pessoas que te assessoram nos Bancos sabem!

Equipe Edu Moreira

🔴 Curta também as redes sociais! 📷Instagram / 👍Facebook / 🎥 YouTube

Eduardo Moreira
Eduardo Moreira

Eleito um dos três melhores economistas do Brasil pela Revista Investidor Institucional, Eduardo Moreira foi apontado pela Universidade da Califórnia como o melhor aluno do Curso de Economia nos últimos 15 anos. Autor de diversos best-sellers, Eduardo foi o primeiro brasileiro a ser condecorado pela rainha Elizabeth II no Castelo de Windsor, em junho de 2012.

Saiba Mais
Deixe um comentário
Você também pode gostar
Imposto de Renda: como declarar o seu investimento
+
Imposto de Renda: como declarar o seu investimento O prazo para declarar o Imposto de Renda 2021 é até 31 de maio e todos que tiveram uma renda tributável acima de R $28.559,70 em 2020 precisam fazer a ...
15 de abril de 2021
O BRASIL É FÉRTIL PARA O NEOLIBERALISMO VIOLENTO!
+
O BRASIL É FÉRTIL PARA O NEOLIBERALISMO VIOLENTO! O neoliberalismo respeita as características de cada país, até para poder ter adesão da população. Em um país como o Brasil que, desde a sua origem, tem como ...
9 de julho de 2021
A mentira que escondem e que destrói a reputação de Guedes
+
A mentira que escondem e que destrói a reputação de Guedes Assista a live completa no YouTube. Equipe Edu Moreira
30 de abril de 2021