26 de setembro de 2018

10 dicas para economizar dinheiro sem deixar de viver bem

10 dicas para economizar dinheiro sem deixar de viver bem

Economizar dinheiro é um dos princípios da Educação Financeira. Fazer o dinheiro render mais, gastar menos e ter controle financeiro são os desejos de milhares de pessoas. Porém, muitos acreditam que para conseguir economizar precisam passar necessidades, o que não é verdade!

Existem estratégias e formas de organização financeira que permitem que você faça sobrar dinheiro sem abrir mão de uma vida confortável.

Confira também o artigo Como criar o hábito de economizar dinheiro de uma vez por todas

Preparamos 10 dicas para você economizar dinheiro sem deixar de viver bem, mas, antes de começar as dicas, você precisa mudar um comportamento urgente: comece a anotar todos os seus gastos. Você pode fazer isso em uma tabela ou com a ajuda de um aplicativo.

Aprenda a montar uma planilha de gastos para controlar seu dinheiro. Dessa forma você vai conseguir enxergar para onde ele está indo e como pode modificar o seu estilo de vida, sem deixar de aproveitar.

Pronto para as dicas? 

1. Regra dos 50-15-35 para economizar dinheiro

A regra dos 50-15-35 é uma divisão da sua renda mensal em três categorias: gastos essenciais, prioridade financeira e estilo de vida.

Sendo assim, 50% da sua renda deve ser destinada a gastos essenciais, como aluguel, contas de água e luz, plano de saúde, escola. Todas essas despesas fixas não podem ocupar mais do que 50% da sua renda, para que você possa administrar melhor os outros 50%.

Os 15% devem ser destinados às suas prioridades financeiras, como quitar dívidas ou investir caso você não tenha mais contas a pagar. Use essa porcentagem para fazer uma reserva de emergência ou até mesmo juntar dinheiro para realizar um sonho, como uma viagem ou a compra de um imóvel.

Os 35% restantes devem ir para o seu estilo de vida: restaurantes, academia, hobbies.. A ideia é que essas despesas sejam feitas depois de quitar as dívidas e as contas pagas. Ou seja, quando as duas etapas anteriores foram cumpridas com sucesso.

2. Só deixe de fazer algo se realmente gerar economia

Você não precisa deixar de se divertir para economizar dinheiro. O que realmente pode trazer uma grande economia é deixar de trocar de carro todos os anos ou parar de entrar no cheque especial todo mês e pagar os juros mais caros do mercado, por exemplo.

Mas prefira alternativas que sejam mais baratas, como, por exemplo, evitar sair à noite, preferir parques à shopping, programas em casa do que em bares. Não deixe de se divertir, apenas tenha suas metas em mente.

3. Tenha objetivos e disciplina

Por falar em metas, qual é a sua?

Quando você começa a economizar dinheiro, ter uma meta facilita a garantir a disciplina. Ou seja, você tem de responder a uma pergunta: para quê você está juntando dinheiro? Esse vai ser seu objetivo.

Se você estabeleceu uma quantia para guardar na poupança então não mude de ideia no mês seguinte. Uma ideia é apostar na poupança programada, que debita o valor diretamente da sua conta.

Assim você não corre o risco de gastar o valor que se propôs a poupar.

Dessa forma, será mais fácil manter aquela meta dos 50-15-35.

Leia também: Conta de luz muito alta: é possível pedir revisão?

4. Equilibre os gastos supérfluos

Equilibre os gastos em itens supérfluos que podem ser encontrados em versões mais em conta. Por exemplo, se você possui um smartphone que está dando conta, não há necessidade de trocá-lo por um que acabou de ser lançado.

Mas lembre-se de ser flexível. Caso trocar de smartphone seja importante para você, compense esses gastos reduzindo um pouco sua ida a bares, restaurantes e baladas, ou opte por fazer as unhas ou a barba em casa neste mês.

5. Tenha fontes de renda alternativas

Com a Internet veio a facilidade de expor o nosso trabalho e é comum que pessoas tenham um freela ou um trabalho para ganhar uma renda extra.

Enquanto garantem a estabilidade tendo um emprego formal, a renda alternativa complementa o salário, ajudando a economizar mais ou até mesmo a ter uma vida melhor.

Algumas opções de renda extra:

– passear com cães aos fins de semana;

– ser motorista de aplicativo entre o trajeto casa x trabalho ou nas horas vagas;

– dar aulas particulares;

– fazer comida para fora, como bolos e salgadinhos;

– revender produtos ou ser representante de vendas de outras marcas.

6. Guarde dinheiro sempre no começo do mês

Poupar no final do mês, quando você está próximo de receber, nunca dá certo. Quando se quer economizar dinheiro, é preciso retirar sempre o mesmo valor da sua conta corrente para guardar logo nos primeiros dias do mês após receber o seu pagamento.

Nossa dica é tentar retirar esse dinheiro, mesmo que seja para investimentos, no dia do recebimento do seu salário.

Talvez você também se interesse pelo artigo Como montar uma planilha de controle financeiro?

7. Mude o cartão de crédito para um sem anuidade

Os cartões podem ser grandes vilões quando a ideia é economizar, mas podem, muitas vezes, salvar você de alguma situação.

Uma saída é trocar o seu cartão para algum que não cobre anuidade, bancos digitais costumam oferecer esse benefício, por exemplo. Opte sempre por compras à vista, evite parcelamentos no cartão do crédito, pois assim você economizará a longo prazo.

8. Procure comprar mais barato sempre

Pechinchar não é vergonha! Pesquise sempre e procure programas de recompensas e descontos.

Um bom exemplo é o site Méliuz. Além de oferecer cupons de desconto dos principais sites de comércio eletrônico no Brasil, você pode receber parte do dinheiro que pagou, chegando a receber “cash backs” de até 50% diretamente em sua conta corrente.

9. Serviços de pagamentos recorrentes

Não vai ser parar de pagar mensalidade da Netflix que vai te deixar mais rico. Mas faça uma simples visita ao site da empresa ou um telefonema, para se informar dos novos planos oferecidos pela prestadora de serviços.

Outra alternativa para economizar dinheiro é verificar se a empresa oferece um modelo de assinatura semestral ou anual. Em geral, é possível ganhar um desconto generoso mudando de um modelo de assinatura recorrente.

A contratação de um combo (TV + Internet + Celular) com uma mesma empresa acaba saindo mais barato do que a compra individual dos serviços com empresas diferentes.

Você deve pesquisar qual o combo mais apropriado ao seu perfil, na região em que você mora.

10. Guarde qualquer dinheiro extra

Conseguiu fazer sobrar algum dinheiro no fim do mês? Guarde. Junte esse dinheiro até aplicar em algum investimento.

Um risco que muita gente corre é o de conseguir um dinheiro extra no mês, mas não ter a disciplina de investir em uma boa aplicação financeira e acabar gastando no mês seguinte tudo que havia poupado no mês anterior.

Se você está começando a economizar dinheiro e quer entender mais como constituir a sua riqueza, assista à aula exclusiva que transformará completamente a forma como você pode construir patrimônio e gerar a boa riqueza!

Eduardo Moreira
Eduardo Moreira

Eleito um dos três melhores economistas do Brasil pela Revista Investidor Institucional, Eduardo Moreira foi apontado pela Universidade da Califórnia como o melhor aluno do Curso de Economia nos últimos 15 anos. Autor de diversos best-sellers, Eduardo foi o primeiro brasileiro a ser condecorado pela rainha Elizabeth II no Castelo de Windsor, em junho de 2012.

Saiba Mais
Deixe um comentário
Você também pode gostar
BOMBA no colo de Bolsonaro! STF instala CPI da Pandemia!
+
BOMBA no colo de Bolsonaro! STF instala CPI da Pandemia! STF instala CPI da Pandemia! Senador Paulo Paim está no terceiro mandato como senador, eleito pelo PT do Rio Grande do Sul. Atua na defesa dos direitos sociais e ...
27 de abril de 2021
Como escolher o melhor Fundo de Investimento para você em 2021
+
Como escolher o melhor Fundo de Investimento para você em 2021 Os fundos de investimento são uma opção cada vez mais utilizada por pessoas que querem  diversificar suas aplicações e ver seu patrimônio crescer. ...
31 de agosto de 2021
ENTENDA PORQUE A TENDÊNCIA DO NÚMERO DE MORTES NO BRASIL VOLTOU A SER DE ALTA
+
ENTENDA PORQUE A TENDÊNCIA DO NÚMERO DE MORTES NO BRASIL VOLTOU A SER DE ALTA O gráfico oficial de média de mortes por COVID-19, confirma que o Brasil, ao contrário do restante do mundo, está NOVAMENTE em uma curva de crescimento do ...
9 de julho de 2021