25 de junho de 2019

9 dicas para controlar o impulso na hora de gastar

9 dicas para controlar o impulso na hora de gastar

Você não faz ideia de quantas pessoas estão com problemas financeiros porque não sabem controlar o impulso na hora de gastar.

Se você está se vendo nessa situação, hoje vai aprender a como lidar com tudo isso e voltar a ter uma vida financeira saudável.

A questão é que a maioria das pessoas não percebem que estão fazendo isso, é quase no piloto automático. Mas a boa notícia é que tem como resolver. Basta você seguir as dicas que vamos passar, mas tem que colocar em prática, certo?

Razões para o impulso na hora de gastar

Existem várias razões para você não controlar o impulso na hora de gastar: pode ser para aliviar o estresse, de repente é uma compensação, pode ser também uma forma de aumentar a autoestima e muitas outras coisas.

Geralmente, é algo tão automático que só depois você se dá conta de quanto gastou e na maioria das vezes, comprou coisas totalmente desnecessárias.

Só que a conta depois chega e aí é que está o problema. A boa notícia é que simples mudanças de atitudes podem te ajudar bastante.

Problemas do impulso

O pior problema que pode acontecer é o endividamento. Você vai gastando, gastando e as dívidas só aumentam, principalmente se você não tem condições de pagar a fatura do cartão de crédito, por exemplo.

E sem falar que vai comprar itens que, provavelmente, já tem ou nunca vai usar.

Você pode se endividar com o cartão de crédito e com o cheque especial e com isso, vai ter muito trabalho para colocar em ordem novamente suas finanças.

9 dicas para controlar o impulso na hora de gastar

Veja aqui algumas dicas para controlar o impulso na hora de gastar:

#1 Procurar entender o motivo que está levando você a gastar

Já imaginou começar a comprar roupas apenas por que o seu dia no trabalho foi ruim? Só que o que você ganha não dá para pagar todas essas roupas. A minha dica é: procure resolver o que está fazendo você gastar de forma impulsiva.

#2 Saber quanto dinheiro você tem

Para isso, monte uma planilha de gastos, registrando todas as suas despesas, inclusive aquele cafezinho na padaria. É preciso saber qual é a sua situação financeira atual.

#3 Só compre o que pode pagar à vista e nada de parcelamentos

Se por um acaso, você não tiver o valor aquele mês, espere pelo próximo ou até que consiga ter o valor total.

#4 Trace metas

Quando você estabelece metas a curto, médio e longo prazo, vai ajudar muito a você controlar o seu impulso na hora de gastar, pois você vai pensar duas vezes antes de comprar.

Dicas para controlar o impulso na hora de gastar

#5 Não compre nada imediatamente

Faça pesquisas, compare preços. E aí você vai chegar à conclusão que não quer realmente comprar aquilo.

#6 Questione-se

Se faça as seguintes perguntas toda vez que for às compras: Eu preciso? Eu tenho dinheiro? Será que eu consigo esperar mais um pouco?

#7 Cuidado com as promoções

Todas as pessoas adoram descontos e isso as faz gastar mais. Por mais tentadora que for uma promoção, se faça as mesmas perguntas da dica acima.

#8 Tenha um limite mínimo do seu cartão de crédito

A facilidade do cartão leva a comprarmos mais, mas se você tem um limite mínimo, não vai correr o risco de comprar além do seu orçamento.

#9 Use o débito

Só saia de casa sabendo exatamente o que for comprar e de preferência usar seu cartão de débito. Como é o dinheiro que vai sair da sua conta, vai perceber que trabalhou duro para tê-lo e assim, não vai gastar sem pensar.

É possível controlar o impulso na hora de gastar?

Claro que é! Basta que você identifique o que está te levando a não ter o controle do impulso na hora de gastar, pense duas vezes e siga todas essas dicas.

Por mais prazeroso que seja comprar, isso pode te causar sérios problemas financeiros futuros e aí fica bem mais complicado para resolver.

Você vai ter que mudar alguns dos seus hábitos e ter muita disciplina. E é por isso que o planejamento financeiro é tão importante!

Só quando você tem conhecimento de todas as suas despesas, vai saber para onde está indo o seu dinheiro. E quando gastamos movidos pela emoção e impulsividade, a tendência é o descontrole financeiro.

Mas você só vai se dar conta disso quando colocar tudo no papel ou em uma planilha de gastos. E posso te garantir que vai levar um susto em relação às suas despesas, especialmente os supérfluos.

Talvez uma das melhores dicas seja aquela em que você traça metas. É uma forma de você começar a economizar para conquistar um sonho.

E aí toda vez que for comprar alguma coisa, vai perceber que aquele dinheiro é mais importante para ajudar na concretização do seu sonho do que para te dar prazer naquele momento. 

Conclusão

Ter o controle do impulso na hora de gastar é simples. É preciso incorporar no seu dia a dia o mais rápido possível.

Caso contrário, corre o risco de se endividar e sem falar que não vai ter dinheiro para o que é realmente prioritário.

Vale lembrar aqui o cuidado ao usar o cartão de crédito. Ao mesmo tempo que pode ser seu aliado, pode ser também o seu inimigo. Procure usar o cartão de forma consciente e responsável e só compre o que for realmente necessário.

Se a sua ideia é voltar a ter uma vida financeira saudável, basta ter um pouco de força de vontade e seguir as nossas dicas.

O que faz com que você não consiga controlar o impulso na hora de gastar? Comente abaixo!

CLIQUE AQUI para conhecer o Programa Mente Rica!

Equipe Eduardo Moreira.

Eduardo Moreira
Eduardo Moreira

Eleito um dos três melhores economistas do Brasil pela Revista Investidor Institucional, Eduardo Moreira foi apontado pela Universidade da Califórnia como o melhor aluno do Curso de Economia nos últimos 15 anos. Autor de diversos best-sellers, Eduardo foi o primeiro brasileiro a ser condecorado pela rainha Elizabeth II no Castelo de Windsor, em junho de 2012.

Saiba Mais
Deixe um comentário
Você também pode gostar
EXCLUSIVO: Haddad fala sobre a decisão de Fachin, eleições, pandemia e sobre o que virá pela frente!
+
EXCLUSIVO: Haddad fala sobre a decisão de Fachin, eleições, pandemia e sobre o que virá pela frente! Fernando Haddad é acadêmico, advogado e político, filiado ao Partido dos Trabalhadores. Foi ministro da Educação de 2005 a 2012, nos governos Lula e Dilma ...
27 de abril de 2021
Investidor: veja opções com investimento baixo
+
Investidor: veja opções com investimento baixo O ano de 2020 não foi fácil para o investidor, principalmente para quem faz investimento baixo. A pandemia e a crise global refletiram nos investimentos:
4 de março de 2021
Popularidade despenca, CPI avança, Bolsonaro treme – Live com a Dep. Federal Fernanda Melchionna
+
Popularidade despenca, CPI avança, Bolsonaro treme – Live com a Dep. Federal Fernanda Melchionna Fernanda Melchionna é Deputada Federal e foi a mulher mais bem votada no Rio Grande do Sul nas eleições de 2018. Foi candidata a Prefeita de Porto Alegre em ...
27 de abril de 2021