25 de junho de 2019

Ter um negócio online vale a pena?

Ter um negócio online vale a pena?

Quem é que não busca a independência financeira? Ter um negócio online pode ser uma opção, ainda mais com tantos consumidores fazendo suas compras na internet.

Se você está pensando em ter seu próprio negócio na internet, é bem provável de já ter feito algumas pesquisas e visto algumas fórmulas “mágicas”. E aí é que está o perigo!

Mas não se preocupe! Veja por onde você deve começar, o que deve fazer e muito mais.

O que é um negócio online

Um negócio online, como o próprio nome diz, é um negócio na internet ou também chamado de negócio digital.

E de uns tempos pra cá, aumentou muito a procura por esses tipos de negócios, principalmente pela flexibilidade, o baixo investimento e a promessa de ganhar muito dinheiro.

Além disso, basicamente a única coisa que você vai precisar é de um computador com acesso à internet.

Como começar um negócio online

Você tem conhecimento em alguma área e gostaria de compartilhar isso com o maior número de pessoas? Se não tiver, terá que fazer pesquisas para escolher em qual nicho de mercado gostaria de atuar.

Independente de qual for o negócio online que você optar, é essencial saber muito bem quem será o seu público. E além disso, entender como está o mercado, se tem ou não demanda.

Se você está começando, uma ideia é se tornar um afiliado, isto é, divulgar infoprodutos de terceiros. E a cada compra feita, você recebe uma comissão.

E depois que tiver familiarizado como funcionam as coisas na internet,  pode empreender e divulgar um produto seu, por exemplo, um curso online.

Passo a passo de como empreender na internet

Não pense que por ser a internet, que você não vai precisar de um planejamento. Muito pelo contrário, e sem falar que no início, você terá que se dedicar bastante, além de muita disciplina.

Veja aqui as principais etapas para ter um negócio online:

1. Escolher um nicho de mercado

Na internet, você encontra de tudo, mas quanto mais específico você for no que estiver oferecendo, melhor. Por isso,  opte por um nicho de mercado que atenda a um determinado público e não ao público em geral.

2. Definir o seu público

É importante você definir para quem você vai direcionar o seu negócio, conhecer suas necessidades e propor uma solução para os seus problemas.

3. Fazer um planejamento financeiro

Apesar de alguns negócios o investimento pode ser zero, é importante você fazer um planejamento financeiro, até para pagar suas contas até que o negócio comece a faturar.

4. Pensar em marketing

Algumas estratégias de marketing devem ser aplicadas, afinal, é preciso que o seu público conheça a sua marca.

E é importante produzir um conteúdo de qualidade e saber quais os canais que seu público usa na internet para fazer suas compras.

E a partir daí, você faz um estudo, inclusive para identificar qual é o melhor horário para postar o seu conteúdo, especialmente nas redes sociais.

Dedique um tempo antes de abrir seu negócio para entender melhor como esse mundo digital funciona. Estude o mercado, veja se é rentável, se tem demanda, etc.

Ter um negócio online vale a pena?

Ter um negócio online vale a pena?

Vamos deixar você mesmo tirar suas conclusões se ter um negócio online vale ou não a pena. Por isso, separamos aqui algumas vantagens:

  • Maior flexibilidade: você é quem determina os seus horários e de onde vai trabalhar. Mas isso não quer dizer que uma ou duas horas serão suficientes.
  • Baixo investimento: em comparação com um negócio físico, o investimento inicial no negócio digital é bem baixo, em alguns casos, até do zero você por abrir um negócio.
  • Você não precisa ter uma formação específica na área, mas conhecer o nicho de mercado e o que você vai vender, é fundamental.
  • Vários canais de divulgação: a internet possibilita que você divulgue o seu negócio online em vários canais, como blogs, sites e redes sociais.
  • Você é o seu próprio chefe, mas por outro lado, isso requer maior responsabilidade, pois cabe a você todas as tomadas de decisão.
  • Conseguir independência financeira: você não vai ficar rico da noite para o dia, mas é possível ganhar dinheiro sim. Basta aplicar as estratégias corretas de marketing e ter um produto ou serviço diferenciado.

Então, vale ou não a pena?

Tipos de negócios online

Se você ainda está em dúvida sobre qual negócio online empreender, separamos aqui algumas ideias:

1. Produção de conteúdo para internet

O marketing de conteúdo está em alta e produzir artigos para sites e blogs é bastante lucrativo.

Mas não é só escrever e pronto. Você deve aprender algumas técnicas, como SEO, para ranquear o conteúdo nos motores de busca do Google.

2. Ser um afiliado

Existem diversos programas de afiliados que você pode se cadastrar e divulgar produtos ou serviços.

E a cada compra realizada, você recebe uma comissão. Estude bem o mercado, para saber se existe demanda ou não por um determinado produto.

3. Oferecer cursos online

Se você tem habilidade em uma área, por que não compartilhar o que sabe com outras pessoas? Ofereça cursos online no YouTube ou produzir e-books na sua área de conhecimento.

Essas são apenas algumas ideias, mas o mais importante é que você faça algo que goste e pense em como pode ganhar dinheiro com isso, até mesmo um hobby pode ser muito rentável.

Conclusão

Você acabou de ver que vale a pena ter um negócio online, mas tenha em mente que vai ter que se esforçar muito, porque os resultados estão diretamente relacionados com o seu trabalho.

Muitos empreendedores começaram do zero e hoje são um sucesso. Mas tiveram que enfrentar alguns obstáculos e desafios, mas com disciplina, planejamento e determinação, é possível que seu negócio também seja um sucesso.

Em qual área apostaria para ter seu próprio negócio online? Comente abaixo!

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Equipe Eduardo Moreira.

Eduardo Moreira

Eleito um dos três melhores economistas do Brasil pela Revista Investidor Institucional, Eduardo Moreira foi apontado pela Universidade da Califórnia como o melhor aluno do Curso de Economia nos últimos 15 anos. Autor de diversos best-sellers, Eduardo foi o primeiro brasileiro a ser condecorado pela rainha Elizabeth II no Castelo de Windsor, em junho de 2012.

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