24 de junho de 2019

Os prós e os contras de uma conta digital

Os prós e os contras de uma conta digital

A conta digital está cada vez mais procurada pelos consumidores, principalmente em razão da isenção de tarifas. Sendo assim, é mais uma forma para se economizar.

Apesar de, o grande público ser composto de jovens, até por estarem mais habituados à internet, esse cenário vem mudando.

Você tem uma conta bancária tradicional e quer saber se essa nova modalidade vai funcionar para você? Não deixe de ver o que preparamos para você!

Veja neste post os prós e contras, avalie cada um dos pontos e depois decida se deve mudar ou não para uma conta digital.

O que é uma conta digital

Conta digital, como o próprio nome diz, é aquela gerenciada pela internet, seja pelo computador, tablet, celular ou caixas eletrônicos.

Desta forma, é possível ter acesso à sua conta bancária através de qualquer dispositivo e de onde você quiser, sem a necessidade de se deslocar até a agência.

E de uns tempos para cá, aumentou muito a demanda, não apenas pela comodidade, mas principalmente pela economia, por conta da não cobrança de tarifas.

Até para abrir a conta, você pode fazer pela internet, bem como todas as suas transações financeiras.

Além de existirem instituições financeiras só online, alguns bancos tradicionais já estão oferecendo aos seus clientes essa nova modalidade.

Benefícios da conta digital

Veja agora todos os benefícios da conta digital:

  • Praticidade: você acessa sua conta de qualquer dispositivo com acesso à internet, de qualquer lugar e a qualquer hora;
  • Abertura de conta no site ou App do banco digital;
  • Sem cobrança de tarifas: os serviços são ilimitados e gratuitos, como transferências (TED e DOC), pagamentos, consultas a saldos e extratos, etc;
  • Otimização do tempo: você não precisa se deslocar até uma agência bancária para realizar suas transações bancárias e nem enfrentar filas;
  • Maior controle financeiro: como você tem acesso à sua conta na palma da sua mão, é possível saber com mais clareza seus gastos;
  • Cartão de débito: para os saques em qualquer Caixa 24Horas e realizar compras;
  • Possibilidade de fazer investimentos bem mais rentáveis.

Os bancos digitais podem reduzir os custos para seus clientes justamente por não terem gastos com a estrutura física, com pessoal e outras coisas. E aí repassam isso para você!

Desvantagens de uma conta digital

Agora que você já conhece os prós da conta digital, é importante ver quais as desvantagens dos bancos digitais:

  • Como não existem agências bancárias físicas, os saques só podem ser efetuados em Caixa 24Horas;
  • Não disponibilizam talões de cheques.

Talvez você possa considerar uma desvantagem que para realizar depósitos, terá que acessar o app para gerar os boletos ou através das imagens dos cheques.

Na verdade, é preciso entender um pouco mais de tecnologia e aprender como funciona. É muito simples.

Se precisar utilizar algum serviço presencial, será tarifado conforme o produto ou serviço. Para ter as vantagens da sua conta digital, todas as suas transações devem ser feitas exclusivamente por meios eletrônicos.

Em relação à ausência de talões de cheques, pense que hoje quase ninguém usa mais cheques e inclusive alguns estabelecimentos nem aceitam cheques.

Os prós e os contras de uma conta digital

Vale a pena ter uma conta digital

Hoje em dia, a grande maioria das pessoas buscam mais praticidade e redução de custos e a conta digital é uma saída.

Você controla toda a sua vida financeira pelo computador, notebook ou smartphone. Dessa forma, é bem mais fácil controlar todos os seus gastos e saber exatamente para onde vai o seu dinheiro.

Se você tem uma conta em um banco tradicional, vale a pena conhecer os digitais e ver os serviços disponibilizados.

Não existe muita diferença, só que a partir de agora você vai usar a internet para suas transações financeiras, seja usando o site ou baixando o app no seu celular.

O ideal é você fazer uma pesquisa sobre os bancos digitais disponíveis e quais os serviços oferecidos e se atendem às suas necessidades. E antes de abrir uma conta, leia com bastante atenção o contrato.

Todos os serviços básicos oferecidos pelos bancos tradicionais, você também tem nos bancos digitais, mas com custo zero.

Além disso, se tiver alguma dúvida ou problema, resolve em poucos segundos diretamente no site ou no aplicativo.

Conclusão

Muitas pessoas ainda têm receio de ter uma conta digital porque têm a cultura do banco físico e creem que com as transações pela internet, correm um maior risco.

Muito pelo contrário, todas as instituições que disponibilizam contas digitais são super seguras contra qualquer  fraude. O ideal é que você tenha um bom programa antivírus para aumentar a sua segurança.

Além disso, todos os meios que podemos dispor para fazer economia, de forma a sobrar mais dinheiro no fim do mês, são válidos. Através da conta digital, como você não paga as tarifas, vai poder fazer uma boa economia e otimizar seu tempo.

Se você tem uma conta em algum banco, vale a pena dar uma olhada se realmente você utiliza todos os serviços, talvez pague tarifas por serviços que nem usa.

Pergunte ao seu gerente se o banco disponibiliza essa nova modalidade de conta.

Então, agora que você viu os prós e contras de se ter uma conta online, veja se atende a tudo o que você quer e se sua resposta for positiva, abra logo a sua conta.

 Você tem ou já avaliou abrir uma conta digital? Comente abaixo!

CLIQUE AQUI para baixar o Ebook Gratuito “Como evitar os 7 Pecados dos Investidores”!

Equipe Eduardo Moreira.

Eduardo Moreira

Eleito um dos três melhores economistas do Brasil pela Revista Investidor Institucional, Eduardo Moreira foi apontado pela Universidade da Califórnia como o melhor aluno do Curso de Economia nos últimos 15 anos. Autor de diversos best-sellers, Eduardo foi o primeiro brasileiro a ser condecorado pela rainha Elizabeth II no Castelo de Windsor, em junho de 2012.

Saiba Mais
Deixe um comentário
Você também pode gostar
A população negra só precisa de oportunidades
+
A população negra só precisa de oportunidades O Brasil tem 13,6 milhões de pessoas morando em favelas, cujos moradores movimentarem R$ 119,8 bilhões por ano. Apesar disso, para as periferias urbanas a luta ...
19 de outubro de 2020
Rentabilidade e liquidez: qual a diferença?
+
Rentabilidade e liquidez: qual a diferença? Rentabilidade e liquidez são a mesma coisa? E lucratividade, o que é? Pode parecer fácil distinguir as diferenças, mas é comum muitos investidores, ...
20 de outubro de 2020
Leoni: “saída é ir além da resistência”
+
Leoni: “saída é ir além da resistência” O cantor e compositor Leoni, em entrevista ao economista Eduardo Moreira, destacou que a cultura no Brasil é vista como uma “ameaça” pelas classes dominantes. ...
12 de novembro de 2020