Vale a pena ter conta em mais de um banco?

Vale a pena ter conta em mais de um banco?

Muitas vezes, nas saídas e entradas em novos empregos, ou somente em busca de novas condições financeiras, é comum que se tenha conta em mais de um banco.

As dúvidas pairam justamente na qualidade e até se vale a pena ter conta em mais de um banco. Algumas pessoas afirmam que é muito prático, e a busca por melhores condições que movem justamente essas tentativas.

No entanto, o fato de se trabalhar com mais de uma conta em banco, subtende um trabalho com duas ou mais formas de cobranças feitas na conta, o que pode ser inviável em alguns casos.

Para outros as vantagens são superiores, desde transferências até outras operações, que demandam contas diferentes, por se tratarem de diferentes finalidades. Em suma, existem uma série de trabalhos e justificativas.

Dentre esse universo de situações e também de motivos para tal, resolvemos trazer neste artigo as vantagens e desvantagens de você trabalhar com contas em bancos diferentes analisando todo o panorama.

A partir dele, você pode avaliar se de fato é uma decisão interessante, tendo em vista também as condições financeiras as quais você possui, e as condições que cada banco exige para as operações.

Vantagens de ter conta em mais de 1 banco

Conforme já dito, possuir conta em mais de 1 banco possui sim suas vantagens, e a principal delas, é ter como fazer transferências para contas diferentes, e que você antes não conseguiria fazer.

Como outras pessoas possuem as mais variadas contas, algumas transferências acabam sendo impossibilitadas, já que as taxas cobradas de bancos para bancos costumam ser bastante altas.

Além disso, outros custos também são levados em conta, como pagamentos, e até custos operacionais, que variam também. Dessa maneira você pode ir monitorando qual deles vale fazer algum tipo de movimentação.

Outro ponto positivo é ter já um tipo que é exigido por uma empresa ou por um serviço que faça. Geralmente, prestadores de serviço, recebem seu pagamento por transferências bancárias.

Quando você disponibiliza mais de uma opção você também está cuidando para o quanto você pode receber e assim, não precisa encarecer o serviço ou abrir mão da taxa que geralmente é cobrada.

No caso de empresas, algumas delas possuem vínculos com certos bancos, e para o fechamento de contrato é necessário que abra uma conta. Se já possuir, além de ganhar tempo, ganha comodidade, já que é uma conta usual.

Vale a pena ter conta em mais de 1 banco?

Desvantagens de ter conta em mais de 1 banco 

Não é somente de vantagens que se aproveita as pessoas que possuem contas em mais de um banco. Existem algumas situações em que isso pode ser desconfortável, e pode gerar até algumas dores de cabeça.

Uma das principais desvantagens é o fato de serem cobradas duas taxas de manutenção, de valores distintos e que devem ser garantidas, o que faz que você tenha um gasto entre 25 e 40 reais por mês, em média.

Além disso, é preciso estar sempre monitorando suas contas, para que outras taxas não sejam indevidamente cobradas e isso possa oferecer maiores prejuízos, fazendo o famoso efeito bola de neve.

Falando nele, com mais de uma conta, é possível que receba mais de um cartão de crédito, e dependendo de seu pagamento, vão ser liberados limites altos, o que é uma tentação que pode, no fim das contas, sujar o seu nome.

A questão da anuidade dobrada também é um efeito que se observa, já que tendo duas contas ativas, ao se utilizarem os cartões de crédito, a cobrança da anuidade é feita por cada um deles.

Apesar de se terem mais opções para trabalhar, receber dinheiro e até transferir, é preciso ter muita cautela quando decidir que é hora de ter mais de uma conta, de modo que isso seja previamente planejado.

Como fazer a escolha correta 

Se você está na dúvida, mesmo depois dos prós e dos contras de se abrir conta em mais de um banco, vamos trazer algumas dicas, que em muitos casos, costuma ser muito efetiva na hora da tomada de decisão.

Primeiramente, se você é autônomo ou prestador de serviço pode ser uma opção interessante, já que os clientes possuem contas nos mais variados bancos. Avalie dois ou três mais comuns para que sua remuneração seja garantida de maneira simples.

Se você é daqueles que precisa, constantemente, fazer aquela transferência, mas não possui conta no banco em questão, pode ser uma aposta interessante, para se livrar das taxas envolvidas no processo.

Nos demais casos é interessante que se avalie mais de perto e com calma, para que a decisão não seja tomada precipitadamente.

Se lembre que abrir conta em banco é essencial, mas isso traz uma grande carga de responsabilidade, principalmente com o pagamento das taxas e das contas envolvidas no processo.

Você tem conta em quantos bancos? Por quê? Conte para nós!

CLIQUE AQUI para conhecer o Programa Mente Rica!

Equipe Eduardo Moreira

Você também pode gostar

Deixe um comentário