15 de setembro de 2020

Como montar uma planilha de controle financeiro?

Como montar uma planilha de controle financeiro?

Ter controle financeiro é essencial para realizar os seus sonhos e dar segurança para a sua família. Fazer uma boa gestão mensal possibilita um maior planejamento e economia, pois com o seu dinheiro organizado, não haverá grandes sustos e você não precisará tirar do seu investimento para pagar as contas.

O controle financeiro nada mais é do que uma avaliação da sua condição financeira. Ele é baseado no seu fluxo de caixa, ou seja, nos registros de entradas e saídas.

Já ensinamos aqui como você deve administrar seu dinheiro sem precisar ser um profissional de finanças e, também, como começar a guardar dinheiro.

Justamente porque não saber o porquê de o saldo estar negativo ou para onde o dinheiro vai são alguns dos sintomas de quem não tem a vida financeira organizada e isso pode ser caótico.

De acordo com o estudo realizado pela ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), 62% da população brasileira não conseguiu economizar dinheiro e em 2020 não teve nenhuma reserva financeira para emergências, como por exemplo a queda de rendimentos durante a pandemia.

Há diversas formas de controlar seus gastos e se organizar, mas a principal é montar uma planilha de controle financeiro.

3 passos para começar o seu controle financeiro

Crie categorias de gastos

Você pode categorizar seus gastos da seguinte forma:

  • gastos fixos, que são aqueles que não mudam, como aluguel, mensalidade da escola e o condomínio;
  • gastos variáveis, como água, luz, telefone etc.;
  • gastos extras, como passeios, cinema e delivery de comida.

Esse passo é importante para que você possa observar para onde o seu dinheiro está indo e qual categoria está consumindo mais o seu orçamento.

Separe as quantias para poupar ou pagar dívidas

A regrinha para conseguir juntar dinheiro é sempre separar a quantia que vai ser investida antes de começar a pagar as contas.

Ou seja, se você guarda 15% do seu salário por mês, ao receber o seu salário, tire o valor da conta e invista.

A regra de outro é “sempre pague-se primeiro e depois pague o resto do mundo”. Afinal, nada mais justo que você ser o primeiro a receber pelo seu trabalho.

Caso esteja com dívidas, esse valor retirado antes será dedicado a pagar as pendências e renegociar as dívidas antes de você começar a investir de fato.

Escolha a planilha ideal para você

Pode não parecer, mas as planilhas de controle financeiro têm públicos diferentes e podem atrapalhar mais do que ajudar se não for a ideal para você.

Planilhas automatizadas e online, como em apps, são perfeitas para quem não quer perder tempo e tem alguma intimidade com tecnologia.

Já as feitas no Excel, que podem ser simples ou mais complexas, exigem mais tempo e dedicação.

A última opção, a planilha diária, funciona como um resumo do seu consumo, onde você registra todos os seus gastos do dia, desde o pagamento de uma conta até a compra de um chiclete.

Você precisará apenas de um pouco de disciplina. Em pouco tempo, manter esse controle se tornará um novo hábito!

Como montar uma planilha de controle financeiro do fluxo de caixa mensal no Excel?

Vamos supor que você resolveu montar uma planilha de controle financeiro de gastos mensais simples no Excel do zero.

Você precisará criar as colunas: data, assunto, código, crédito, débito e saldo.

planilha de controle financeiro excel 2

Exemplo de planilha de controle financeiro no Excel

O preenchimento é simples:

  • Data: o dia em que fez a movimentação;
  • Assunto: a que se refere a movimentação. Exemplo: aluguel, mercado etc.;
  • Código: é a abreviação da categoria que você criou antes de começar a montar a planilha. Pode ser DV (despesas variáveis), DF (despesas fixas), PGTO (pagamento/entrada de dinheiro no caixa);
  • Crédito/Débito: aqui você irá inserir o valor referente à movimentação. Se você está recebendo, insira no crédito; se está pagando, insira no débito;
  • Saldo: será a matemática das suas contas.

Veja um exemplo:

planilha de controle financeiro excel 1

Datas e valores fictícios para exemplo

A sua fórmula da coluna do saldo será:

Na linha dois: =D2-E2
Na linha três: =D3+F2-E3

Você deve sempre atualizar as variáveis D e E para a linha atual e a variável F para a linha anterior, ou pode selecionar a linha três e puxar para baixo que a fórmula será atualizada em cada linha.

Lembre-se que cada mês será uma planilha nova e você pode criar no mesmo arquivo de Excel.

Com esse controle, será possível analisar o fluxo de entradas e saídas na sua conta corrente, quanto você recebe em média todo mês, seu gasto médio mensal com custos fixos e variáveis.

Assim, você poderá avaliar qual o seu valor potencial de poupança mensal.

5 apps de controle financeiro

Mobills

Disponível para Android, iOS e para a web, é um dos mais baixados e bem avaliados apps brasileiros.

As despesas são gerenciadas por geolocalização, o que ajuda a entender onde você está gastando mais: perto de casa, do trabalho ou em algum centro comercial, por exemplo.

Spendee

Nele você pode adicionar contas bancárias ou rastrear os gastos manualmente.

Além disso, há opções especiais, como a classificação de transações em filtros como “recorrentes”, o que ajuda a entender qual é a maior fonte de gastos.

Está disponível para Android, iOS e para a web.

Wallet

Uma das suas principais vantagens é a possibilidade de compartilhamento com outras pessoas, como seu marido ou esposa.

Está disponível para Android, iOS e para a web.

Guiabolso

Muito popular, o Guiabolso tem a possibilidade de integração não só com contas bancárias, como também com cartões de crédito.

Este app está disponível para Android e iOS.

Expense IQ

Disponível apenas para Android, o Expense IQ é um dos aplicativos financeiros que traz relatórios diferentes, de separação de despesas por categoria até um fluxo de caixa mensal, com a praticidade de ser elaborado automaticamente.

Além disso, ele faz rastreamento de despesas, cadastro de cheques e planejamento de orçamento.

Quer cuidar mais da sua vida financeira?

Ter um bom controle financeiro é essencial para planejar o seu orçamento, organizar as suas finanças e ter segurança em momentos de crise.

Aplique essas dicas e você vai perceber como cuidar da sua vida financeira não é nem um pouco difícil.

E se você quer ajuda para criar sua própria planilha de controle financeiro e fazer escolhas mais inteligentes quando o assunto é dinheiro e negócios, aqui vai um convite: participe da aula gratuita sobre os segredos da Economia Comportamental!

Equipe Edu Moreira

🔴 Curta também nossas redes sociais! 📷Instagram / 👍Facebook / 🎥 YouTube

Eduardo Moreira
Eduardo Moreira

Eleito um dos três melhores economistas do Brasil pela Revista Investidor Institucional, Eduardo Moreira foi apontado pela Universidade da Califórnia como o melhor aluno do Curso de Economia nos últimos 15 anos. Autor de diversos best-sellers, Eduardo foi o primeiro brasileiro a ser condecorado pela rainha Elizabeth II no Castelo de Windsor, em junho de 2012.

Saiba Mais
Você também pode gostar
Onde investir? Conheça os investimentos isentos de IR
+
Onde investir? Conheça os investimentos isentos de IR Você não sabe onde investir? Existem investimentos isentos de IR (Imposto de Renda) que servem para estimular o maior fluxo de recursos para determinadas áreas, ...
18 de janeiro de 2022
Início de ano: principais contas e como se organizar para pagar
+
Início de ano: principais contas e como se organizar para pagar O início de ano é amado por uns e odiado por outros. Enquanto algumas pessoas se empolgam com todas as possibilidades que o virar do ano oferece, outras se ...
20 de dezembro de 2021
Dívida: 5 dicas de como negociar
+
Dívida: 5 dicas de como negociar Ter uma dívida e não saber como negociar é uma realidade para muitos brasileiros. Em 2020, o número de endividados no país chegou ao maior patamar em 11 anos, ...
26 de julho de 2021