Ano novo, dinheiro novo: 5 dicas para juntar dinheiro em 2019

Ano novo, dinheiro novo: 5 dicas para juntar dinheiro em 2019

Junto com o ano novo vem as promessas, por exemplo, começar uma dieta, trocar de carro, de casa e juntar dinheiro, entre muitas outras.

Mas, talvez, poupar e ter alguma sobra de dinheiro é a mais frequente. É o que a maioria das pessoas desejam.

Para algumas não é tão difícil, pois já têm uma vida financeira saudável. Mas para outras, é um enorme desafio. E é exatamente por isso que preparamos esse artigo, onde vamos te dar 5 dicas para juntar dinheiro em 2019.

Qual é a importância de juntar dinheiro?

Você já deve saber que vivemos uma situação no país um tanto quanto indefinida e caso aconteça algum imprevisto, é preciso que você esteja prevenido.

Ninguém sabe o dia de amanhã e ter uma reserva de emergência é essencial. Além disso, você só vai conseguir realizar alguns dos seus objetivos se economizar.

E você precisa ter uma estabilidade financeira e saber ter o controle sobre suas finanças.

5 dicas para juntar dinheiro em 2019

1. Rever as suas contas

É importante você rever as suas contas e separar aquelas que são fixas das despesas extras. O ideal é que você faça o registro de todas as suas despesas e depois compare com a sua receita.

Suas contas fecham todo mês? Ou ainda falta dinheiro?

Se não fecham, é o momento de você avaliar o que pode estar acontecendo e ter a real noção para onde está indo o seu dinheiro.

Em relação aos gastos extras, o ideal é que você estipule um teto para essas despesas. Mas precisa ter bastante disciplina pra não extrapolar o seu orçamento.

Isso é o que chamamos de fazer um planejamento financeiro.

2. Defina um valor para poupar todos os meses

Vamos supor que você já avaliou todas as suas contas e sabe quanto sobra. Mesmo que ainda sobre pouco, o ideal é fazer pequenos ajustes no seu orçamento de forma que consiga poupar, pelo menos, 10% do seu salário.

Segundo os especialistas, para se ter uma boa folga, o ideal é que consiga economizar em torno de 30%.

Uma dica é você começar aos poucos. De repente, comece poupando 2% e tente ir aumentando esse valor.

Mas é fundamental que você seja o mais disciplinado possível e siga à risca o que estabeleceu.

Ano novo, dinheiro novo: 5 dicas para juntar dinheiro em 2019

 3. Acabe com as dívidas

É muito comum já começarmos o ano novo cheio de dívidas, mas tente se livrar de todas elas. Caso contrário, vai ser muito difícil equilibrar as contas e conseguir juntar dinheiro.

Se você tem dívidas com o cartão de crédito ou cheque especial, procure conversar com seu gerente pra tentar abaixar os juros.

E uma ideia é contratar um empréstimo pessoal com juros mais baixos. Assim, você quita todas as dívidas e fica pagando um empréstimo com taxas mais baixas.

Mesmo que seu orçamento ainda esteja muito comprometido, dê preferência por pagar as dívidas que possuem juros mais altos.

Um outro ponto importante é que você não contraia mais dívidas. Tente pagar suas compras à vista e evite os parcelamentos, só em último caso.

E só compre aquilo que você tem certeza que pode pagar e que não vá prejudicar o seu orçamento.

4. Corte todos os supérfluos

Muitas vezes, o que pode estar comprometendo o seu orçamento não são as despesas fixas, mas os gastos com itens totalmente desnecessários.

Nós temos o péssimo hábito de comprarmos por impulso e depois que nos damos conta que não precisávamos daquilo. Só compre o que for estritamente necessário e fuja das tentações.

Caso você tenha o costume de almoçar ou jantar fora durante a semana, tente reduzir as idas aos restaurantes.  Ao invés de jantar fora duas vezes por semana, por que não sair duas vezes ao mês?

É claro que isso exige um pouco de esforço, mas no final você vai ver que valeu a pena.

5. Estabeleça metas

Quando você estabelece metas, as coisas ficam mais fáceis. O ideal é começar por metas a curto prazo e à medida que forem sendo alcançadas, você vai introduzindo outras.

Na verdade, o principal foco deve ser nos objetivos a longo prazo. Vamos supor que você queira trocar de carro ou de casa. Não meça esforços para economizar todos os meses para atingir os objetivos propostos.

Por mais que seja um pouco difícil no começo, em pouco tempo as mudanças de hábitos já estarão incorporadas na sua rotina.

Uma dica é você colocar no papel quais são seus objetivos e fazer uma estimativa tanto do valor quanto do prazo necessário para alcança-los.

Conclusão

Você viu que são coisas simples que podem ser feitas e que vão te ajudar a juntar dinheiro em 2019.

Pense que se a sua vida financeira estiver estabilizada, você estará evitando uma série de problemas e o melhor de tudo, ainda vai ter uma reserva de dinheiro.

Por isso que é fundamental, desde o início do ano, já fazer um planejamento financeiro, onde vai registrar todos os seus gastos.

Saiba que hoje existem vários aplicativos que talvez possam te ajudar bastante. São fáceis de usar e onde você consegue ter um maior controle dos seus gastos.

O mais importante é que nesse novo ano você consiga finalmente voltar a ter uma vida financeira saudável e realizar os seus sonhos.

E aí, já começou a juntar dinheiro em 2019? Fale para nós sobre suas finanças!

CLIQUE AQUI para conhecer o Programa Mente Rica!

Equipe Eduardo Moreira

Você também pode gostar

Deixe um comentário