9 de novembro de 2018

Consórcio de dinheiro: o que é e como funciona

Consórcio de dinheiro: o que é e como funciona

Conseguir juntar dinheiro não é um processo fácil. Para fazer isso, você precisa organizar as suas contas e ainda ter muita disciplina para não usar a quantia aplicada antes do tempo.

Porém, existe uma modalidade de compra programada, que muitas pessoas também usam como uma forma de poupança. Ela se chama consórcio de dinheiro. Confira o artigo abaixo para você entender como funciona!

O que é consórcio de dinheiro?

Hoje em dia juntar dinheiro é um passo fundamental para que você consiga realizar seus sonhos e metas. Isso porque quando você tem um dinheiro guardado, você evita frustrações e a conquista torna-se muito mais empolgante.

Porém, esse processo de juntar dinheiro ainda é um desafio para muitas pessoas. Já que elas simplesmente não conseguem ter controle do seu dinheiro e no final acabam gastando.

O consórcio de dinheiro acaba surgindo como uma opção para essas pessoas. Ele funciona da mesma maneira que os outros tipos de consórcios. A grande diferença, é que ao invés de você estar investindo em um carro ou casa, estará fazendo isso com dinheiro.

Algumas pessoas acreditam que esse tipo de consórcio pode ser definido como uma espécie de poupança. Justamente por você ter a possibilidade de guardar o seu dinheiro em outro lugar e não ter acesso.

Consórcio de dinheiro

Como funciona o consórcio de dinheiro

Como foi citado acima, o consórcio de dinheiro funciona da mesma forma que os outros tipos. Basicamente, você irá definir a quantidade que poderá aplicar mensalmente e o prazo para retirada do valor.

Depois disso, todo mês você vai fazendo essas aplicações até o dia da retirada. No final, você irá receber aquele dinheiro aplicado mensalmente, que você poderá utilizar para outras situações.

Dicas de como fazer um consórcio

Se você se interessou pelo consórcio de dinheiro trouxemos dicas para te ajudar com isso. Já que é importante que você tenha cuidado com esse tipo de aplicação e atenção para que você saia no lucro.

Antes de começar, é muito importante que você entenda que um consórcio não é um tipo de investimento. Isso porque o que vai acontecer na prática é que uma determinada instituição vai guardar o seu dinheiro para você e te cobrar uma taxa por isso.

Desse modo, você não irá receber nada a mais do que aquilo que você aplicou. Por isso se você quer lucrar realmente, é importante que você de fato procure por um investimento e não um consórcio.

Além disso, antes de você optar pelo consórcio é necessário que você pesquise bem quais instituições oferecem esse tipo de serviço. Isso porque infelizmente ainda há muitas pessoas que fraudam essa situação o que pode acabar te dando prejuízo.

Um erro muito comum entre as pessoas que optam por essa opção de juntar dinheiro, é fazerem o consórcio e em seguida pedirem para resgatar a aplicação.

Portanto, é muito importante que se você optar por essa modalidade de aplicar seu dinheiro, você tenha foco do início ao fim.

O que você achou do consórcio de dinheiro? Já conhecia esta modalidade de consórcio? Comente abaixo.

Aprenda a controlar seu dinheiro: CLIQUE AQUI para conhecer o Sistema 3C da Construção de Riqueza!

Equipe Eduardo Moreira

Eduardo Moreira

Eleito um dos três melhores economistas do Brasil pela Revista Investidor Institucional, Eduardo Moreira foi apontado pela Universidade da Califórnia como o melhor aluno do Curso de Economia nos últimos 15 anos. Autor de diversos best-sellers, Eduardo foi o primeiro brasileiro a ser condecorado pela rainha Elizabeth II no Castelo de Windsor, em junho de 2012.

Saiba Mais
Deixe um comentário
Você também pode gostar
Conta de luz muito alta: é possível pedir revisão?
+
Conta de luz muito alta: é possível pedir revisão? A conta de luz muito alta é um preço que pagamos por estarmos em casa. A pandemia fez com que o consumo subisse e o impacto médio foi de 3,92% nas contas de ...
23 de novembro de 2020
Leoni: “saída é ir além da resistência”
+
Leoni: “saída é ir além da resistência” O cantor e compositor Leoni, em entrevista ao economista Eduardo Moreira, destacou que a cultura no Brasil é vista como uma “ameaça” pelas classes dominantes. ...
12 de novembro de 2020
A população negra só precisa de oportunidades
+
A população negra só precisa de oportunidades O Brasil tem 13,6 milhões de pessoas morando em favelas, cujos moradores movimentarem R$ 119,8 bilhões por ano. Apesar disso, para as periferias urbanas a luta ...
19 de outubro de 2020