Lista definitiva: o que avaliar antes de alugar um imóvel

Lista definitiva: o que avaliar antes de alugar um imóvel

É fácil entrar em pânico, tomar uma decisão precipitada e acabar pagando o depósito com medo de perder o imóvel. Mas para que isso não aconteça você precisa fazer uma lista sobre o que avaliar antes de alugar um imóvel dos sonhos.

Alugar um imóvel nos dias de hoje se tornou muito mais em conta do que comprar uma casa ou um apartamento.  O processo de alugar um imóvel é muito mais fácil e não envolve muitas formalidades legais como a de comprar uma propriedade.

No entanto, existem alguns aspectos importantes que devem ser considerados ao alugar um imóvel. Com as flutuações na taxa de economia, o setor imobiliário ganhou muita importância que por sua vez resultou nas flutuações dos preços dos imóveis, tanto durante o aluguel quanto na compra.

O que perguntar ao proprietário antes de alugar um imóvel é muito importante para garantir que você fique lá feliz por muito tempo.  Se comprar um imóvel é uma grande decisão, encontra-lo para alugar não é de forma alguma menor, pois afeta seu estilo de vida.

Ela afeta tudo, desde o seu tempo de deslocamento até onde você come e dorme, até onde você compra alimentos e se você terá espaço suficiente para receber seus familiares e amigos.

Antes de você finalmente decidir sobre a área, se certifique de ter feito as perguntas certas antes de alugar o imóvel. Uma das principais causas para uma pessoa alugar uma casa é devido aos preços mais elevados de propriedade que impedem uma pessoa de adquirir sua própria propriedade.

O que avaliar antes de alugar um imóvel

1. O local é o ideal para você?

Pode ser o apartamento mais bonito do mundo, mas se acrescentar 45 minutos ao seu trajeto, talvez não valha a pena. Verifique sempre seu deslocamento diário nos horários exatos e dê uma olhada no acesso aos lugares que você visita com mais frequência.

Levantar duas horas antes para começar a trabalhar pode te tornar muito mais ranzinza (e cansado), mas tendo em conta o tempo, o transporte e outros fatores, você pode acabar chegando mais tarde, o que não parece ótimo no trabalho.  Além dos deslocamentos, a localização é segura?

2. Você pode pagar o aluguel do imóvel?

Faça as contas do aluguel mensal. O tipo de propriedade também terá um impacto sobre o quanto você gasta nas contas fixas, como luz e água.

3. Qual é a condição?

Avalie o imóvel alugado com tanto cuidado quanto se fosse um comprador. Se você perceber problemas, pergunte se eles serão corrigidos antes do início da locação.

4. O imóvel tem tudo o que preciso?

É fácil, especialmente se você for um locatário de longo prazo, reduzir suas expectativas ao procurar a casa perfeita.  Afinal, você sabe o que está por aí, nunca vai conseguir tudo o que quer. Mas e as coisas que você precisa? Por exemplo, é tentador dizer sim a uma propriedade sem estacionamento.

Antes de visualizar uma propriedade, descubra o que você quer e o que você precisa e não comprometa as suas ‘necessidades’.

o que avaliar antes de alugar um imóvel

5. Posso fazer alterações na propriedade?

Algumas propriedades (geralmente aquelas que foram recentemente remodeladas) não podem ser ajustadas, mesmo para coisas como pendurar quadros nas paredes.

Por outro lado, propriedades um pouco mais antigas que podem não estar nas melhores condições, têm muito mais potencial e, muitas vezes, é mais provável que você seja capaz de fazer alterações, pintar paredes ou até mesmo ter animais de estimação.

Esta escolha se resume a quão personalizado você gostaria que sua propriedade fosse, e quanto trabalho você está disposto a colocar.

Para muitos, a ideia de ter a liberdade de melhorar sua casa vale a pena escolher um lugar um pouco menos acabado. Outros podem apenas querer viver em algum lugar confortável com o mínimo esforço.

Muitas vezes, algumas mudanças, como pregos para quadros, e um varão para cortinas, são permitidas desde que você obtenha aprovação do proprietário.

6. Verifique a papelada

Ninguém quer pensar sobre as coisas dando errado, mas os contratos de locação de imóveis funcionam como qualquer outro contrato eles devem ser em duas vias.

Assim como a assinatura é sua promessa de pagar seu aluguel regularmente e manter a propriedade em boas condições, ela também descreve as responsabilidades e limitações dos proprietários.

Leia atentamente o contrato e se certifique de que você sabe o que acontece se algo quebrar, ou se houver trabalho a ser feito, ou se houver inspeções regulares da propriedade.

7. Instalações completas

Antes de escolher um imóvel para alugar, é muito importante que você considere a conveniência de todas as instalações disponíveis nessa localidade.

A localização pode ter constantes quedas de energia, escassez de água ou qualquer outra falha. Escolha cuidadosamente quais instalações você gostaria de deixar ir e priorizar suas necessidades ao escolher um imóvel.

Você já alugou um imóvel? Quais destes aspectos são mais importantes para você? Comente!

CLIQUE AQUI para conhecer o Programa Mente Rica!

Você também pode gostar

Deixe um comentário