Onde guardar a reserva de emergência sem ser na poupança?

Onde guardar a reserva de emergência sem ser na poupança?

O dinheiro que você deve ter para sua reserva de emergência é um assunto de relevância. A regra típica é manter em torno de 3-6 meses de despesas.  Mas muitas pessoas não conseguem se preparar para o futuro e se esquecem que a segurança financeira é importante para todas as pessoas.

Uma reserva de emergência pode ajudar as pessoas a olhar para o futuro sem se preocupar em estar despreparado para despesas inesperadas. Ter uma reserva de emergência é fundamental para a segurança financeira da sua família.

Emergências inevitavelmente ocorrerão 

Todo mundo tem um certo conjunto de despesas fixas a cada mês. Essas contas devem ser pagas a tempo para manter um excelente crédito.

Algumas dessas despesas incluem um aluguel, plano de saúde, seguro de vida, pagamentos de carro, seguros de automóveis, contas de serviços públicos domésticos, alimentos e gás.

Digamos que uma pessoa esteja vivendo semana a semana e não tenha nenhuma economia ou tenha apenas uma quantia mínima em uma conta bancária. Se essa pessoa sofrer uma perda de emprego, isso pode ser catastrófico.

É por isso que não importa o quão difícil é economizar; uma reserva de emergência deve ser poupada para transportar uma pessoa ou família através daqueles tempos econômicos difíceis, quando não há renda suficiente para pagar todas as despesas necessárias.

Portanto, é imperativo salvar um reserva de emergência separada. Uma maneira de fazer isso é reduzir os itens não essenciais, como comer fora todos os dias ou comprar roupas extravagantes que as pessoas realmente não precisam.

À medida que a contas começarem a diminuir, você provavelmente começará a sentir uma verdadeira sensação de realização, e provavelmente nem perceberá o que cortou de seus gastos.

Pagar suas dívidas

Também é uma ótima maneira de ajudar a aumentar suas economias. Como você paga seus empréstimos e cartões de crédito, o dinheiro que você usou para colocar em ordem estas contas, pode ser reservado em um fundo de emergência, onde crescerá para você ano após ano.

Todos podemos concordar que devemos pelo menos ter algum dinheiro para a reserva de emergência, mas pergunta importante é onde devemos colocar esse dinheiro?

Onde guardar a reserva de emergência

Onde guardar a reserva de emergência

Conta de investimento

Há vantagens e desvantagens para cada um e meu palpite é que a maioria das pessoas provavelmente terá sua reserva de emergência em uma combinação de todas essas contas.

Vamos dar um mergulho mais profundo em cada uma dessas opções de poupança de reservas de emergência.

Conta corrente

Sua conta corrente é provavelmente a caixa de entrada do seu sistema financeiro e, é naturalmente o primeiro lugar onde você pode manter sua reserva de emergência.

Em termos de qual conta corrente usar, você basicamente quer ter certeza de que a conta corrente que você usa não tem taxas. Há tantas contas gratuitas nos dias de hoje que não há praticamente nenhuma desculpa para qualquer conta corrente para cobrar uma taxa mensal.

Outra opção em potencial é adquirir uma conta corrente de forma digital. É totalmente gratuito e até pagam uma quantia nominal de juros.

Contas de poupança normais

Estas são as contas de poupança normais que são normalmente oferecidas pelos seus bancos normais de tijolo e argamassa.

Não use esse tipo de contas de poupança. Eles oferecem baixas taxas de juros. Você pode muito bem manter seu dinheiro em sua conta corrente.

Contas de poupança de alto rendimento

Há muito debate sobre o quanto você deve manter em sua reserva de emergência.  Para a maioria das pessoas, até mesmo uma fração do seu dinheiro em uma conta de poupança de 5% de juros seria uma grande melhoria.

E se você pudesse financiar todas as contas de poupança com juros de 5%, você teria um fundo de emergência massivo que provavelmente cobriria qualquer situação.

O interesse que você tem para ganhar é significativo quando comparado a uma conta normal de poupança de alto rendimento.

Contas de poupança online

Os bancos on-line tendem a oferecer taxas um pouco mais altas, do que a poupança tradicional.

A outra vantagem é que as taxas podem ser mais baixas, uma vez que os bancos on-line normalmente têm menos custos indiretos.

Contas do mercado monetário

As contas do mercado monetário compartilham algumas coisas em comum com contas de poupança regulares em termos de limites no número de saques que você pode fazer a cada mês.

Você pode considerar outros investimentos para aplicar o seu fundo para emergências, como em CDB, LCA e LCI com liquidez diária.

Atualmente, entretanto, existem no mercado boas opções de fundos de investimento para quem busca um investimento com alta liquidez e rendimento acima da poupança para construir sua reserva de emergência.

Como você pode ver, você tem e várias opções sobre onde colocar sua reserva de emergência. No entanto, há vários fatores a considerar antes de fazer sua escolha.

Viu, agora você sabe onde guardar a reserva de emergência. Qual é sua preferida?

CLIQUE AQUI para conhecer o Sistema 3C da Construção de Riqueza!

Equipe Eduardo Moreira

Você também pode gostar

Deixe um comentário