Os desafios de investir em imóveis no Brasil

Os desafios de investir em imóveis no Brasil

Os desafios de se investir em imóveis no Brasil não são poucos, o que já sabemos. Porém, não há nada que não se consiga contornar com dedicação, meta e foco nos sonhos.

Todos nós podemos concordar que investir em imóveis, é umas das formas mais seguras de obter lucros a médio e longo prazo.

Antes de aprender como iniciar um negócio imobiliário, aqui estão alguns dos desafios mais comuns para os investidores que pretendem iniciar um negócio imobiliário.

Tendo em vista que em tempos de crise o setor imobiliário é um dos que mais sofre. Os desafios são constantes, sendo uma verdadeira montanha russa com altos e baixos.

Desafios de investir em imóveis no Brasil

Abaixo você vai encontrar alguns dos principais desafios para começar a investir em imóveis no Brasil.

Exigência de capital inicial grande

Provavelmente, o problema mais comum para novos investidores imobiliários é o aspecto financeiro.

Como o setor imobiliário exige um capital relativamente maior do que qualquer outro tipo de investimento, as pessoas acham difícil gerar esse dinheiro.

É importante entender que quando você quer investir em imóveis, é necessário um adiantamento de pelo menos 20%.

Qualificação para um empréstimo bancário

Se você não puder pagar por um adiantamento, poderá solicitar um empréstimo ao banco.

Embora haja uma ampla seleção de opções hipotecárias disponíveis em diferentes instituições financeiras, os requisitos podem ser impressionantes.

Para se qualificar para um empréstimo bancário e obter melhores taxas de juros, você precisa ter uma excelente pontuação de crédito. Isso pode ser difícil de obter, especialmente se você é do tipo que nem sempre utiliza seu crédito.

Flutuações do mercado

Com toda a incerteza econômica hoje em dia, as pessoas reconhecem que o mercado proporciona um crescimento instável.

Infelizmente, o investimento imobiliário não é uma exceção. Alguns investidores, especialmente os iniciantes, tornam-se céticos quando se trata de investimento imobiliário, porque requer grande capital.

Os desafios de investir em imóveis no Brasil

Difícil de obter conhecimento sobre investimentos imobiliários

A compra de um imóvel está além da compra e venda. Quando se trata de imóveis, existem certos processos que exigem a experiência de um profissional (agente imobiliário, advogado, avaliador, inspetor, agrimensor, etc.).

A menos que você esteja familiarizado com o negócio, você pode ficar sobrecarregado. A melhor maneira de superar esse desafio é contratar profissionais que possam fazer o trabalho para você.

Isso também permite que você obtenha as melhores ofertas disponíveis no mercado.

Liquidar uma propriedade de investimento

Quando você decide investir em um imóvel, seu dinheiro é amarrado. Isso significa que você não pode simplesmente liquidar a qualquer momento quando precisar do dinheiro.

Lembre-se de que, para ganhar dinheiro com seu investimento, você precisa aguardar o tempo necessário para vender uma propriedade. Além disso, uma venda ainda pode resultar em perda se você não criar uma estratégia de saída inteligente.

Gestão imobiliária requer trabalho duro

Enquanto este desafio vem depois de comprar a propriedade, você deve saber que a gestão de um negócio imobiliário requer muito trabalho.

Você será responsável por todo o gerenciamento da propriedade, incluindo reparos e manutenção.

Além disso, você também precisa lidar com os aspectos financeiros e administrativos do seu negócio. Se você está disposto a gastar mais para tornar este processo mais rápido, você pode contratar um profissional de gerenciamento de propriedade.

Processo consumidor do tempo

Outro desafio ao iniciar um negócio de investimento imobiliário é que leva muito do seu tempo.

Comprar o imóvel perfeito com base em suas preferências não é uma tarefa fácil. Afinal, existem muitas propriedades para escolher.

Isso significa que você precisa fazer sua própria pesquisa, visitar as propriedades e fazer suas próprias avaliações. Claro, você pode optar por contratar seu próprio agente imobiliário.

No entanto, lembre-se de que esse processo pode realmente levar mais tempo porque o agente terá que ir e voltar comunicando solicitações e buscando sua aprovação.

Inexperiência e falta de conhecimento

Investir em propriedades imobiliárias pode ser confuso com seu número muitas vezes esmagador de opções.

Na verdade, uma das principais razões pelas quais as pessoas são intimidadas por se tornarem investidores, e alguns investidores iniciantes falham ou desistem de suas carreiras em imóveis, é porque percebem que lhes falta conhecimento sobre imóveis.

Por que investir em imóveis

Investir é provavelmente a melhor decisão que você fará para o seu futuro. No entanto, começar corretamente é vital.

Familiarizando-se com os diferentes desafios e buscando soluções eficazes para realizar seu investimento dos sonhos, você pode garantir que seu investimento inicial seja inteligente.

Umas das melhores maneiras de superar os desafios em investir em imóveis, é identificar os obstáculos com antecedência o que pode fazer toda a diferença, adotando medidas preventivas impedindo assim que virem grandes problemas.

O que você acha que são alguns dos desafios mais comuns em começar um negócio de investimento imobiliário? Compartilhe seus pensamentos conosco nos comentários abaixo.

CLIQUE AQUI para baixar o Ebook Gratuito “Como evitar os 7 Pecados dos Investidores”!

Equipe Eduardo Moreira

Você também pode gostar

Deixe um comentário