16 de janeiro de 2019

Consórcio de Imóvel: o que é e como funciona

Consórcio de Imóvel: o que é e como funciona

Se você perguntar para a grande maioria das pessoas qual é o seu principal sonho, a resposta é quase unânime: ter uma casa própria. Só que para alguns, isso é um sonho praticamente impossível e acabam por desistir.

E caso você seja uma dessas pessoas, saiba que é possível sim realizar o seu sonho. Sabe como? Através do consórcio de imóvel. Por isso, nós preparamos esse artigo. Vamos te explicar o que é, como funciona, se vale a pena e muito mais.

O que é o consórcio de imóvel

É claro que você já deve ter ouvido falar em consórcio de automóvel, não é mesmo? Então, o consórcio de imóvel é quase a mesma coisa, só que no caso, é um imóvel.

O consórcio de imóvel nada mais é do que a reunião de um grupo de pessoas, as quais estão interessadas em comprar um imóvel, seja novo ou usado. Como também para quem quer fazer reformas ou construções na sua própria casa.

E como não tem o valor para essa compra, aderem a um consórcio e vão pagando mensalmente parcelas.

Todos os meses, os participantes do consórcio concorrem a um sorteio, onde algum deles pode ser contemplado com um determinado imóvel.

Lembrando que, no momento da contratação do consórcio, já é estabelecido um valor para esse imóvel.

Como participar de um consórcio

A primeira coisa a ser feita é aderir a um consórcio, onde no contrato estarão estabelecidas todas as regras:

  • Valor do crédito e das parcelas;
  • Prazo;
  • Reajuste;
  • Regulamentos para a contemplação;
  • Taxas;
  • Direitos e deveres do consorciado e da administradora.

É essencial que esse contrato seja lido e se preste bastante atenção a todos os itens. Outro ponto importante a ser avaliado é que se você tem condições de arcar com o valor das prestações.

Ao adquirir uma cota de um consórcio, você começa a fazer parte de um grupo, onde o principal objetivo é formar uma poupança para a compra do imóvel.

E são exatamente as prestações mensais que formam essa poupança.

Como funciona o consórcio de imóvel

Você viu que mensalmente, todos os participantes concorrem a sorteios, podendo ou não ser contemplados.

Mas também podem dar lances. E nesse caso, é utilizado o valor de até 25% do valor do crédito. Caso o seu lance seja aceito, há a liberação da carta de crédito.

Saiba que também é possível usar o FGTS para dar os lances ou até mesmo para complementar o valor da carta de crédito. Mas é preciso que você saiba como fazer, pois é preciso cumprir alguns requisitos do Sistema Financeiro de Habitação.

Então, caso você seja contemplado, receberá uma carta de crédito e com ela, poderá comprar um imóvel. Mas também pode ser utilizada para uma reforma ou construção.

Além disso, a carta de crédito também pode servir para quitar algum financiamento imobiliário.

No caso do lance, se por um acaso não for contemplado, o participante tem duas opções: ou recebe seu dinheiro de volta ou pode quitar prestações a vencer.

Consórcio de Imóvel: o que é e como funciona

Quem administra o consórcio

São administradoras, devidamente autorizadas pelo Banco Central. Por isso que é importante fazer uma pesquisa quanto à idoneidade dessas empresas.

Dessa forma, você terá mais segurança e vai ter a certeza que o seu dinheiro está sendo bem investido.

Vale lembrar que apesar do consórcio não possuir juros, as administradoras cobram uma taxa, que pode variar de o,15% a 0,2% ao mês. Assim, no final do contrato, cada integrante terá pago o correspondente a 18% em cima do valor total da carta de crédito.

Sempre procure por instituições sólidas, onde hoje vários bancos disponibilizam consórcio de imóvel, como a Caixa Econômica, por exemplo.

O que acontece depois que compro o imóvel?

Então, quando se faz parte de um consórcio, o imóvel fica hipotecado ou alienado ao grupo consorciado.  No caso da hipoteca, o imóvel até fica no nome do comprador, mas não pode ser vendido até ser quitado.

Já a alienação, também chamada de alienação fiduciária, o imóvel fica no nome da administradora e passará para o nome do comprador quando a dívida for quitada.

Pode desistir do consórcio?

Vamos supor que você se deu conta que não tem como mais pagar as prestações. Nesse caso, você pode tentar:

  • Oferecer a sua participação para outra pessoa, a qual compra a sua cota;
  • Buscar por outro bem que a administradora disponibilize;
  • Solicitar a exclusão do grupo, onde será cobrada uma multa.

No último caso, o integrante vai ter que esperar ser sorteado para receber o valor já pago.

Consórcio de imóvel vale a pena?

Na verdade, se a sua ideia é adquirir o bem imediatamente, isso não funciona no consórcio. É preciso esperar ser sorteado ou que o lance dado seja contemplado.

Agora, algumas pessoas usam determinadas estratégias para se beneficiar de um consórcio, como comprando uma cota de um consórcio já em andamento. Além de conseguir um desconto, estará mais perto de ser contemplado.

Se você não tem pressa, o consórcio pode ser uma boa opção!

Mas lembre-se sempre: o ideal é economizar para conseguir acumular um maior valor e assim, vai ser mais fácil de dar um lance mais alto.

Você já pensou em adquirir um imóvel por meio do consórcio? O que acha da possibilidade?

CLIQUE AQUI para conhecer o Programa Mente Rica!

Equipe Eduardo Moreira

Eduardo Moreira

Eleito um dos três melhores economistas do Brasil pela Revista Investidor Institucional, Eduardo Moreira foi apontado pela Universidade da Califórnia como o melhor aluno do Curso de Economia nos últimos 15 anos. Autor de diversos best-sellers, Eduardo foi o primeiro brasileiro a ser condecorado pela rainha Elizabeth II no Castelo de Windsor, em junho de 2012.

Saiba Mais
Deixe um comentário
Você também pode gostar
Leoni: “saída é ir além da resistência”
+
Leoni: “saída é ir além da resistência” O cantor e compositor Leoni, em entrevista ao economista Eduardo Moreira, destacou que a cultura no Brasil é vista como uma “ameaça” pelas classes dominantes. ...
12 de novembro de 2020
Rentabilidade e liquidez: qual a diferença?
+
Rentabilidade e liquidez: qual a diferença? Rentabilidade e liquidez são a mesma coisa? E lucratividade, o que é? Pode parecer fácil distinguir as diferenças, mas é comum muitos investidores, ...
20 de outubro de 2020
Como investir seu dinheiro? Confira 7 dicas para iniciantes
+
Como investir seu dinheiro? Confira 7 dicas para iniciantes O dinheiro é essencial na vida de todos nós e, por isso, ter sempre uma reserva e saber como investir esse capital é essencial. Mas é possível fazer o dinheiro ...
28 de outubro de 2020