O que faz um coach financeiro?

O que faz um coach financeiro?

Você sabia que o coach financeiro pode ajudar bastante na saúde da sua vida financeira? É um profissional que através de estratégias usadas, faz com que a própria pessoa entenda o que está acontecendo.

Hoje, com um cenário de tantas pessoas endividadas no país, cresceu muito a demanda por esse profissional. Para você entender melhor: seria como um personal das suas finanças, identificando os seus erros e orientar da melhor forma.

Neste artigo você irá saber porque cresceu tanto a demanda por esse profissional e como pode te ajudar no controle das suas finanças.

O que é coach financeiro

O coach financeiro é aquele profissional que além de avaliar qual é a sua situação financeira atual, vai ajudar você a ter um maior controle das suas finanças, estabelecer quais são as prioridades, ou seja, vai te ajudar a montar um planejamento financeiro.

A palavra coach vem do inglês e significa treinador ou instrutor. Então, seria um treinador financeiro, aquele que vai te ensinar os princípios básicos de finanças. O processo é chamado de coaching, isto é, o conjunto de todas as ferramentas, técnicas e metodologias usadas.

Você recebe o nome de coachee, onde o coach vai te auxiliar a atingir seus objetivos através da educação financeira ou reeducação.

O que faz um coach financeiro

Basicamente, ele vai fazer com que você tenha uma percepção clara da sua situação financeira e com isso, te ajudar a organizar as suas finanças e, principalmente, fazer com que você alcance os seus objetivos.

Acontece que, a maioria das pessoas tem muitos tabus e crenças em relação ao dinheiro e esse é um dos pontos tratados pelo coach financeiro.

Se você está passando por essa situação, é bem provável que tenha adquirido maus hábitos e determinados comportamentos que te levaram a isso. O que ele faz realmente?

Ele faz com que o próprio cliente encontre a solução para o seu problema, através de metodologias específicas. Assim, você:

  • Vai analisar todos os seus gastos
  • Aprenderá a como reduzir os custos
  • Adotar bons hábitos financeiros
  • Traçar metas
  • Aprender a fazer bons investimentos

Como ele vai te ensinar os conceitos básicos da educação financeira, esse é o primeiro passo rumo a uma vida financeira saudável.

O que faz um coach financeiro?

Quais as vantagens de contratar um coach financeiro

O coach financeiro irá:

1. Ajudar a você lidar melhor com o dinheiro

Algumas pessoas não lidam com o dinheiro de uma maneira saudável, seja não dando o valor necessário ou não fazendo a mínima ideia para onde está indo o dinheiro.

2. Registrar todas as despesas e receitas

É importante saber quais são todos os seus gastos e compará-los às suas receitas, de forma que você compreenda como está gastando o dinheiro e como pode reduzir tais gastos.

Desde que você visualize todas as suas despesas, vai perceber o quanto gasta com itens desnecessários e quais são aquelas que podem e devem ser reduzidas. A ideia do coach financeiro é que você tome ‘pé da situação’ e com isso, promover o reequilíbrio das suas contas.

3. Ajudar a traçar metas e alcança-las

Quando você define um objetivo na sua vida, fica bem mais fácil começar a poupar. Independentemente de qual seja o seu objetivo, é essencial dar o primeiro passo.

Agora, o ideal é definir um prazo, que a princípio poderia ser mais curto. À medida que os novos hábitos forem fazendo parte do seu dia a dia, você trace objetivos mais a longo prazo.

As pessoas ao criarem essa rotina, ficam muito mais disciplinadas e seu desejo é tão grande em alcançar aquele objetivo que, com certeza, vai melhorar muito a sua relação com o dinheiro e não vão gastar mais do que ganham.

4. Orientar quanto aos melhores investimentos

De acordo com o seu perfil e seus objetivos, o coaching vai te ajudar a encontrar os melhores investimentos. A ideia aqui é buscar fazer seu dinheiro render e assim, fazer seu dinheiro trabalhar para você.

Vale lembrar que, durante todo esse processo, o coach financeiro faz todo o acompanhamento, principalmente auxiliando na adoção de novos hábitos.

É muito normal algumas pessoas desistirem no meio do caminho, e quando você sabe que pode contar com a ajuda de uma pessoa para te estimular a seguir, vai ser muito mais fácil chegar nos seus objetivos.

Quem deve procurar um coach financeiro

Se você pensar bem, é muito raro uma pessoa não passar por algum problema financeiro na sua vida. Então veja a seguir, quais são as pessoas que devem procurar por um coach financeiro:

  • Quem está endividado e não sabe montar um planejamento financeiro;
  • Pessoas que não lidam bem com o dinheiro;
  • Jovens que conseguiram o primeiro emprego e querem orientações do que fazer com o dinheiro;
  • Quem quer ajuda para saber qual melhor investimento;
  • Donos de empresas que querem entender um pouco mais de finanças.

Talvez você se encaixe em alguma dessas situações e o melhor é contar com a ajuda de um especialista e vai perceber que é ter o controle financeiro é muito mais fácil do que você podia imaginar. É tudo uma questão de colocar em prática todas as orientações passadas.

O mais interessante aqui é que o coach financeiro, através de suas técnicas, faz com que você, por conta própria, tome conhecimento do que está acontecendo com a sua vida financeira. E a partir daí, você será capaz de encontrar a solução, mas sempre com o suporte e acompanhamento do especialista.

Você já pensou em usar os serviços de um coach financeiro? Comente abaixo!

CLIQUE AQUI para baixar o Ebook Gratuito “Como evitar os 7 Pecados dos Investidores”!

Equipe Eduardo Moreira.

Você também pode gostar

Deixe um comentário