9 armadilhas ao investir dinheiro que você deve evitar

9 armadilhas ao investir dinheiro que você deve evitar

Quando se começa a investir dinheiro, se você não entende muito como tudo funciona, pode acabar caindo em algumas armadilhas e cometendo alguns erros.

Saiba que mesmo aqueles mais experientes também ficam em dúvida sobre qual investimento devem fazer e é normal que algumas vezes não dê certo.

E é exatamente em cima dos erros que se aprende. Por isso, separamos aqui as armadilhas ao investir dinheiro que você deve evitar.

O que é investir?

Em primeiro lugar, saiba que investir é uma coisa e poupar é outra. É claro que para que você tenha o dinheiro suficiente para investir, será necessário poupar.

Se você está pensando em investir, o ideal é buscar pelo máximo de informações sobre todos os tipos de investimentos, rentabilidade e riscos.

E a partir daí você analisa qual deles tem mais a ver com seu perfil de investidor, com seus objetivos e com o montante de capital disponível.

Mas lembre-se: quanto menos se gasta, mais dinheiro vai sobrar para investir.

Armadilhas ao investir dinheiro que você deve evitar

Preste bem atenção a cada uma das armadilhas que você deve evitar. E a partir do momento que você conhece todas elas, além de evita-las, vai poder fazer a escolha mais adequada ao seu perfil.

Conheça agora algumas dessas armadilhas:

1. Ir mais pelo lado emocional

Quando se fala em investir, o melhor a se fazer é deixar o lado emocional e pensar mais na razão.

Por exemplo, quem investe em bolsa de valores, corre o risco de perder muito dinheiro. E se você não tiver total controle sobre suas emoções, não vai conseguir visualizar qual caminho seguir e tem grandes chances de perder mais dinheiro.

E somente mantendo a calma, vai poder analisar o que realmente está acontecendo e caso seja necessário, mudar suas estratégias.

2. Resultados rápidos

Muitas pessoas ainda têm a ideia de que vão ficar ricas da noite para o dia. Só que quando o assunto é investimento, não é bem assim que acontece.

De repente, pode ser que você veja algum investimento que ofereça uma alta rentabilidade em curtíssimo prazo. Tome bastante cuidado, pois na maioria das vezes, os resultados vêm a longo prazo.

Além disso, é preciso que o investidor saiba esperar, ou seja, ter paciência. E principalmente entender que mudanças podem ocorrer a todo momento e precisam estar preparados.

3. Carteira passiva

Essa é uma outra armadilha: não diversificar a carteira. Todos os especialistas recomendam que quanto mais variados forem os investimentos, melhores resultados você terá.

Se por um acaso algum investimento não rendeu o esperado, você vai ter outro que pode compensar essa perda. Além de correr menos riscos.

4. Não conhecer qual é o seu perfil de investidor

Isso vale principalmente para os iniciantes e saiba que é através do perfil de investidor que vai te possibilitar escolher qual melhor investimento.

Vamos supor que o seu perfil seja mais conservador. Você vai procurar por investimentos menos arriscados, por exemplo, a renda fixa.

E aqueles com perfis mais agressivos, ou seja, toleram os riscos, podem optar, por exemplo, pelo mercado de ações.

5. Não acompanhar as aplicações

Muitos investidores, ao não acompanhar suas aplicações, não fazem a mínima ideia dos retornos e pior, quando alguma delas pode lhe fazer perder muito dinheiro.

E hoje está tudo muito mais prático, até mesmo pelo aplicativo no celular é possível fazer esse acompanhamento.

Seja o banco ou a corretora, você não pode achar que cabe a eles cuidar de tudo. É claro que eles podem te ajudar, mas é fundamental que você esteja atento a todas as suas aplicações, pois a tomada de decisão é sua.

6. Não buscar informações sobre vários tipos de investimento

Na verdade, é muito normal as pessoas terem um certo receio ao investir dinheiro. E é justamente por isso que a maioria acaba recorrendo à poupança.

Não estamos querendo dizer que a poupança não é segura, mas ela rende muito pouco. E existem outras modalidades de investimento que são tão seguros quanto e rendem muito mais.

Faça pesquisas e se informe sobre todos os tipos de investimentos disponíveis no mercado. De repente você pode perder uma ótima oportunidade por mero desconhecimento.

7. Não ter uma reserva de emergência

Quando resolvemos investir dinheiro, é fundamental ter uma reserva de emergência e principalmente ter total controle sobre as finanças.

Existem investimentos que não possuem liquidez imediata, ou seja, você não pode resgatar o dinheiro na hora que quiser. Caso contrário, corre o risco de perder dinheiro.

É muito importante, antes de investir, já ter uma reserva de emergência para possíveis imprevistos.

Armadilhas ao investir.

8. Não ter um objetivo definido

Todos aqueles que querem investir, precisam montar um planejamento. E nesse planejamento deve estar incluído quais são seus objetivos com tal ou tal investimento.

E a partir do momento que você tem bem definido quais são seus objetivos, você vai ter um maior controle sobre o seu investimento. Por exemplo, se é a melhor hora para comprar ou vender ações.

9. Não buscar ajuda de um profissional

Algumas pessoas pensam que basta ler alguns artigos na internet que já são experts em investimentos. Isso ajuda, mas não é tudo.

Busque ajuda de profissionais que podem te orientar quanto ao melhor investimento, de acordo com o seu perfil e às suas necessidades.

Uma alternativa são as corretoras, que além de contarem com uma equipe especializada, pode te ajudar bastante.

Preste bem atenção a essas armadilhas, principalmente se você for um iniciante nesse mercado.

É normal ficarmos empolgados e acharmos que sabemos tudo, mas quando o assunto é investimento, é preciso ter muita cautela e analisar muito bem quais os melhores investimentos que atendam aos seus objetivos.

Procure se informar, faça pesquisas e se tiver ainda alguma dúvida, o ideal é buscar ajuda de um especialista na área. Assim, vai ter muito mais segurança e saber ao certo qual investimento fazer.

 

 

Você também pode gostar

Deixe um comentário