Vale a pena colocar contas em débito automático?

Vale a pena colocar contas em débito automático?

Se o objetivo é simplificar suas finanças, nada melhor do que colocar suas contas em débito automático. Dessa forma, nunca terá que se lembrar de suas datas de vencimento. Mas você realmente deveria colocar todas elas em débito automático?

O pagamento automático de contas pode não ser para todos, mas é uma maneira muito conveniente de pagar contas para muitos consumidores garantindo que suas dívidas sejam pagas integralmente e dentro do prazo. Com isso e possível economizar dinheiro e tempo.

Colocar contas em débito automático

Vantagens das contas em débito automático

Pagamentos automáticos, transferências regulares e recorrentes de sua conta bancária para liquidar contas mensais podem ter suas vantagens. O maior benefício de colocar suas contas no débito automático é, naturalmente, a conveniência.

Como observado acima, quando as contas estão em débito automático, o cliente nunca precisará se perguntar se está atrasado em um pagamento ou quando suas contas estão vencidas.

Quando automatizar totalmente o pagamento de sua fatura, a pessoa deve ter certeza de que as contas serão pagas quando elas vencerem e, na íntegra, desde que tenha a quantia suficiente de dinheiro na conta corrente para cobri-las.

É possível ganhar alguns bons incentivos se inscrevendo no pagamento automático. Isso ocorre porque existem empresas que irão recompensar o cliente por pagar automaticamente.

Pagar as contas automaticamente pode ajudar a sua pontuação de crédito, porque isso significa que você nunca perderá um pagamento.  Na verdade, perder um único pagamento poderia resultar em 60 pontos na sua pontuação de crédito.

Em qualquer caso, isso acabaria custando dinheiro, porque o cliente acabaria pagando taxas de juros mais altos. Antes de colocar cada uma de suas contas em pagamento automático, entenda que, embora possa tornar a vida super conveniente, ele pode causar danos com a mesma facilidade se você não tiver cuidado com o modo como a utiliza.

Vale a pena colocar contas em débito automático?

Desvantagem do débito automático

Não há dúvida de que o pagamento automático de contas pode tornar sua vida financeira mais simples. No entanto, há momentos em que pode não fazer sentido.

Mesmo que seja chamado de “automático”, um pagamento ainda leva tempo para processar. Confirme quanto tempo leva para que os pagamentos cheguem, para que você possa definir as datas de pagamento de acordo e evitar cobranças atrasadas. Uma delas é se você precisar de um controle rígido sobre seus gastos mensais.

Se você está vivendo com um orçamento curto, então pagar suas contas manualmente poderia fazer mais sentido, pois isso lhe daria maior controle sobre como você alocar seus fundos e impedi-lo de entrar em cheque especial em um mês difícil. Isso também ajudaria a manter o dinheiro disponível para despesas cruciais, como alimentação e aluguel.

Um segundo tipo de fatura que você talvez não queira aplicar na remuneração automática é aquele que varia mensalmente. Um exemplo disso pode ser sua conta de luz e água, que pode variar. Por outro lado, se você tem contas como uma conta de telefone celular ou seu aluguel que permanece o mesmo de mês a mês, elas seriam ótimas candidatas a pagamento automático.

Uma terceira consideração é que, se você não for cuidadoso, poderá acabar pagando por coisas que não pretendia comprar. Por exemplo, nunca é uma boa ideia configurar o pagamento automático para serviços temporários. Há casos em que se fosse tentar cancelar ou alterar o serviço, poderia acabar no limbo de atendimento ao cliente.

Itens a serem considerados

Quando uma pessoa se inscreve em uma empresa para pagamento automático, isso diz ao banco para aprovar automaticamente as solicitações de retirada de dinheiro para essa empresa.

Coloque a conta em débito automático apenas para as empresas que confia e conhece. Se não, pode acabar pagando por coisas que não queria.

No entanto, o pagamento automático de faturas é geralmente muito mais seguro do que enviar seus pagamentos fisicamente. Isto é devido ao fato de que o sistema postal é mais vulnerável a adulteração e interceptação.

Como usar o pagamento automático de contas

A sua fatura é a mesma quantia a cada mês ou varia? Para contas com o mesmo valor todo mês, use o pagamento automático do banco para manter várias contas em um só lugar. Para contas em que seu saldo é alterado a cada mês, como um cartão de crédito, é melhor efetuar o pagamento por boleto.

Alguns bancos oferecem lembretes por e-mail ou SMS que informam quando o saldo está baixo ou quando a fatura está vencida. Pense em você como um gerente. Você está delegando a tarefa de pagar suas contas, mas ainda quer saber quando algo aparece que requer sua atenção.

Mesmo que este serviço seja destinado a simplificar sua vida, ele pode ter o efeito oposto se você não for cuidadoso.

Já decidiu se irá configurar as contas em débito automático? Comente!

CLIQUE AQUI para baixar o Ebook Gratuito “Como evitar os 7 Pecados dos Investidores”!

Você também pode gostar

Deixe um comentário