6 de maio de 2019

Como limpar o nome? Veja 4 passos simples!

Como limpar o nome? Veja 4 passos simples!

Muitos brasileiros estão com suas contas atrasadas. Se você se encontra nesta situação, fique com a gente até o final que com passos simples você vai conseguir limpar seu nome.

O primeiro passo é este, conhecer a real situação das suas dívidas. Muitas pessoas estão com o seu nome sujo e não fazem ideia de que estão negativadas.

A consulta pode ser realizada de forma gratuita através do site do Serasa Consumidor. Logo após a consulta é possível ficar sabendo de quanto é a dívida e para quem se está devendo.

4 passos simples para limpar o nome

O Serasa Limpa Nome é o jeito mais fácil e prático para se livrar das dívidas. Confira:

1. Acesse o site do Serasa, digite seu CPF e consulteSe ainda não tiver cadastro, é só se cadastrar de forma fácil e gratuita.

2. Confira suas dívidas e escolha a melhor opção de pagamento de acordo com as suas condições

3. Siga os passos de negociação

4. Clique em gerar boleto

Depois é só se organizar e fazer o pagamento. Assim que o pagamento for realizado, a empresa credora vai dar baixa na sua dívida, e seu nome voltará a ficar limpo.

As empresas têm um prazo de 5 dias úteis para retirar seu CPF da lista dos inadimplentes após o pagamento. Além de ter que emitir um recibo dizendo que a dívida foi quitada.

Como limpar o nome? Veja 4 passos simples!

Bons motivos para limpar o nome

Com o seu nome limpo você terá benefícios reais, veja quais:

  • Uma vida mais saudável, com tranquilidade, sem estresse e ansiedade por conta das dívidas.
  • Ter as contas sob controle vai te ajudar a ter harmonia no lar, desiquilíbrio financeiro é uma das causas de separação de casais.
  • Maior concentração no trabalho, maior confiança em si mesmo resultando em produtividade.
  • Manter seu nome incluído no cadastro produtivo pode te trazer vantagens, algumas instituições oferecem taxas de juros menores. Come hoje mesmo a construir uma história positiva com o seu CPF.

Como saber se tenho dívidas além do que posso pagar?

Uma pessoa que está nadando em dívidas, é aquela que extrapola o seu limite de ganhos mensais, e como resultado acaba aderindo o crédito do dia a dia para se manter.

Fique atento aos sinais pois eles sempre aparecem antes do descontrole financeiro, ficar atento a esses sinais pode ajudar a tomar iniciativa antes que as dívidas aumentem.

Preste atenção se você:

  • Está comprando a prestação coisas que antes conseguia comprar à vista.
  • Passou a usar o cheque especial para cobrir as despesas do cartão de crédito.
  • Se está conseguindo apenas pagar o mínimo do cartão de crédito.
  • Já começou a mexer no dinheiro da poupança, ou quem sabe está pedindo dinheiro emprestado para pagar as parcelas de algum empréstimo.
  • As contas básicas como energia, água e telefone estão sendo pagas com atraso.

Com o nome limpo, é hora de começar a poupar

Respire fundo o pior já passou, com o seu nome novamente limpo é preciso recomeçar, com calma e planejamento. Faça um planejamento básico colocando no papel tudo o que você ganhar e tudo o que gasta. Se organizando e com um orçamento em mãos é só analisar o quanto você e sua família podem gastar por mês.

Se puder procure uma renda extra, comece a economizar nas pequenas coisas, como energia, água, evitando desperdícios alimentares etc.

Antes de comprar qualquer coisa, lembre se de conferir o seu orçamento levando em consideração os seus ganhos e gastos. Desse modo você terá o real controle sobre as suas despesas mensais e o quanto poderá acrescentar.

Só compre algo com a total certeza de que poderá pagar, se for algo de necessidade verifique a urgência. Pode esperar? Se caso não se sacrifique em outra coisa, isso é importante para que as contas não fujam novamente do seu controle.

O que significa quando a dívida caduca?

Depois de passados 5 anos com o nome do inadimplente no SPC, ele não pode mais continuar nos bancos de dados dos devedores. O banco ou loja ainda pode continuar cobrando, inclusive com juros e correções. A única coisa que muda é que seu nome sai do SPC.

Cuidado com os golpes

A estatística é alarmante, mas acredite a cada 17 segundos, alguém é vítima de roubo de identidade, criminosos utilizam o nome e o CPF entre outros dados como cartão de crédito, para fazer inúmeras compras, pedir empréstimos e até mesmo abrir uma empresa.

Consultar seu CPF com frequência pode te ajudar a saber de possíveis fraudes no seu nome. Assim, você recebe alertas toda vez que seu nome for consultado. Mas se você quiser apenas ver como está a situação do seu nome é só consultar o site Serasa e lembre-se que é fácil e grátis.

Comente abaixo se você já pesquisou seu CPF este ano.

CLIQUE AQUI para conhecer o Sistema 3C da Construção de Riqueza!

Equipe Eduardo Moreira.

Eduardo Moreira
Eduardo Moreira

Eleito um dos três melhores economistas do Brasil pela Revista Investidor Institucional, Eduardo Moreira foi apontado pela Universidade da Califórnia como o melhor aluno do Curso de Economia nos últimos 15 anos. Autor de diversos best-sellers, Eduardo foi o primeiro brasileiro a ser condecorado pela rainha Elizabeth II no Castelo de Windsor, em junho de 2012.

Saiba Mais
Você também pode gostar
9 cuidados que você precisa ter ao ir às compras
+
9 cuidados que você precisa ter ao ir às compras Aqui estão alguns cuidados que você consumidor precisa ter antes de ir às compras. No geral, fique bem atento e se algo parecer obscuro ou estranho demais para ...
12 de julho de 2019
Consumismo inteligente é ferramenta para seguir com planejamento financeiro
+
Consumismo inteligente é ferramenta para seguir com planejamento financeiro Quando nossos pais e avós iam aos mercados, era comum voltarem com vários folhetos com promoções e descontos exclusivos da semana. Na época, essa era uma das ...
17 de fevereiro de 2022
É seguro pegar empréstimo em uma fintech?
+
É seguro pegar empréstimo em uma fintech? Em tempos onde é muito difícil ter dinheiro guardado, algumas estratégias costumam ser mais comuns que outras, e isso inclui qualquer coisa, somente para que a ...
25 de fevereiro de 2019