Como limpar o nome? Veja 4 passos simples!

Como limpar o nome? Veja 4 passos simples!

Muitos brasileiros estão com suas contas atrasadas. Se você se encontra nesta situação, fique com a gente até o final que com passos simples você vai conseguir limpar seu nome.

O primeiro passo é este, conhecer a real situação das suas dívidas. Muitas pessoas estão com o seu nome sujo e não fazem ideia de que estão negativadas.

A consulta pode ser realizada de forma gratuita através do site do Serasa Consumidor. Logo após a consulta é possível ficar sabendo de quanto é a dívida e para quem se está devendo.

4 passos simples para limpar o nome

O Serasa Limpa Nome é o jeito mais fácil e prático para se livrar das dívidas. Confira:

1. Acesse o site do Serasa, digite seu CPF e consulteSe ainda não tiver cadastro, é só se cadastrar de forma fácil e gratuita.

2. Confira suas dívidas e escolha a melhor opção de pagamento de acordo com as suas condições

3. Siga os passos de negociação

4. Clique em gerar boleto

Depois é só se organizar e fazer o pagamento. Assim que o pagamento for realizado, a empresa credora vai dar baixa na sua dívida, e seu nome voltará a ficar limpo.

As empresas têm um prazo de 5 dias úteis para retirar seu CPF da lista dos inadimplentes após o pagamento. Além de ter que emitir um recibo dizendo que a dívida foi quitada.

Como limpar o nome? Veja 4 passos simples!

Bons motivos para limpar o nome

Com o seu nome limpo você terá benefícios reais, veja quais:

  • Uma vida mais saudável, com tranquilidade, sem estresse e ansiedade por conta das dívidas.
  • Ter as contas sob controle vai te ajudar a ter harmonia no lar, desiquilíbrio financeiro é uma das causas de separação de casais.
  • Maior concentração no trabalho, maior confiança em si mesmo resultando em produtividade.
  • Manter seu nome incluído no cadastro produtivo pode te trazer vantagens, algumas instituições oferecem taxas de juros menores. Come hoje mesmo a construir uma história positiva com o seu CPF.

Como saber se tenho dívidas além do que posso pagar?

Uma pessoa que está nadando em dívidas, é aquela que extrapola o seu limite de ganhos mensais, e como resultado acaba aderindo o crédito do dia a dia para se manter.

Fique atento aos sinais pois eles sempre aparecem antes do descontrole financeiro, ficar atento a esses sinais pode ajudar a tomar iniciativa antes que as dívidas aumentem.

Preste atenção se você:

  • Está comprando a prestação coisas que antes conseguia comprar à vista.
  • Passou a usar o cheque especial para cobrir as despesas do cartão de crédito.
  • Se está conseguindo apenas pagar o mínimo do cartão de crédito.
  • Já começou a mexer no dinheiro da poupança, ou quem sabe está pedindo dinheiro emprestado para pagar as parcelas de algum empréstimo.
  • As contas básicas como energia, água e telefone estão sendo pagas com atraso.

Com o nome limpo, é hora de começar a poupar

Respire fundo o pior já passou, com o seu nome novamente limpo é preciso recomeçar, com calma e planejamento. Faça um planejamento básico colocando no papel tudo o que você ganhar e tudo o que gasta. Se organizando e com um orçamento em mãos é só analisar o quanto você e sua família podem gastar por mês.

Se puder procure uma renda extra, comece a economizar nas pequenas coisas, como energia, água, evitando desperdícios alimentares etc.

Antes de comprar qualquer coisa, lembre se de conferir o seu orçamento levando em consideração os seus ganhos e gastos. Desse modo você terá o real controle sobre as suas despesas mensais e o quanto poderá acrescentar.

Só compre algo com a total certeza de que poderá pagar, se for algo de necessidade verifique a urgência. Pode esperar? Se caso não se sacrifique em outra coisa, isso é importante para que as contas não fujam novamente do seu controle.

O que significa quando a dívida caduca?

Depois de passados 5 anos com o nome do inadimplente no SPC, ele não pode mais continuar nos bancos de dados dos devedores. O banco ou loja ainda pode continuar cobrando, inclusive com juros e correções. A única coisa que muda é que seu nome sai do SPC.

Cuidado com os golpes

A estatística é alarmante, mas acredite a cada 17 segundos, alguém é vítima de roubo de identidade, criminosos utilizam o nome e o CPF entre outros dados como cartão de crédito, para fazer inúmeras compras, pedir empréstimos e até mesmo abrir uma empresa.

Consultar seu CPF com frequência pode te ajudar a saber de possíveis fraudes no seu nome. Assim, você recebe alertas toda vez que seu nome for consultado. Mas se você quiser apenas ver como está a situação do seu nome é só consultar o site Serasa e lembre-se que é fácil e grátis.

Comente abaixo se você já pesquisou seu CPF este ano.

CLIQUE AQUI para conhecer o Sistema 3C da Construção de Riqueza!

Você também pode gostar

Deixe um comentário